NOTÍCIAS

15-NOV-2021

Cerca de 300 cavaleiros e amazonas participaram da XIV Cavalgada de Várzea Alegre

#Cultura POR MIGUEL MARCELO 15 DE NOVEMBRO DE 2021

A Secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Várzea Alegre, realizou neste domingo, 14 de novembro, a XIV Cavalgada de Várzea Alegre, que contou com a participação de cerca 300 pessoas entre cavaleiros e amazonas.

Os participantes da cavalgada partiram da Praça Sanfoneiro Chico de Amadeu, no bairro Juremal, por volta das 09h, em direção ao Parque João Vitorino, na Vila Riacho Verde - sede do distrito de Riacho Verde, cumprindo um percurso de 15km.

O trajeto foi feito passando pelas comunidades de Vila Peri, sítios Chico e Lagoa das Panelas - onde os participantes fizeram uma parada para o café da manhã, Panelas.

A recepção dos participantes da cavalgada foi animada pelo cantor Manuel Dias, no parque João Vitorino. Teve almoço coletivo e entrega de troféus para a amazona mais jovem - Emille Jaqueline de 9 anos; a caravana mais distante - comitiva da cidade de Lavras da Mangabeira; o cavaleiro mais idoso - Francisco Oliveira, de 86 anos; o cavaleiro mais jovem - João Pedro de 5 anos; o conjunto feminino mais elegante - Mariana Cordeiro; conjunto masculino mais elegante - Chico Velho; e a maior caravana - comitiva do Riacho Verde. A programação seguiu com uma cavalhada no Parque João Vitorino.

As premiações foram entregues pelo prefeito Zé Helder (MDB), pela primeira-dama Sônia Fortaleza, pela secretária de Cultura e Turismo, Toinha Pereira e pelo vereador Maiko do Chapéu.

Para o prefeito Zé Hélder, o momento é de alegria e confraternização, especialmente pela retomada das atividades culturais, tendo em vista que no ano de 2020 não houve a realização da cavalgada em decorrência da pandemia do novo coronavírus. "Resgatar a cultura é valorizar a nossa identidade, tradições e costumes foi sempre meu dever desde que assumi o governo de Várzea Alegre, lá em 2005. Esse ano sendo realizado de forma especial onde simboliza gratidão pela saúde de todos nós por estarmos juntos aqui festejando uma atividade cultural rica da nossa cidade", declarou.

Zé Hélder ainda falou sobre seu compromisso com Várzea Alegre, agradeceu aos cavaleiros e amazonas e justificou o atraso para o início do percurso. "Não se faz uma gestão sem uma equipe competente, sou muito grato a Deus pelas pessoas que ele colocou para trabalhar junto comigo, pessoas responsáveis, apaixonadas pela nossa terra e dividindo das mesmas vontades que é continuar vendo o seu crescimento. Agradeço a todas as equipes, cavaleiros, amazonas, equipes dos municípios vizinho pela participação da nossa cavalgada, que estava marcada para ter início às 7h da manhã, mas por um motivo tão abençoado, que foi o imprevisto da chuva, tivemos esse pequeno atraso. Próximo ano, se Deus quiser, com muita fé, empenho e eficiência estaremos todos juntos novamente para participar de mais uma grande cavalgada como essa, contando, é claro, com a importância das famílias e equipes de todos vocês" destacou.

O vereador Maiko do Chapéu e o ex-vereador Dr. Luiz Luciano, agradeceram ao Governo Municipal pela realização do evento e parabenizam a Secretaria de Cultura e Turismo pelo empenho e compromisso com as festividades populares.

A última Cavalgada de Várzea Alegre aconteceu em 16 de novembro de 2019 e reuniu cerca de 150 pessoas, entre cavaleiros e amazonas.

A primeira cavalgada foi realizada em 2005 em homenagem ao compositor varzealegrense Zé Clementino, que faleceu em 05 de março de 2005. Essa cavalgada contou com a presença de cavaleiros e amazonas das cidades de Cedro, Lavras e Frias Brito somando com as comitivas municipais 11 equipes.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Asa Film

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

I Seminário sobre Proteção e Bem-Estar Animal reúne autoridades e especialistas em Juazeiro do Norte

A Secretaria da Proteção Animal (Sepa) do Governo do Ceará, em parceria com o Instituto Ce [...]

#Cultura Há 3 dia(s)

Reunião na Secretaria de Cultura orienta beneficiários da Lei Paulo Gustavo em Várzea Alegre

A Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea Alegre reuniu-se nesta terça-feira, 26 de març [...]

#Obra Há 4 dia(s)

Prefeito Zé Helder visita obras do novo mercado público

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), realizou visita na manhã desta segunda-feira [...]

#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

Paratletas de Várzea Alegre brilham em competições estaduais

A cidade de Quixadá sediou no último fim de semana a Copa Cearense de Paraciclismo e o Cam [...]

#Cultura Há 6 dia(s)

Procissão do Fogaréu retorna a Várzea Alegre após 4 anos

Na noite de sexta-feira, 22 de março, a XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre emociono [...]

#Educação Há 7 dia(s)

Prefeitura de Várzea Alegre entrega 5 mil fardamentos e 5 mil mochilas para alunos da rede pública

A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na m [...]

#MeioAmbiente Há 10 dia(s)

Mudas para reflorestamento do Riacho do Machado chegam a Riacho Verde

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre deu início nesta segunda-feira, 18 de março [...]

#Agricultura Há 14 dia(s)

Mais de 1.800 agricultores de Várzea Alegre receberão o Garantia Safra

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre informa que os recurs [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito