NOTÍCIAS

25-JAN-2017

Prefeito Zé Helder vai à Câmara Municipal e propõe parceria

25 DE JANEIRO DE 2017
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), esteve na companhia do vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim (PV), na Câmara Municipal de Vereadores, onde participou da sessão legislativa nesta quarta-feira, 25.
Zé Helder destacou que o objetivo de sua presença na Câmara Municipal foi para desejar sucesso aos novos parlamentares e estabelecer parceria de governança para a cidade. "Que tenhamos a condição da parceria necessária, independente das bandeiras partidárias. Estou disponível para juntos resolvermos os problemas de Várzea Alegre", disse.
O prefeito declarou que a oposição é necessária para, por meio de críticas ao governo, indicar os erros e que isso ajuda a acertar. Ele citou que a oposição deve atuar de forma respeitosa e que isso mede sua grandeza e que esse é um conceito do povo.
Buscando alternativas
O prefeito, Zé Helder, ressaltou o momento de crise financeira, moral e política que o Brasil passa, e que está em busca de alternativas para superar esse momento. Para isso, está se utilizando da experiência dos seus oitos anos de governo e aprendendo com outros prefeitos.
Para Zé Helder, fator determinante neste momento, é que o governo corte despesas e para esse objetivo, tem alertado que os secretários municipais, além da gestão técnica, entendam de números e da situação financeira para não comprometer o futuro do município. "Não deixaremos torneiras abertas em lugares desnecessários e teremos equilíbrio através do acompanhamento de cada setor. Qualquer medida de despesa deve ser informada ao gestor para saber de sua necessidade é real", disse.
Desmontando os palanques
O prefeito Zé Helder, disse que é hora de todos se desarmarem dos rancores da política e desmontar os palanques para que o trabalho seja feito em favor de Várzea Alegre.
Zé Helder declarou ter visto em redes sociais algumas críticas em relação ao governo atual e o governo passado, mas que, particularmente, não tem colocado culpa em ninguém, mas crise e no modelo de gestão.
O prefeito argumentou que está trabalhando a diminuição despesas e tentando alcançar mais receitas. Para isso, já foram tomadas medidas para diminuir a folha de pagamento de todas as secretarias, despesas com aluguel de prédios, as subsecretarias foram todas extintas e outras pastas da administração, como de Obras, Cultura e Esportes, foram unificadas a outras secretarias.
Zé Helder reconheceu que o ex-prefeito Vanderlei Freire, enfrentou problemas com a crise financeira e o elogiou por ter deixado a folha de pagamento dos servidores em dia. "Para essa atitude do ex-prefeito, tiro meu chapéu", falou. Zé Helder pontuou que para fazer esses pagamentos, o prefeito contou recursos antecipados do Fundeb e também dinheiro recuperado das multas da repatriação, repassado pelo Governo Federal. No entanto, Zé Helder disse que o ex-prefeito Vanderlei Freire, deixou pendências com encargos sociais da folha e do 13º dos servidores, referentes ao mês de dezembro de 2016. Ele destacou que esse foi um ato de boa vontade de Vanderlei Freire e que tomou as medidas possíveis diante dos recursos disponíveis.
ICMS menor
O prefeito Zé Helder citou que atualmente, o ICMS do município é menor do que o ICMS da cidade de Farias Brito, que é um município bem menor e menos populoso que Várzea Alegre. Ele disse que está buscando informações na Secretaria da Fazenda para entender isso. Uma das justificativas encontradas é que, no índice de educação, Várzea Alegre está na 173ª colocação, e isso interfere nas receitas financeiras municipais.
Melhorar receitas
O gestor municipal disse que tem que trabalhar para melhorar as receitas municipais de ICMS e de ISS. Também, como medidas nesse caminho, já conseguiu resolver pendências com o INSS junto à Receita Federal, conseguindo liberar a certidão negativa do INSS, que é por demais importante para o município. "A certidão do município de Várzea Alegre já está em mãos", disse. Ele também disse que trabalha para parcelar mais de R$ 700.000,00, que o município deve ao FGTS, o que possibilitará conveniar obras e fortalecer a economia do município. "Já, já serão retomadas as obras", declarou.
A intenção do prefeito Zé Helder, segundo suas próprias palavras, e trazer para Várzea Alegre cerca de dez milhões de reais por ano em obras para gerar emprego e fortalecer a economia varzealegrense.
Ainda nesta meta, Zé Helder quer buscar empresas para Várzea Alegre. "Vamos trazer para cá empresas para gerar emprego digno para nossa gente", destacou.
Contratações
O prefeito Zé Helder quer também cortar as contratações temporárias de 219 servidores, para 100 ou 80, e que esse número de 219 contratações, considerou que foi feita de forma necessária, mas tem que reduzir. "Temos que reduzir na educação. Isso é obrigatório. Gostaria de contratar 300 servidores, mas, não adianta contratar e comprometer os pagamentos dos servidores", falou.
Ele disse que o objetivo é fazer uma administração voltada para todos. "Nosso intuito é fazer uma gestão responsável e para todos. Estamos tomando providências na segurança, limpeza, equilíbrio financeiro, buscando recursos nas secretarias do Estado e nos Ministérios. Nossa meta é colocar 10 milhões de reais por ano na cidade para atender às demandas da população", argumentou.
Parceria em projetos
Zé Helder incentivou a todos os vereadores, da oposição e da situação, a arranjarem com seus deputados projetos e obras para Várzea Alegre. Ele disse que não haverá nenhum impedimento da gestão, pois essas obras e projetos são para beneficiar o município.
Saneamento e Carnaval
O prefeito, Zé Helder, ainda respondeu a questionamento do vereador Marcelo Fledson (SD), sobre a realização do carnaval e dos problemas com o sistema de saneamento básico da Varjota, este construído em sua gestão passada.
Zé Helder disse que o carnaval será feito sem custos para a Prefeitura, com o espaço sendo explorado por uma empresa, nas áreas de camarote, front e venda de bebidas. O carnaval será gratuito. Para Zé Helder, o carnaval da cidade tem tradição regional e que deixa recursos financeiros na cidade.
Quanto ao saneamento, Zé Helder, explicou os problemas envolvendo o projeto, bem como as correções que foram feitas, inclusive aceitas pela Funasa.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 4 dia(s)

Chuvas cancelam avaliação de jovens talentos do futebol em Várzea Alegre

As fortes chuvas que atingiram Várzea Alegre no último fim de semana obrigaram a organiz [...]

#MeioAmbiente Há 8 dia(s)

Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre participa de reunião no CONSCENSUL

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre esteve presente na sede do Consórcio Públic [...]

#Obra Há 9 dia(s)

Assinada ordem de serviço para construção do Açude do Rosário em Várzea Alegre

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), assinou nesta terça-feira, 9 de abril, a ord [...]

#Educação Há 9 dia(s)

Várzea Alegre tem 97,2% de frequência escolar e recebe elogios do MEC

O Ministério da Educação destacou o município de Várzea Alegre pelo seu desempenho no acom [...]

#Saúde Há 11 dia(s)

Prefeitura combate às arboviroses com mutirões em diversos bairros

Com o apoio da comunidade, a Prefeitura de Várzea Alegre vem realizando mutirões de combat [...]

#Esporte Há 11 dia(s)

Definidas as disputas da fase de grupos do Campeonato Municipal de Futebol

Neste sábado, 6 de abril, o secretário de Esportes e Lazer de Várzea Alegre, Cícero Sousa, [...]

#Esporte Há 11 dia(s)

Várzea Alegre sediou Encontro Setorial do Programa Esporte Em 3 Tempos

No último sábado, 6 de abril, Várzea Alegre foi sede do encontro setorial do Programa Espo [...]

#Educação Há 11 dia(s)

Várzea Alegre atinge maior índice do IOEB 2023

Na última semana, foi divulgado o resultado do Índice de Oportunidades da Educação Brasile [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito