CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Segurança 22/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Várzea Alegre realiza capacitação para garantir segurança nas escolas municipais

A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Educação, está intensificando as ações para garantir a segurança dos alunos e de todos que compõem a rede municipal de educação. Neste fim de semana, 22 e 23 de abril, vigias das escolas municipais estão passando por um treinamento especializado em segurança e psicologia organizacional, com o objetivo de estar preparados para lidar com situações de risco.

A capacitação está sendo realizada na Escola Dr. Dário Batista Moreno, no bairro Riachinho, com a participação de 40 homens. O treinamento está sendo ministrado pelo professor Jorge Tavares, que possui experiência em serviços de inteligência na prevenção de situações de risco, e pela RC Consultoria, uma empresa renomada na área de psicologia organizacional.

Durante o treinamento, os vigias estão aprendendo técnicas de defesa pessoal, orientações sobre o protocolo de correr, se esconder e lutar, além de estratégias para lidar com o bullying e outras situações de risco nas escolas.

A secretária municipal de educação, Angela Bernardino, destacou a importância da capacitação para garantir a segurança da comunidade escolar de Várzea Alegre. "Esses 40 homens estão sendo capacitados com um professor de um currículo riquíssimo a nível nacional e internacional, que é o Jorge Tavares. E a RC Consultoria que também é uma empresa renomada na área de psicologia organizacional. É fundamental para garantir a segurança dos nossos alunos e de todos que compõem a rede municipal de educação", afirmou.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, destacou que a capacitação faz parte do compromisso da administração municipal em garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor para os alunos. "Estamos investindo na compra de detectores de metais, mais câmeras de segurança e na capacitação de todos os profissionais da segurança das escolas municipais. A segurança dos nossos alunos é uma prioridade e estamos trabalhando incansavelmente para garantir um ambiente escolar seguro e tranquilo para todos", disse o prefeito.

Além dos vigias das escolas municipais, o prefeito Zé Helder também anunciou que o treinamento poderá ser estendido para as escolas particulares, caso desejem.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/DggJ2DV4FJU" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Segurança 12/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Zé Helder pede atenção policial e deve reforçar segurança nas escolas contra onda de violência no país

Nesta quarta-feira, 12 de abril, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, falando aos ouvintes da Cultura FM 96.3, se pronunciou sobre a preocupação da gestão em relação à segurança nas escolas públicas diante de uma onda de ataques violentos que tem vitimado alunos e professores.

Os casos mais recentes aconteceram em Blumenau - Santa Catarina, quando 4 crianças foram vítimas fatais quando brincavam em uma creche, e nesta quarta-feira, 12, houve um ataque à Escola Isaac Alcântara Costa que funciona na Vila Carás, na vizinha cidade de Farias Brito. Lá, um aluno do 9º ano, feriu duas crianças de 9 anos usando uma machadinha.

Em sua fala, Zé Helder ressaltou a importância da tranquilidade e paz na cidade e entre os alunos, mas reconheceu a atenção que alguns pais e mães têm dado ao contexto atual.

Diante disso, a gestão municipal informou que já está se reunindo com diretores e enviando ofícios para a Polícia Militar e a Polícia do Raio, solicitando que seja criada uma rotina de visitação em algumas escolas e que haja prontidão e atenção às reivindicações e solicitações das diretoras.

Além disso, a prefeitura está avaliando a possibilidade de contratar reforços para a portaria das escolas para melhorar a vigilância. O prefeito destacou que a intenção não é criar alarme, mas sim garantir a segurança dos alunos.

Por fim, o prefeito pediu aos pais e mães que fiquem atentos ao comportamento de seus filhos e que observem se há algo de anormal. Ele ressaltou que, quando a gestão e a família trabalham em conjunto, é possível minimizar a maioria dos problemas.

Em breve, a prefeitura deve anunciar as decisões tomadas em relação à busca pela melhoria da segurança nas escolas públicas da cidade.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/C4Pu9CDrMmc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Segurança 12/01/2023 GABINETE DO PREFEITO Número de crimes violentos caem em Várzea Alegre

Várzea Alegre vem bem na área de segurança pública. Em reportagem do portal de notícias Várzea Alegre Agora, do jornalista Ivan Silva, os Crimes Violentos Letais Intencionais - CVLIS caíram significativamente nos últimos 3 anos.

Em 2020 foram registrados 09 assassinatos. Esse número caiu para 05 em 2021 e para 03 em 2022.

Os dados foram levantados junto à Secretaria de Segurança pública do Estado do Ceará.

Os números em queda coincidem com a instalação do CPRaio - Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas, em Várzea Alegre, em 18 de outubro de 2021.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Segurança 03/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Transporte escolar em Várzea Alegre passa por vistoria e ganha mais segurança

Nesta sexta-feira, 02 de dezembro, a frota do transporte escolar de Várzea Alegre passou por mais uma vistoria do Detran-CE.

A equipe do órgão de trânsito foi recebida pela secretária municipal de Educação, Angela Bernardino, na Praça Chico de Sátiro, bairro Juremal.

Conforme Angela, essa vistoria é mais um fator que evidencia o zelo, a responsabilidade e a transparência do trabalho, junto aos setores municipais.

Em paralelo a esse compromisso de vistoria, a Secretaria de Educação implantou, nos ônibus escolares, sistema de câmeras de monitoramento - um dispositivo de visibilidade dianteira e traseira, dando maior segurança.

O município conta com uma frota de 28 transportes terceirizados e 11 próprios. Na frota própria, foi feita a bancada - proporcionando mais conforto e segurança.

Ainda foram disponibilizados 03 veículos com acessibilidade. Foram trocados, em média 150 cintos de segurança.

Sobre as vistorias, são feitas, semestralmente, tendo como objetivo - garantir condições seguras e de conforto tanto para a parte humana estudantil quanto a parte dos veículos.

A primeira vistoria foi realizada, em 1º de abril e a 2ª na data de hoje, 02 de dezembro.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Segurança 05/11/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Zé Helder agradece aos policiais do Raio pelo trabalho realizado neste 1º ano de sua implantação na cidade

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), esteve na manhã deste sábado, 05, na base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Falando aos policiais dessa polícia especializada, Zé Helder, agradeceu o trabalho realizado. "Agradecer por toda dedicação, empenho e cuidado até agora, e eu tenho a plena convicção de que esse trabalho prevalecerá para que a gente tenha a permanência da cidade pacífica de sempre, mas, com a presença do Raio, Várzea Alegre passou a ser uma cidade ainda melhor de se viver", - afirmou.

No dia 18 de outubro desse ano completou um ano da instalação do Raio em Várzea Alegre, promovendo nesse período, maior sensação de segurança, o que é comprovado pela população.

A equipe Raio de Várzea Alegre foi a 50ª instalada no Ceará pelo então governador Camilo Santana.

O município recebeu também uma central de videomonitoramento - a 49ª - para auxiliar no trabalho ostensivo e preventivo na segurança pública.

A base do Raio em Várzea Alegre conta com efetivo de 30 policiais militares, 10 motocicletas e um viatura e 15 câmeras de videomonitoramento auxiliando as ações e está sob o comando do capitão Jailton Martins dos Santos.

Nesse primeiro ano de trabalho foram realizados 76 procedimentos que resultaram em 35 armas apreendidas, 199 munições apreendidas e 1,25 kg de drogas diversos. O Raio ainda recuperou quatro veículos e dinheiro recuperado / apreendidos de na soma de R$30.764,00.

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=476&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fzehelderprefeito%2Fvideos%2F1053873911957210%2F&show_text=false&width=267&t=0" width="267" height="476" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowfullscreen="true" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share" allowFullScreen="true"></iframe>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Segurança 09/07/2018 GABINETE DO PREFEITO Várzea Alegre receberá duas novas viaturas para a Polícia Militar Zé Helder também disse que com o Estado fazendo a parte que lhe cabe e o município cumprindo seu papel no desenvolvimento de políticas sociais, com projetos que busquem a redução da violência é possível alcançar elevados níveis de segurança
#Segurança 06/06/2018 GABINETE DO PREFEITO Prefeito pedirá celeridade ao governador Camilo para instalação do BPRaio na cidade O prefeito Zé Helder (MDB), nesta semana, já esteve em Brasília e em Fortaleza, onde trabalha os interesses da população varzealegrense.
#Segurança 26/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Maio Amarelo: Demutran fez caminhada no Centro de Várzea Alegre
Caminhada pelas ruas centrais da cidade foi realizada nesta manhã de sábado, 26, pela equipe do Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, com participação das secretarias municipais de Infraestrutura e Educação e dos Bombeiros Civis de Várzea Alegre.

A caminhada, como parte da Campanha Maio Amarelo pela redução de mortes no trânsito, teve como ponto de partida, a Praça Papa João XXIII, mais conhecida como Praça da Matriz de São Raimundo Nonato, em direção ao Polo de Lazer Antônio Alves Costa (Calçadão). Durante o percurso, foram distribuídos panfletos com orientações para um trânsito mais seguro.

No Calçadão, foi feita uma apresentação teatral, tratando da importância dos cuidados de todos com a segurança no trânsito.
O movimento pela redução de mortes no trânsito chega à sua 5ª edição e envolve órgãos de trânsito de todo o Brasil.

Programação do Maio Amarelo

Dia 06/05/18 - Palestra no distrito de Riacho Verde;
Dia 10/05/18 - Abertura nas rádios da cidade.
Dia 18/05/18 - Stand de apresentação com assuntos e temas voltados ao trânsito em parceria com o Instituto Dom José - IDJ;
Dia 21 e 22/05/18 - Blitz educativas com entrega de panfletos e orientações aos condutores e pedestres;
Dia 24/05/18 - Contando histórias sobre o trânsito, na Escola Iracy Bezerra - Betânia, a partir das 14 horas;
Dia 26/05/18 - Sábado a partir das 8 horas caminhada de conscientização no trânsito com entrega de laços e broches, logo em seguida apresentação teatral com a equipe de educação no trânsito, da escola Maria Afonsina, no Pólo de Lazer Antônio Alves Costa (Calçadão).
Dia 28 e 29/05/18 - Blitz educativas com entrega de panfletos e orientações aos condutores e pedestres;
Dia 30/05/18 - Encerramento nas rádios com informações e mensagens de agradecimentos.





Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Segurança 06/09/2017 GABINETE DO PREFEITO Prefeito leva ao secretário André Costa demanda por segurança em Várzea Alegre
O governo de Várzea Alegre está na busca por soluções para o problema de seguraça pública da cidade. Nesta tarde de quarta-feira, o prefeito Zé Helder (PMDB), foi recebido na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, pelo secretário André Costa. O prefeito esteve acompanhado do deputado estadual Dr. Sarto (PDT) e do advogado André Tanaka.
Zé Helder apresentou sua preocupação com os problemas da segurança pública da cidade, mostrando dados sobre as últimas ocorrências de assaltos e furtos neste município e pedindo providências.
O prefeito protocolou ofício e pediu pessoalmente ao secretário André Costa, aumento do número de policiais e uma equipe da polícia do Raio de forma permanente para Várzea Alegre.
Para esse pedido, Zé Helder fundamentou que devido recentemente, agências bancárias de Cedro e de Lavras da Mangabeira terem sido estouradas por assaltantes, agora, os clientes desses bancos são atendidos em Várzea Alegre, aumentando a movimentação financeira na cidade e a demanda por mais segurança.
O prefeito também destacou que Várzea Alegre é uma cidade estratégica em termos de localização, cortada pela CE 060 e pela BR 230. Outro ponto é que a cadeia pública do município, tem recebido presos de outras cidades, sem condições para essa demanda e ocasionando motins. Helder acrescentou que o efetivo policial, com atuação de seis homens da PM, é insuficiente para atender a cidade que tem mais de 40 mil habitantes.
André Costa recebeu as reivindicações do prefeito Zé Helder, mostrando sensibilidade com a causa e falou que estudará formas da cidade ser atendida por equipes do RAIO, nem que seja por remanejamento entre as cidades que já são atendidas.
Tanto sobre o aumento do contingente policial quanto à cidade ser atendida com cobertura do RAIO, serão repassadas para o Coronel Viana, que é comandante da PM, com quem Zé Helder já vem dialogando o apoio para a segurança pública do Município. Zé Helder disse que a reunião foi proveitosa e espera que a população possa ser atendida neste pleito para ter mais dias de tranquilidade.
André Costa deu sugestões para melhorar a segurança pública, como a retomada do sistema de monitoramento por câmeras instaladas em pontos estratégicos. O prefeito disse que esse sistema será reimplantado, ajudando a polícia na vigilância da cidade.
O prefeito Zé Helder agora conversará com o Coronel Viana sobre o assunto, numa audiência que poderá acontecer até segunda-feira, dia 11.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
www.varzeaalegre.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 17:08:02