NOTÍCIAS

21-JUL-2017

Prefeitura retoma e amplia o Terra Trabalhada e assegura o Garantia Safra ao trabalhador

#Desenvolvimento 21 DE JULHO DE 2017

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), e o secretário municipal de Desenvolvimento Agrário, Cícero Izidório, participaram nesta manhã de sexta-feira, 21, de reunião da FAMUVA - Federação das Associações do Município de Várzea Alegre, para assinar "Termo de Aceite" do Programa Garantia Safra 2017/2018, e a retomada do Programa Municipal Terra Trabalhada para a edição 2017/2018. Em 2016/2017, a Prefeitura não realizou o programa Terra Trabalhada.

Segundo Cícero Izidório, a Prefeitura de Várzea Alegre, em relação ao Programa Garantia Safra, já pagou as contrapartidas que garantem a participação nesta edição do programa. As inscrições dos agricultores serão iniciadas na próxima semana.

Já a retomada do Terra Trabalhada, nesta edição, incluirá terras de irrigantes, isso porque estes agricultores plantam em períodos diferentes dos demais agricultores que aguardam a quadra chuvosa, de janeiro a maio de cada ano, para o preparo do solo. Para Cícero Izidório, incluir os agricultores que trabalham a irrigação em suas terras é uma forma de incentivar a produção agrícola. Esse atendimento será disponibilizado já neste segundo semestre, a partir do mês de agosto.

O presidente da FAMUVA, Zé Preto, disse que essas medidas são importantes para o desenvolvimento da agricultura e fortalecimento do sistema associativista.

O prefeito Zé Helder, disse que na reunião de hoje, além de abraçar os representantes das associações, teve a oportunidade de apresentar a renovação do Programa Terra Trabalhada, criado durante seu segundo mandato à frente do Município.

O programa Terra Trabalhada, de acordo com Zé Helder, que antes doava aos agricultores 500 horas de trator para preparo do solo, será ampliado para 700 horas nesta edição. "Mesmo na crise, vamos patrocinar para a agricultura familiar estas 700 horas de trator para preparo do solo, beneficiando também os irrigantes", disse.

Com relação ao Programa Garantia Safra, o prefeito disse que nesta semana, foi paga a última de seis parcelas de contrapartida da Prefeitura, num total de 102.408,00. "Naturalmente, a gente quer que tenha um bom inverno, até porque precisamos de muita chuva para encher o açude Dep. Luiz Otacílio Correia e uma boa lavoura, mas, caso não aconteça, a nossa agricultura, o nosso agricultor estará assegurado pelo Garantia Safra. Esse é um compromisso do nosso governo com os trabalhadores rurais", disse.

Abastecimentos de água

O prefeito anunciou na reunião que já foram concluídos os projetos de abastecimento de água das comunidades de Coité, Volta, Fortuna, Vacaria, Forquilha/Timbaúba. Segundo Zé Helder, esses projetos estavam parados por cerca de três anos, e já nesta gestão, foram retomados e concluídos, restando agora marcar uma data com o governo do Estado para as inaugurações. "Graças a Deus, em seis meses conseguimos destravar e concluir a construção desses sistemas de abastecimento de água e muitas famílias já estão usufruindo de água nas torneiras de suas casas", disse.

Zé Helder ainda destacou que há outros projetos de abastecimento de água em andamento, com investimento de mais de R$ 2 milhões que irão melhorar a situação hídrica das comunidades rurais. O prefeito afirmou que serão criadas, em todas as localidades rurais, alternativas para as comunidades que tenham poços que quando chega o mês de setembro secam. Entre essas alternativas está a de perfurar novos poços.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Gestão Há 1 dia(s)

Várzea Alegre recebe reconhecimento destacado no XII Prêmio Prefeitura Empreendedora do Ceará do Sebrae

Várzea Alegre se destacou no estado do Ceará no XII Prêmio Prefeitura Empreendedora - ediç [...]

#Esporte Há 5 dia(s)

Chuvas cancelam avaliação de jovens talentos do futebol em Várzea Alegre

As fortes chuvas que atingiram Várzea Alegre no último fim de semana obrigaram a organiz [...]

#MeioAmbiente Há 9 dia(s)

Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre participa de reunião no CONSCENSUL

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre esteve presente na sede do Consórcio Públic [...]

#Obra Há 10 dia(s)

Assinada ordem de serviço para construção do Açude do Rosário em Várzea Alegre

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), assinou nesta terça-feira, 9 de abril, a ord [...]

#Educação Há 10 dia(s)

Várzea Alegre tem 97,2% de frequência escolar e recebe elogios do MEC

O Ministério da Educação destacou o município de Várzea Alegre pelo seu desempenho no acom [...]

#Saúde Há 12 dia(s)

Prefeitura combate às arboviroses com mutirões em diversos bairros

Com o apoio da comunidade, a Prefeitura de Várzea Alegre vem realizando mutirões de combat [...]

#Esporte Há 12 dia(s)

Definidas as disputas da fase de grupos do Campeonato Municipal de Futebol

Neste sábado, 6 de abril, o secretário de Esportes e Lazer de Várzea Alegre, Cícero Sousa, [...]

#Esporte Há 12 dia(s)

Várzea Alegre sediou Encontro Setorial do Programa Esporte Em 3 Tempos

No último sábado, 6 de abril, Várzea Alegre foi sede do encontro setorial do Programa Espo [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito