NOTÍCIAS

15-JUN-2022

Camilo Santana recebe Título de Cidadão Varzealegrense e Menção Honrosa

#Gestão POR EVANILDO 15 DE JUNHO DE 2022

O ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), recebeu o Título de Cidadania Varzealegrense e Menção Honrosa, na tarde desta terça-feira, 14 de junho, em solenidade realizada conjuntamente pela Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Várzea Alegre, no auditório da Escola Dr. Pedro Sátiro.

Camilo Santana foi recepcionado pelo prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), pela primeira-dama, Sônia Fortaleza - que também é presidente da APDMCE - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano (MDB), o vereador Michael Martins - autor da proposta de homenagem, demais vereadores, secretários e assessores do Governo Municipal e a população. Antes de chegar na Escola Dr. Pedro Sátiro, Camilo Santana visitou as instalações da Câmara de Vereadores e as obras do Novo Mercado Público.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Evandro Leitão (PDT) - Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Guilherme Landim (PDT), Nizo Costa (PT), Júlio César Filho (Julinho - PT), Agenor Neto (MDB), o prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB), Antônio Filho (Conin - presidente do PT no Ceará).

A solenidade foi comandada pelo vereador Alan Salviano que destacou a firmeza com a qual Camilo Santana, como governador, comandou o estado do Ceará, agindo como conciliador, administrando de forma transparente e responsável os recursos, trabalhando com cautela e respeito. Ele elogiou a parceria que Camilo Santana firmou com Várzea Alegre, representada pelo prefeito Zé Helder, agradecendo a atenção dele para com a população.

Após a leitura da biografia de Camilo Santana, foi lhe entregue o Título de Cidadania Varzealegrense pelo prefeito Zé Helder e pelo vereador Michael Martins, autor do pedido de homenagem, feito à Câmara de Vereadores no ano de 2018.

Zé Helder e Sônia Fortaleza também entregaram ao homenageado uma placa de Menção Honrosa e uma imagem da co-padroeira de Várzea Alegre, Nossa Senhora das Mercês.

O aluno Antônio Hélio, do CEI Tia Luisinha, fez a entrega de uma lembrancinha a Camilo Santana.

No seu discurso, o prefeito Zé Helder enalteceu a responsabilidade de Camilo Santana na condução do governo do Ceará. "Quando você assume uma gestão, assume a responsabilidade de conduzir o destino das pessoas. Para isso tem que ser uma pessoa que tenha um bom coração, que tem a vocação de servir, que tem a capacidade de administrar, de entender o que é que a população, principalmente a mais carente, precisa e nós tivemos todas as características que podem somar em um homem, nós tivemos em um homem chamado Camilo Santana", disse.

Segundo Zé Helder, foi por essa razão que ele recebeu expressiva votação no Ceará e em Várzea Alegre. "Foi por isso que o amigo conseguiu bater o recorde na eleição com 80% dos votos do povo cearense e com 91% do povo varzealegrense", afirmou.

Além de agradecer as ações que o então governador Camilo Santa fez por Várzea Alegre, Zé Helder garantiu apoio aos projetos futuros dele. Zé Helder, pediu a liberação de recursos financeiros integrais para a conclusão da obra do Novo Mercado Público até 10 de outubro deste ano, data do aniversário de Várzea Alegre. "O mercado público, que nós pedimos em 2017, e que por conta da burocracia e de alguns obstáculos, a gente vai estar querendo entregar em outubro deste ano, dia 10 mais precisamente, pois é o aniversário da cidade, e hoje o pedido de Vazia Alegre [...] é para ver se coloca o limite integral da obra do mercado para que a gente não tenha nenhuma dificuldade no andamento, e que de fato, a construtora tenha a condição de entregar dia 10 de outubro o mercado público de Várzea Alegre", disse.

Camilo Santana confirmou durante discurso que os compromissos assumidos por ele no governo estão tendo sequência com a governadora Izolda Cela, e se comprometeu com a conclusão da obra no prazo solicitado pelo prefeito.

Em sua fala, Camilo Santana agradeceu a outorga do Título de Cidadão Varzealegrense, o que aumenta o compromisso com Várzea Alegre.

Ele agradeceu os votos recebidos em Várzea Alegre. "Agradeço a Deus pela generosidade de vocês terem me dado a oportunidade de governar o Ceará, e ainda, por 2 vezes. Vocês me fizeram na última eleição o governador mais votado do país. Aqui vocês me deram 91% dos votos", disse.

Ele falou de sua opção pela vida pública. "Fiz a opção de entrar na vida pública. Eu sei que as pessoas se decepcionam com a política, mas a política é a única forma que tem de construir uma sociedade melhor. É a política que define a qualidade da educação", disse.

Ele pediu palmas para os professores, diretores e todos os que fazem a educação de Várzea Alegre e disse que o estado do Ceará tem uma das melhores educação do Brasil, resultado de investimentos. "Às vezes é importante a gente se perguntar por que é que o Ceará é um estado que está longe de ser um estado rico e hoje tem a melhor educação do Brasil. Isso é uma demonstração que nós estamos dando, que através de uma política séria, pactuada, meritocrática, planejada é possível sim. Nós estamos mostrando para o Brasil", destacou.

Camilo relatou sobre sua dedicação ao governo do Ceará. "Eu tive durante esses 7 anos e 3 meses, eu dediquei toda a minha energia para ajudar o meu estado Ceará. Nos últimos 7 anos foi o estado que mais fez investimento público no Brasil. É um dos estados mais bem equilibrados financeiramente", falou.

Com relação a ações da gestão, Camilo disse que teve Objetividade. "Essa objetividade que eu tô falando que me permitiu fazer as estradas no Ceará, fazer as estradas aqui em parceria com o Zé Helder, que me permitiu transformar 60% das escolas de ensino médio do Ceará em escola de tempo integral. Já está aprovado por lei que daqui a 4 anos 100% das escolas de ensino médio no Ceará, serão de tempo integral", concluiu.

Ele ainda falou dos desafios enfrentados provocados pela estiagem, da área da segurança público, da implantação da polícia do Raio e do enfrentamento à pandemia de Covid-19, este último, segundo Camilo, um dos maiores desafios. "O desafio foi a pandemia um momento que o mundo inteiro se encontrava em um desafio enorme porque ninguém sabia o que aquela doença traria para as pessoas. Eu sei que eu fui criticado por uma minoria pelas medidas que eu tomei, e tomei, sim, medidas duras, mas só teve um objetivo: salvar e proteger meus irmãos e minhas irmãs do estado do Ceará, sempre seguindo a ciência", disse.

Ele elogiou Izolda Cela, que foi sua vice-governadora, e com sua saída do cargo com vistas a concorrer a uma vaga no Senado pelo Ceará, assumiu a gestão. "Eu tinha certeza de que deixaria no meu lugar uma mulher extraordinária. É a primeira mulher governadora da história do Ceará. Izolda Cela é uma professora que teve comigo ao longo de 7 anos e 3 meses, ao meu lado, discreta, mas uma mulher muito firme, que teve ao meu lado nos momentos difíceis e nos momentos de conquistas. Ela tá dando continuidade. Está mostrando a sua liderança", disse.

Em sua fala pública, Michael Martins, disse que não vê a outorga de título de cidadania como barganha política, mas como ato de reconhecimento pelo trabalho executado. Ele destacou ainda que como integrante do movimento sindical, em 2009, lembrou de uma reunião tida com o então secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, quando na pauta estava o tema melhoria para o setor rural do município, e conquistou com ele um veículo para o Conselho Tutelar, do qual era presidente na época.

O vereador Otoniel Jr, líder do Governo na Câmara Municipal de Várzea Alegre, disse que Camilo Santana recebe cidadania varzealegrense num ato de reconhecimento e gratidão pelos feitos, destacando o asfalto da estrada e de parte da Vila do Riacho Verde, o CEI Tia Luisinha, a Areninha Chapada, o programa Sinalize, a instalação do Polícia do Raio e a Central de Videomonitoramento, apoio a Várzea Alegre no enfrentamento aos problemas recentes causados pelas chuvas, pelo mercado público - obra em construção, pela firmeza no enfrentamento ao motim da polícia e postura de enfrentamento à Covid-19. Disse que ele ainda fará muito pelo Brasil, pelo Ceará e por Várzea Alegre.

Evandro Leitão, falou que uma das maiores realizações de Camilo Santana foi o tratamento, respeito e compromisso com toda população cearense, se destacando pelos desafios que enfrentou na vida, especialmente nos quatros últimos anos, na área da segurança pública, na pandemia, e o compromisso com a população cearense.

Guilherme Landim comparou o trabalho de Camilo ao do ex-governador Cid Gomes e agradeceu por tudo o que ele fez por Várzea Alegre e pelo Ceará. Muito já foi feito, mas ainda há muito o que fazer e o Camilo tem muito a fazer pelo município.

O deputado Julinho disse que o governador Camilo Santana escuta a população, e que nos momentos difíceis, mostrou grandeza.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Várzea Alegre representa o Brasil em mega conferência Global na manhã desta segunda-feira 22 de abril de 2024

O Governo de Várzea Alegre através da secretaria do Meio Ambiente e com a Mentoria Intercu [...]

#Agricultura Há 2 dia(s)

Mais títulos de terra serão entregues em Várzea Alegre na próxima quinta-feira

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 8h da manhã, a Prefeitura de Várzea Alegre, e [...]

#Agricultura Há 2 dia(s)

Várzea Alegre assina adesão ao Programa Garantia Safra 23/24

Na sexta-feira, 19 de abril, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o prefeito de Várzea Al [...]

#Educação Há 2 dia(s)

V Edição do Sarau Literário Infantil encanta Várzea Alegre

No último sábado, dia 20 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, através da Coordena [...]

#Gestão Há 5 dia(s)

Várzea Alegre recebe reconhecimento destacado no XII Prêmio Prefeitura Empreendedora do Ceará do Sebrae

Várzea Alegre se destacou no estado do Ceará no XII Prêmio Prefeitura Empreendedora - ediç [...]

#Esporte Há 9 dia(s)

Chuvas cancelam avaliação de jovens talentos do futebol em Várzea Alegre

As fortes chuvas que atingiram Várzea Alegre no último fim de semana obrigaram a organiz [...]

#MeioAmbiente Há 13 dia(s)

Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre participa de reunião no CONSCENSUL

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre esteve presente na sede do Consórcio Públic [...]

#Obra Há 14 dia(s)

Assinada ordem de serviço para construção do Açude do Rosário em Várzea Alegre

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), assinou nesta terça-feira, 9 de abril, a ord [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito