NOTÍCIAS

16-OUT-2022

Na Festa do Passe o Bastão Prefeito Zé Helder elogia educadores e anuncia construção de escola no bairro Varjota

#Educação POR EVANILDO 16 DE OUTUBRO DE 2022

Escolas e profissionais de educação receberam neste sábado, 15 de outubro "Dia do Professor", homenagens do Governo Municipal, via Secretaria Municipal de Educação, com a promoção do Projeto Passe o Bastão, considerado o Oscar da educação varzealegrense.

Com presença do prefeito Zé Helder (MDB), do presidente de Câmara de Vereadores Alan Salviano (MDB), vereadores, da secretária de Educação Angela Bernardino e núcleo gestor da Educação, secretários municipais e assessores, o evento foi um dos mais concorridos com cerca de 600 participantes e aconteceu no Buffet Recanto da Lagoa.

Zé Helder enalteceu o projeto Passe o Bastão, afirmando que é oportunidade para reconhecer o trabalho das escolas, dos professores e diretores. Ele disse ainda que a ideia é estimular cada vez mais os professores para fazer (educação) bem-feita em sala de aula.

O Prefeito agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores, que possibilitou ao Governo Municipal, realizar distribuição de prêmios durante o evento com base nos indicadores do SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Em anos anteriores a premiação era com base no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE. A mudança foi necessária porque o SPAECE não realizou provas em 2021.

Ao mencionar a premiação, num total de R$ 40 mil, Zé Helder agradeceu aos deputados federal Domingos Neto (PSD) e estadual Guilherme Landim (PDT), que doaram uma moto 0km para sortear com os professores durante o evento. Também teve parceria com empresas privadas que doaram vários brindes. Ainda houve sorteio de valores financeiros em PIX.

O prefeito Zé Helder anunciou na solenidade que a Prefeitura construirá uma escola no bairro Varjota, que deve acolher alunos das duas escolas do bairro num só espaço. Ele disse que já tem área de terra escolhida para essa construção e que será uma escola maior "na altura do merecimento dos moradores do bairro".

Zé Helder adiantou que a escola receberá o nome do Monsenhor José Mota Mendes, uma merecida homenagem ao padre que comandou a igreja matriz de São Raimundo Nonato durante 53 anos. Monsenhor Mota faleceu no dia 04 de outubro desse ano.

Com elogios aos professores, Angela Bernardino disse que "o professor veio aqui para o universo com a mesma missão do Nosso Senhor Jesus Cristo que foi exatamente de ensinar". Ela ressaltou o grito da educação: "Nosso grito é Educação de qualidade para nossas crianças e os nossos adolescentes".

Gerente do MaisPaic e Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Heriberto Menezes disse que o objetivo do Passe o Bastão é reconhecer a atuação das escolas e o trabalho dos professores. Ele disse que o projeto deve ser ampliado para atender profissionais e níveis da educação que ainda não participam, como é caso da educação infantil e de outras disciplinas.

Ele também pediu que, independente da premiação, cada escola e professor dê o seu melhor no objetivo de esverdear a educação no SPAECE.

Eriberto disse que Várzea Alegre amadureceu na educação em quesitos pedagógicos e aprendeu a ser nota 10.

A premiação do Passe o Bastão é com base nos níveis de proficiência nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, nas séries de 5º anos e 9º anos.

Foram premiadas dez escolas, mais de 280 professores recebendo outorga de reconhecimento e 100 profissionais com premiação em dinheiro.

Segundo Angela Bernardino essa premiação aconteceu da seguinte forma: "Foram contempladas 10 escolas, sendo que com 5º ano cinco escolas que vão do quinto até o primeiro lugar e dos 9º anos também receberam essa bonificação do quinto lugar até o primeiro lugar".

Passe o Bastão

O prêmio Passe o Bastão foi criado em 2018, pelo Governo Municipal, sendo iniciativa de Heriberto Menezes, que gerencia o MaisPaic - Programa de Alfabetização na Idade Certa, em Várzea Alegre, e do professor Antônio Fernandes, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, que tinha na época como secretário Paulo Danúbio.

O objetivo do prêmio é potencializar as ações que incentivem o trabalho pautado na cooperação entre todos os servidores da educação, com foco na obtenção de resultados satisfatórios.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Júnior Silva

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

I Seminário sobre Proteção e Bem-Estar Animal reúne autoridades e especialistas em Juazeiro do Norte

A Secretaria da Proteção Animal (Sepa) do Governo do Ceará, em parceria com o Instituto Ce [...]

#Cultura Há 3 dia(s)

Reunião na Secretaria de Cultura orienta beneficiários da Lei Paulo Gustavo em Várzea Alegre

A Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea Alegre reuniu-se nesta terça-feira, 26 de març [...]

#Obra Há 4 dia(s)

Prefeito Zé Helder visita obras do novo mercado público

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), realizou visita na manhã desta segunda-feira [...]

#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

Paratletas de Várzea Alegre brilham em competições estaduais

A cidade de Quixadá sediou no último fim de semana a Copa Cearense de Paraciclismo e o Cam [...]

#Cultura Há 6 dia(s)

Procissão do Fogaréu retorna a Várzea Alegre após 4 anos

Na noite de sexta-feira, 22 de março, a XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre emociono [...]

#Educação Há 7 dia(s)

Prefeitura de Várzea Alegre entrega 5 mil fardamentos e 5 mil mochilas para alunos da rede pública

A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na m [...]

#MeioAmbiente Há 10 dia(s)

Mudas para reflorestamento do Riacho do Machado chegam a Riacho Verde

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre deu início nesta segunda-feira, 18 de março [...]

#Agricultura Há 14 dia(s)

Mais de 1.800 agricultores de Várzea Alegre receberão o Garantia Safra

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre informa que os recurs [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito