CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Infraestrutura 11/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito de Várzea Alegre recebe projeto de semáforos para BR-230

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), recebeu nesta segunda-feira, 11 de março de 2024, o projeto do estudo de viabilidade técnica para implantação de semáforos no trecho urbano da BR-230.

Em suas redes sociais, Zé Helder publicou uma foto ao lado do secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, e do representante da empresa Freeway Trânsito e Transporte. Na legenda, o prefeito destacou que o projeto permitirá buscar a autorização do DNIT para a devida implantação dos semáforos.

Zé Helder vem batalhando pela instalação dos equipamentos em trechos considerados de risco para o trânsito no trecho urbano da BR-230, que corta a cidade em uma grande extensão.

A luta por mais segurança no trânsito

A BR-230 é uma rodovia federal de grande importância para o Ceará, ligando o estado ao Piauí e ao Maranhão. No entanto, o trecho urbano da rodovia em Várzea Alegre apresenta diversos pontos críticos de segurança no trânsito.

A falta de sinalização adequada, o excesso de velocidade e a imprudência de alguns motoristas são fatores que contribuem para o alto índice de acidentes na região.

A esperança de dias melhores

A entrega do projeto de viabilidade técnica para implantação de semáforos na BR-230 representa uma importante conquista para a população de Várzea Alegre.

A expectativa é que os novos equipamentos contribuam para a redução do número de acidentes e para a melhoria da segurança no trânsito na região.

O próximo passo

O próximo passo agora é a Prefeitura de Várzea Alegre buscar a autorização do DNIT para a implantação dos semáforos.

Espera-se que o processo seja célere e que os novos equipamentos sejam instalados o mais breve possível, para que a população de Várzea Alegre possa ter mais segurança ao trafegar pela BR-230.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marcos Filho

Foto: Yanne Rabelo

#Obra 04/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Várzea Alegre entrega obras no Naraniú

Nesta segunda-feira, 04 de dezembro, dois distritos de Várzea Alegre comemoram 90 anos de fundação. São os distritos de Riacho Verde e de Naraniú.

Neste domingo, 3 de dezembro, na Vila São Caetano, sede do Naraniú teve apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Pedro Leandro, além da inauguração, pela Prefeitura de Várzea Alegre, dos calçamentos em ladeiras em Alto dos Andrés, Fechado e João Ribeiro, bem como de ruas, sendo uma na Vila São Caetano e duas no Sítio Bacupari.

Teve ainda show musical com Berg Lima, na quadra de esportes da Vila São Caetano.

Para esta segunda-feira, 4 de dezembro, com o Dia da Educação, pela manhã teve apresentações culturais com a Dança de São Gonçalo, Exposição de Cordéis e Coral, também na Escola Pedro Leandro.

Para encerrar a programação, na terça-feira, 5 de dezembro, às 09h, será realizado o hasteamento de bandeiras na Escola Pedro Leandro, seguido, às 10h, pela Missa em Ação de Graças pelos 90 anos de fundação do distrito, na Capela de São Caetano.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marcos Filho

Foto: Tadeu Ferreira

#Obra 02/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Com extensa programação população comemora os 90 anos de fundação do Naraniú

A comunidade de Naraniú celebra os 90 anos de fundação do distrito com uma extensa programação. A abertura acontecerá neste sábado, 2 de dezembro, com jogos interclasse às 14h, na quadra de esportes Joaquim Campos, na Vila São Caetano, que é a sede do distrito.

No domingo, 3 de dezembro, às 5h30, está programada uma corrida de pedestres com um percurso de 4km, partindo da Praça Seu Manu e com chegada na Escola Municipal Pedro Leandro.

Às 18h30, está prevista a apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Pedro Leandro, além da inauguração, pela Prefeitura de Várzea Alegre, dos calçamentos em ladeiras em Alto dos Andrés, Fechado e João Ribeiro, bem como de ruas, sendo uma na Vila São Caetano e duas no Sítio Bacupari. Após esses eventos, haverá um show musical com Berg Lima, na quadra de esportes da Vila São Caetano.

Na segunda-feira, 4 de dezembro, com o Dia da Educação, estão agendadas apresentações culturais às 08h, com a Dança de São Gonçalo, Exposição de Cordéis e Coral, também na Escola Pedro Leandro.

Para encerrar a programação, na terça-feira, 5 de dezembro, às 09h, será realizado o hasteamento de bandeiras na Escola Pedro Leandro, seguido, às 10h, pela Missa em Ação de Graças pelos 90 anos de fundação do distrito, na Capela de São Caetano.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marcos Filho

Foto: Divulgação

#Infraestrutura 11/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Várzea Alegre lança o maior programa de iluminação pública da história

O Governo Municipal de Várzea Alegre deu início recentemente ao programa "Várzea Alegre Mais Iluminada", marcando um marco histórico no município com o maior projeto de iluminação pública já realizado. Sob a liderança do prefeito Zé Helder (MDB), a iniciativa tem como objetivo principal a modernização do sistema de iluminação em todo o município, proporcionando uma série de benefícios à população.

O programa, que está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, teve seu pontapé inicial no bairro Alto da Prefeitura, onde foi implementado como projeto piloto. Nesse bairro, os moradores já desfrutam dos benefícios do novo sistema de iluminação, que substituiu as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED de alta eficiência energética.

De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, o programa está avançando com sucesso para outras áreas do município, contemplando a instalação de lâmpadas de LED em avenidas e praças públicas. "Estamos comprometidos em levar essa modernização para toda a cidade, proporcionando não apenas uma iluminação mais eficiente, mas também contribuindo para a segurança e o conforto da população", afirmou Correia.

O investimento total no programa "Várzea Alegre Mais Iluminada" ultrapassa a marca de R$ 500 mil, e é resultado da taxa de iluminação paga pelos cidadãos. Esse montante tem sido direcionado para os cofres da prefeitura, permitindo a realização desse importante investimento em infraestrutura.

O prefeito Zé Helder destacou a importância do programa para a cidade, enfatizando que a modernização da iluminação pública não só proporciona uma estética mais agradável, mas também traz benefícios econômicos e de segurança. "A iluminação moderna com lâmpadas de LED tem uma vida útil mais longa, o que resulta em economia a longo prazo. Além disso, ela contribui para um ambiente mais seguro e confortável para todos os nossos cidadãos", disse o prefeito.

O programa "Várzea Alegre Mais Iluminada" não se limita apenas à área urbana, pois também contempla a expansão da rede de iluminação na zona rural do município. A instalação de novas luminárias em locais estratégicos garantirá que moradores de áreas mais afastadas também se beneficiem dessa importante iniciativa.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Asa Film

#Infraestrutura 09/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Várzea Alegre reforça frota do Demutran com entrega de moto 0km

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), realizou a entrega na manhã desta quarta-feira, 9 de agosto, na Secretaria de Infraestrutura, de uma moto 0km para integrar a frota de veículos do Demutran - Departamento Municipal de Trânsito. Além da equipe do Demutran, estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano (MDB), e Elonmarcos Correia - secretário da Infraestrutura, juntamente com os vereadores Otoniel Júnior e Valdilene Bitu.

Zé Helder enfatizou que desde 2017, quando assumiu o quarto mandato como prefeito da cidade, tem investido no Demutran, realizando a reforma do prédio para acomodar a equipe e prestar serviços à população, além de melhorar a frota com novas viaturas que facilitam a fiscalização do trânsito na cidade.

O prefeito recordou que em 8 de agosto deste ano, ou seja, na terça-feira, completou-se 18 anos desde a implantação do Demutran em Várzea Alegre, uma iniciativa de sua primeira gestão à frente do município em 2005.

Zé Helder ressaltou que Várzea Alegre foi um dos municípios pioneiros na região a implantar o órgão de fiscalização de trânsito, o que resultou em maior organização, educação no trânsito e redução de acidentes, prevenindo sequelas e mortes.

De acordo com Elonmarcos Correia, a moto é uma Honda Bros 160, e sua aquisição foi financiada com recursos do município no valor de R$ 24 mil. Esta é a segunda motocicleta adquirida para o Demutran; a primeira foi comprada no ano passado por ocasião da inauguração da sede do Detran na cidade. Além das duas motocicletas, um carro também é utilizado como viatura pelo Demutran.

Alan Salviano afirmou que a compra da moto foi uma solicitação da Câmara de Vereadores prontamente atendida pelo prefeito Zé Helder, suprindo assim uma necessidade da equipe do Demutran e da cidade.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Obra 11/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito Zé Helder acompanha obras de recuperação do asfalto na BR-230

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), esteve na manhã desta segunda-feira, 10 de julho de 2023, na Av. Neném Marinheiro - trecho urbano da BR-230 que corta a cidade, acompanhando as obras de recuperação do asfalto danificado em razão das chuvas da quadra invernosa.

Nas redes sociais, Zé Helder fez a seguinte postagem: "A Superintendência do DNIT atendeu à nossa solicitação por meio de Ofício de Recuperação da BR-230, tanto no trecho urbano da cidade, quanto no trecho próximo ao campo de pouso. Além da operação tapa-buraco, será aplicada uma camada de asfalto CBUQ, proporcionando maior durabilidade e melhor trafegabilidade em nossa avenida. Nossa gratidão ao Superintendente, Williams."

Em 22 de junho, na cidade de Fortaleza, Zé Helder esteve com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Williams Almeida, solicitando celeridade na recuperação da estrada.

A BR-230 passa por duas avenidas de Várzea Alegre com intenso fluxo de veículos, a Neném Marinheiro e a Vicente Alves Costa.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Infraestrutura 27/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Blitz educativa encerra a programação do Maio Amarelo em Várzea Alegre

Neste sábado, dia 27 de maio, a cidade de Várzea Alegre encerrou as atividades do Maio Amarelo, mês de prevenção de acidentes de trânsito, com uma blitz educativa. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), ocorreu a partir das 8 horas da manhã no Polo do Lazer Antônio Alves Costa, no centro da cidade.

Durante a blitz educativa, equipes especializadas do Demutran estiveram presentes para orientar os condutores e pedestres sobre boas práticas no trânsito, ressaltando a importância do respeito às leis e normas de tráfego. Temas como o uso correto dos dispositivos de segurança, respeito aos limites de velocidade, proibição de uso do celular enquanto dirige, entre outros aspectos essenciais para garantir um trânsito mais seguro e consciente, foram abordados.

O Agente de Trânsito, Antônio Moraes, comentou sobre a importância da conscientização no trânsito: "A blitz educativa é uma oportunidade valiosa para dialogar diretamente com os condutores e pedestres, reforçando a necessidade de comportamentos responsáveis nas vias. Precisamos estar atentos aos riscos e agir de forma consciente, visando a segurança de todos os usuários. Ações como essa contribuem para a construção de um trânsito mais seguro e harmonioso para nossa cidade."

Ao longo do mês, o Maio Amarelo em Várzea Alegre promoveu diversas atividades, incluindo palestras educativas nas escolas e divulgação de informações relevantes à comunidade. O Prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e do Demutran, destacou a relevância da campanha e ressaltou o compromisso do governo local em trabalhar incansavelmente por um trânsito mais seguro e harmonioso para todos os cidadãos.

A população foi convidada a participar do encerramento do Maio Amarelo e fazer a diferença na segurança viária de Várzea Alegre, lembrando que cada decisão no trânsito pode salvar vidas.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Infraestrutura 26/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Várzea Alegre investe em iluminação pública de qualidade com o programa "Várzea Alegre Mais Iluminada"

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Várzea Alegre anuncia um novo programa chamado "Várzea Alegre Mais Iluminada". Com um investimento superior a meio milhão de reais, o programa contemplará a instalação de mais de 600 novas luminárias, proporcionando maior segurança nas vias públicas e uma melhor qualidade de vida para a população na cidade e na zona rural. A informação foi confirmada pelo secretário da pasta, Elonmarcos Correia.

Conforme as informações haverá a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED. Essa substituição trará benefícios estéticos, deixando a cidade mais bonita, além de oferecer uma iluminação mais eficiente e econômica.

O cronograma de instalação das novas luminárias foi divido em diferentes etapas. O distrito de Naraniu será o primeiro a ser contemplado, no mês de maio, seguido pelos distritos de Riacho Verde e Sede Rural em junho. Em julho, será a vez dos distritos de Ibicatu e Canindezinho receberem as instalações, e, por fim, em agosto, o distrito de Calabaça será contemplado.

Além da instalação de novas luminárias nos distritos, o programa também prevê a modernização de algumas praças da cidade. As praças José Odmar (Riachinho), Léo Clube e Pedro Sousa (Zezinho Costa), Chico Sátiro (Juremal), Dr. Hamilton e Zé Clementino (Patos) serão beneficiadas com a substituição das lâmpadas comuns por luminárias de LED.

O secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, ressalta que essa nova versão do programa municipal "Várzea Alegre Mais Iluminada" tem como objetivo principal a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED. Essa iniciativa não só deixará a cidade mais bonita, mas também promoverá boas práticas de consumo e contribuirá para a preservação do meio ambiente, uma vez que as luminárias de LED são mais econômicas e sustentáveis.

Para mais informações sobre o programa e para solicitar atendimento, a população pode entrar em contato com a SEINFRA de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelos telefones (88) 99354-6075.

A Prefeitura de Várzea Alegre reafirma seu compromisso em oferecer melhorias significativas para a comunidade e continua empenhada em promover uma cidade mais iluminada, segura e sustentável.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 26/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Encerramento do Maio Amarelo promove conscientização sobre segurança no trânsito em Várzea Alegre

Neste sábado, dia 27 de maio, a cidade de Várzea Alegre encerrará as atividades do Maio Amarelo, mês de prevenção de acidentes de trânsito, com uma blitz educativa. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), ocorrerá a partir das 8 horas da manhã no Polo do Lazer Antônio Alves Costa, no centro da cidade.

A campanha do Maio Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito e das decisões responsáveis ao volante. Ao longo do mês, diversas atividades foram realizadas, incluindo palestras educativas nas escolas e divulgação de informações relevantes à comunidade.

Durante a blitz educativa, equipes especializadas do Demutran estarão presentes para orientar os condutores e pedestres sobre boas práticas no trânsito, ressaltando a importância do respeito às leis e normas de tráfego. Serão abordados temas como o uso correto dos dispositivos de segurança, respeito aos limites de velocidade, proibição de uso do celular enquanto dirige, entre outros aspectos essenciais para garantir um trânsito mais seguro e consciente.

O Prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e do Demutran, destaca a relevância da campanha e ressalta o compromisso do governo local em trabalhar incansavelmente por um trânsito mais seguro e harmonioso para todos os cidadãos.

Participe do encerramento do Maio Amarelo e faça a diferença na segurança viária de Várzea Alegre. Sua decisão pode salvar vidas! O evento ocorrerá neste sábado, dia 27 de maio, a partir das 8 horas da manhã no Polo do Lazer Antônio Alves Costa.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 17/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Secretário de Infraestrutura anuncia recuperação das estradas vicinais em Várzea Alegre

O secretário de Infraestrutura de Várzea Alegre, Elonmarcos Correia, informou nesta quarta-feira, 17 de maio de 2023, que a Prefeitura dará início em breve às obras de recuperação das estradas vicinais do município. Com o intuito de melhorar a mobilidade e garantir a segurança dos cidadãos, os reparos visam solucionar os danos causados pelas chuvas recentes.

Elonmarcos destacou que, inicialmente, alguns trechos mais prejudicados pelas chuvas estão recebendo reparos emergenciais. Para viabilizar essas intervenções, o Governo Municipal conseguiu cerca de R$ 1 milhão em recursos, por meio de uma articulação conduzida pelo prefeito Zé Helder (MDB).

Com o intuito de otimizar o processo de revitalização, o secretário da pasta fez um apelo aos proprietários de terras que são adjacentes às estradas ou que possuem vias internas em suas propriedades. Elonmarcos solicitou que esses donos de terras colaborem na roçagem das estradas, facilitando o trabalho das máquinas e acelerando o ritmo dos serviços.

Para garantir maior eficiência e rapidez na recuperação das estradas, o secretário informou que os trabalhos serão iniciados com no mínimo três frentes de serviço. Com essa abordagem, a expectativa é agilizar a conclusão das obras e possibilitar que a população usufrua das vias revitalizadas o mais breve possível.

A recuperação das estradas vicinais é de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social de Várzea Alegre. Essas vias são fundamentais para o escoamento da produção agrícola, o transporte de mercadorias, o acesso às áreas rurais e a locomoção dos moradores das comunidades do município. Com a realização dessas obras, a Prefeitura demonstra seu compromisso em promover melhorias significativas na infraestrutura do município.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Obra 11/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Várzea Alegre constrói passagem molhada na comunidade de Atoleiro

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), juntamente com o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim (PDT) e a vereadora e esposa do vice-prefeito, Dra. Luciana, estiveram hoje na comunidade de Atoleiro, Sede Rural de Várzea Alegre, para apresentar em vídeo para a população a passagem molhada construída sobre o Riacho do Machado.

A passagem molhada, que teve investimento de R$ 70.269,85, recursos próprios da Prefeitura, é uma reivindicação antiga dos moradores da região e vai ligar o Sitio Atoleiro ao Alto dos Gregórios.

Além dessa obra, o Governo Municipal já investiu em calçamento, mais duas passagens molhadas, cobertura de quadra de esportes, entre outros benefícios que foram levados às comunidades de Atoleiro, São Vicente, Boa Vista e demais regiões.

O vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim afirmou que "é uma alegria ver uma obra tão importante, feita pela gestão para servir à comunidade". Ele reafirmou que esse foi um pedido dele e da Dra. Luciana, que agradeceu ao prefeito Zé Helder pela sensibilidade em atender o pedido que beneficia os moradores.

Para o prefeito Zé Helder, "todos os dias estamos trabalhando com nosso vice-prefeito, vereadores e líderes em prol de uma Várzea Alegre melhor". A construção da passagem molhada é mais um exemplo de como a Prefeitura tem se dedicado a atender as necessidades da população, especialmente nas áreas rurais do município.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ckpQFsi_hRo" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Obra 10/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Bairro Rosinha ganha saneamento básico e asfaltamento de todas as ruas

Asfaltamento para todas as ruas do bairro Dona Rosinha. O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), informou nesta manhã de sexta-feira, 10, que as máquinas para asfaltar o bairro chegaram na noite de quinta-feira, 9 de fevereiro.

Ele disse que trabalha nessa obra há mais de 2 anos. Que teve que preparar o bairro com saneamento básico para possibilitar o asfaltamento, inclusive, o saneamento bancado com recursos próprios dos cofres municipais.

E para que o saneamento funcione corretamente, Zé Helder, pediu aos moradores que liguem o esgoto de suas residências à rede do sistema na rua.

Zé Helder agradeceu aos ex-governadores Camilo Santana e Izolda Cela, ao ex-deputado estadual Dr. Sarto pelo empenho para realização desse projeto e estendeu o agradecimento ao atual governador Elmano de Freitas e ao deputado estadual Guilherme Landim, que assumiram o compromisso de autorizar a execução da obra.

Confira mais detalhes dessa notícia, ouvindo o áudio que o prefeito enviou para a Rádio cultura FM 96.3.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/hv26aNj3Gek" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Infraestrutura 13/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Várzea Alegre recupera trecho de aterro no São Cosme

Com ação da Secretaria de Infraestrutura e investindo recursos próprios, a Prefeitura de Várzea Alegre recuperou o aterro da estrada do sítio São Cosme - trechos até a Ponte de Eugênio, bem como a entrada do Sítio José.

Elonmarcos Correia - Secretário de Infraestrutura, disse que outros trechos passarão por recuperação, também com investimentos de recursos próprios da Prefeitura.

Conforme ele, esse trabalho é fundamental para garantia da trafegabilidade, especialmente, na zona rural, com mais segurança no trânsito de veículos e de pessoas.

Para o prefeito Zé Helder (MDB), o empenho da gestão com esse trabalho de recuperação de trechos, deteriorados em consequência de chuvas ou do constante uso das estradas, tem como respaldo, garantir ao cidadão qualidade e segurança de trânsito entre as comunidades.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Infraestrutura 05/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Secretaria de Infraestrutura realiza trabalho de limpeza de pontos de passagens de águas

A Secretaria de Infraestrutura, do Governo de Várzea Alegre, vem realizando trabalho de limpeza e desobstrução em diversos pontos de passagens de águas, passíveis de enchentes e transbordamentos, podendo alagar áreas urbanas.

Conforme o secretário Elonmarcos Correia, o serviço de limpeza foi feito em algumas entradas e saídas de bueiros, na Lagoa de São Raimundo Nonato (nas saídas das águas na passagem molhada) e entre outras áreas do entorno da lagoa.

O prefeito Zé Helder (MDB), disse que esse trabalho procurar resolver vários problemas de pontos de alagamentos na época do inverno.

Ele lembrou que uma dessas medidas foi tomada ainda no ano passado, aproveitando a reforma da CE-060, trecho próximo SuperQue, quando foram implantadas manilhas ampliando a capacidade de escoamento de águas que descem do riacho da formigo em direção ao riacho do Machado.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Infraestrutura 08/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Secretaria de Infraestrutura age para amenizar estragos da chuva na zona rural e na cidade

A equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura trabalha para amenizar os estragos da chuva de 70mm que caiu no município de Várzea Alegre na madrugada e manhã desta terça-feira, 08 de novembro.

Estradas que estavam em processo de recuperação, ainda resultado da quadra chuvosa do início do ano, causaram transtornos e estão recebendo atenção e avaliação da equipe, pois, em alguns trechos, foram feitos serviços paliativos.

Na cidade, a chuva provocou a queda de parte de um muro de contenção na Av. Vicente Alves Costa, na altura do bairro Alto da Prefeitura.

Quando o dia amanheceu, o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, já estava com uma equipe desobstruindo parte da via que ficou tomada por entulhos da queda do muro.

Elonmarcos disse que o momento é de avaliação da situação para tomar todas as providências, atendendo pedido do prefeito varzealegrense, Zé Helder (MDB).

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Gestão 22/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Várzea Alegre tem 126 vagas para o CNH Popular
#Infraestrutura 02/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito Zé Helder estuda implantar mais semáforos para garantir segurança no trânsito de Várzea Alegre

Por mais segurança e pela diminuição nos acidentes de trânsito na cidade de Várzea Alegre, o prefeito do município, Zé Helder (MDB), teve reunião na manhã desta segunda-feira, 1º de agosto, no gabinete da Prefeitura, com Klécio Fiúza - diretor do DEMUTRAN - Departamento Municipal de Trânsito, representantes da Secretaria de Infraestrutura e de técnicos de trânsito na área de sinalização.

Na oportunidade foi discutida realização de estudos sobre o trânsito da cidade para diagnósticos dos pontos mais críticos para acidentes e a possível implantação de redutores de velocidade.

Segundo Klécio Fiúza, locais que merecem atenção especial nesses estudos são a Praça Pe. Antônio Vieira; cruzamento das Quatro Bocas com entrada do bairro Varjota; retorno da Av. Vicente Alves Costa (trecho urbano da BR 230) na altura da oficina de Antônio Magrão, entre os bairros Patos e Riachinho.

Enquanto os locais são mapeados para receber semáforos e outros equipamentos para segurança no trânsito, o DEMUTRAN tem instalado provisoriamente cones em pontos como a Praça Padre Antônio Vieira, Av. Vicente Alves Costa e no cruzamento do bairro Varjota.

O prefeito Zé Helder tem atuado para organizar e tornar o trânsito da cidade mais seguro desde a sua primeira gestão. Foi iniciativa da gestão dele que em 2005 o trânsito da cidade foi municipalizado.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Obra 06/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Para recuperação da CE 060, Prefeitura instala novas manilhas em trecho urbano da rodovia

O secretário de Infraestrutura, do Governo de Várzea Alegre, Elonmarcos Correia, disse na tarde desta quarta-feira, 06 de julho, em entrevista para o jornal da rádio Cultura FM 96.3, que a recuperação da malha asfáltica da CE - 060 (Estrada do Algodão), especialmente, nos trechos que cortam a cidade denominados de Av. Antônio Alves de Lima e Rua Durval Soares, será iniciada segunda-feira, 11 de julho.

Segundo Elonmarcos, os serviços serão executados pela SOP - Superintendência de Obras Públicas do Governo do Ceará e foram articulados pelo prefeito Zé Helder (MDB), junto ao deputado estadual Guilherme Landim (PDT) e pelo vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim (PDT), junto ao deputado estadual Marcos Sobreira (PDT).

Elonmarcos explicou que a recuperação da CE-060 nesse trecho só não havia iniciado antes, como anunciou o prefeito Zé Helder, porque o prefeito avaliou a necessidade de implantação de mais manilhas para ampliar a passagem das águas que descem do riacho da Formiga, e quando a chuva é intensa, acabam represadas, invadindo residências.

Os trabalhos para implantação das manilhas já iniciaram. Confira os detalhes na entrevista do Secretário. (Link na página do Facebook)

O prefeito Zé Helder reforçou as informações prestadas por Elonmarcos em áudios enviado à reportagem. Ouça o áudio:

<iframe width="100%" height="300" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/1300764472&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-186210506" title="Governo de Várzea Alegre" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Governo de Várzea Alegre</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-186210506/whatsapp-audio-2022-07-06-at-164841" title="Para recuperação da CE 060, Prefeitura instala nova manilhas em trecho rodovia" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Para recuperação da CE 060, Prefeitura instala nova manilhas em trecho rodovia</a></div>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Infraestrutura 27/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Campanha Maio Amarelo encerrada em Várzea Alegre com caminhada

Organizada pelo Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 27 de maio, uma caminhada pelas ruas do Centro da cidade, no encerramento das atividades da campanha "Maio Amarelo", de segurança no trânsito.

O prefeito Zé Helder (MDB), que esteve na caminhada, disse que a gestão municipal tem preocupação com o trânsito porque a cidade é referência na região nas áreas de saúde e de comércio; é um município cortado por duas rodovias, uma estadual e uma federal - CE 060 (Estrada do Algodão) e BR 230 (Transamazônica), o que aumento o fluxo de veículos na cidade.

Ele também considerou o crescimento econômico da cidade e melhorias no poder de compra dos varzealegrenses, citando que em 2005, quando assumiu a prefeitura para o primeiro mandato, a frota de Várzea Alegre, entre motos e carros, era de cerca de 8 mil veículos, e que, atualmente, no seu quarto mandato, essa frota é de cerca de 17 mil veículos.

Ele alertou que esse crescimento traz como consequência aumento de acidentes de trânsito e pediu a população para se proteger, procurando dirigir de forma legal e segura.

Zé Helder anunciou que vem ampliando a frota de viaturas do Demutran, que conta com um carro e uma moto, e que em breve, mais uma moto será adquirida para melhorar a orientação dos motoristas.

Ele disse que na região, a atuação do Detran e do Demutran de Várzea Alegre são exemplo pela eficiência na fiscalização e orientação aos condutores de veículos.

Klécio Fiúza (Klecim), avaliou a campanha Maio Amarelo como positiva com a realização de várias ações, destacando as atividades educativas. Ele explicou que a campanha que tem como tema "Juntos Salvamos Vidas", continua após o mês de maio, pela importância de tema segurança no trânsito.

Da caminhada de hoje participaram, além do prefeito e do diretor do Demutran, vereadores, secretários e assessores do governo municipal e a comunidade.

Início

A campanha Maio Amarelo teve início no dia 06 deste mês com a entrega à população das novas instalações do prédio do Detran, que passou por reforma.

Amanhã

Klécio Fiúza informou que neste sábado, 28 de maio, será realizada carreata com participação do Demutran, Polícia Militar e Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas - CPRaio.

Será em dois horários: 08h e 21h, no Centro e Avenidas da cidade, fechando oficialmente a mobilização do Maio Amarelo.

Em 2005

A municipalização do trânsito de Várzea Alegre teve início em 2005, primeiro ano do primeiro mandato do prefeito Zé Helder. Foram instalados o posto do Detran e implantado o Demutran.

Em 2005, com ampla campanha educativa, o Demutran iniciou suas atividades, a partir de 2006, intensificando as orientações aos cidadãos e fiscalizando efetivamente o trânsito da cidade.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 24/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Zé Helder manifesta gratidão pela liberação de recursos do Governo do Estado para recuperar prejuízos das enchentes

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), agradeceu publicamente a governadora Izolda Cela (PDT) e ao deputado estadual Guilherme Landim (PDT), pelo anúncio da liberação de R$ 1 milhão para que o município trabalhe na recuperação de estradas e piçarramento de áreas afetadas pelas enchentes.

A liberação dos recursos foi oficializada nesta terça-feira, 24 de maio de 2022.

Zé Helder disse que as parcerias se fortalecem com gestos que atendem a solicitação para beneficiar a população.

Ele destacou que em audiência com a governadora, o deputado Guilherme Landim, havia pedido recursos para Várzea Alegre lidar com a problemática das enchentes.

Nesta terça-feira, em ligação do deputado para o prefeito Zé Helder, ele confirmou que os recursos para o município somam R$ 1 milhão.

Além de agradecer a governadora e ao deputado, Zé Helder, agradeceu a todos os varzealegrenses e amigos que participaram da campanha Várzea Alegre Solidária, doando dinheiro, roupas, alimentos, água e materiais de limpeza e de higiene. "Tudo isso prova que somos um povo unido, que trabalhando juntos, podemos superar os problemas. Nossa gestão é marcada por parcerias e é com essas parcerias que ampliamos a capacidade de resolutividade dos problemas", disse.

Chuvas fortes

Em 12 e 16 de março, chuvas fortes provocaram enchentes de riachos, rompimentos de açudes, estragos em estradas, propriedades e residências causando prejuízos nos distritos de Canindezinho e Naraniú.

Em Canindezinho 54 famílias foram desalojadas e 1 família ficou desabrigada.

Em 17 de abril, foi registrada chuva de 200mm na comunidade de Boa Vista - Sede Rural, afetando essa região rural do município e parte da cidade com cheias de riachos.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Infraestrutura 20/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Maio Amarelo: Demutran de Várzea Alegre simula ocorrência de trânsito com acidente

O Demutran - Departamento Municipal de Trânsito de Várzea Alegre, na campanha "Maio Amarelo", de segurança no trânsito, atuando na conscientização da população, realizou nesta manhã de sexta-feira, 20 de maio de 2022, no Centro da cidade, simulação de acidente de trânsito e abordagem do órgão.

A simulação contou com apoio das viaturas do Demutran, ambulância da Secretaria de Saúde do Município e bombeiros civis de Várzea Alegre.

Segundo Klécio Fiúza, a simulação não foi divulgada antecipadamente para atrair a atenção da população e passar com mais eficiência a mensagem da campanha.

Klécio Fiúza explicou que a Campanha Maio Amarelo é internacional e o objetivo é a cada decênio diminuir em 50% os acidentes de trânsito. Segundo ele, Várzea Alegre participa da campanha há 12 anos, estando portando, no segundo decênio, buscando atingir a meta.

Ele também falou que o tema da campanha que é "juntos salvamos vidas", chama a população a participar.

O diretor do Demutran destacou o apoio que o órgão vem recebendo do Batalhão de Polícia do Raio, que aborda pessoas que avançam sinal de trânsito ou que tenham motos com descarga adulterada. Feita a abordagem a equipe do Demutran é acionada e toma as medidas cabíveis.

Ele pediu que todos cumpram as leis de trânsito que o objetivo é garantir a segurança das pessoas e salvar vidas.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Infraestrutura 20/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Praça da Lagoa terá uma Briquedopraça e uma Academia Popular

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), anunciou a conquista de dois novos equipamentos públicos para a cidade nesta sexta-feira, 20 de maio.

No Parque Cívico São Raimundo Nonato (Praça da Lagoa), serão instaladas uma Briquedopraça e uma Academia Popular.

Para receber os novos equipamentos, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura de Várzea Alegre está trabalhando na remoção do piso que fica próximo ao mirante da lagoa, considerado o espeço ideal para as instalações.

Segundo informações do Prefeito, a Briquedopraça e a Academia da Popular, foram conseguidas por articulação com o deputado estadual Guilherme Landim (PDT), com a governadora Izolda Cela (PDT).

A Brinquedopraça integra o programa Mais Infância Ceará e a Academia Popular amplia os espaços para a população praticar atividades físicas.

Outra

Em 05 de julho de 2018, a Prefeitura de Várzea Alegre, inaugurou no bairro Varjota, uma Brinquedopraça e de uma Academia Popular na Praça Sérgio Ricardo Costa Carvalho.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 09/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito Zé Helder anuncia recuperação das estradas vicinais de Várzea Alegre

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), anunciou na manhã desta segunda-feira, 09 de maio, que a Secretaria Municipal de Infraestrutura inicia hoje a recuperação das estradas vicinais do município.

Segundo o prefeito a ação será simultânea nos 5 distritos - Canindezinho, Naraniú, Riacho Verde, Calabaça, Ibicatu e na Sede Rural.

A atuação será mais intensa nas localidades onde as chuvas causaram maiores danos, caso das estradas de Canindezinho, Naraniú, Sede Rural e Riacho Verde.

O prefeito destacou que será um desafio, porque em algumas regiões de Várzea Alegre, as chuvas destruíram as estradas.

Zé Helder pediu a colaboração dos moradores das áreas rurais para roçar as margens das estradas para facilitar o trabalho de recuperação das estradas.

Ele comentou que em contato com o deputado federal Domingos Neto (PSD), tem articulado com ele recursos financeiros para construção de uma ponte na comunidade de Alemanha, distrito de Calabaça, e para construção de bueiros em outras estradas, as quais as enchentes dos riachos mostraram força e destruição, isolando comunidades.

O deputado estadual, Guilherme Landim (PDT), informou que conseguiu com a governadora Izolda Cela, o valor de R$ 1 milhão para investimento na recuperação de áreas afetadas pelas enchentes em Várzea Alegre. Zé Helder disse que nessa semana terá audiência com a governadora, quando confirmará os recursos para este município.

Sobre melhoramento das estradas da zona rural, Zé Helder pontuou que nas suas gestões, que soma 13 anos, ele que está no 4º mandato de prefeito, acumula mais de 100 ladeiras calçadas.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Infraestrutura 06/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito Zé Helder reinaugura prédio do Detran e a cidade terá novos serviços

Investindo e melhorando ainda mais a infraestrutura da cidade, na manhã desta sexta-feira, 06 de maio de 2022, o prefeito Zé Helder e o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, com Elonmarcos Correia - Secretário Municipal de Infraestrutura, Ivo Leal - Secretário Municipal de Saúde, Alan Salviano - Presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre, o Superintendente do DETRAN/CE, Maximiliano Quintino, o Gerente do Núcleo de Regionais do DETRAN/CE, João Carlos Macêdo, vereadores, secretários municipais, assessores do governo e lideranças políticas e comunitárias, entregaram a população varzealegrense imóvel amplamente reformado para instalações do Detran - CE.

Zé Helder disse que como gestor, tem a obrigação de trabalhar para ampliar as estruturas administrativas e ofertar mais e melhores serviços para a população.

Ele lembrou que o Detran foi implantado em Várzea Alegre em 2005 - primeiro ano de sua primeira gestão, ele que cumpre o quarto mandato de prefeito da cidade, - com o início do processo de municipalização do trânsito.

Zé Helder declarou que antes, para ter acesso aos serviços do Detran, a população tinha que se deslocar para a cidade de Iguatu.

O Prefeito disse ainda que nessa etapa o Detran ofertará novos serviços relacionados à documentação de veículos em Várzea Alegre, sendo essa documentação disponibilizada ao cidadão em até 48 horas. "Essa nova oferta de serviços facilitará muito a vida do cidadão, inclusive ele fará economia, porque não precisará se deslocar para outras cidades da região", - disse.

Zé Helder ainda reivindicou da Superintendência do Detran, que seja autorizado ao Detran da cidade, o serviço de renovação da carteira de habilitação.

João Carlos Macêdo, destacou como sendo a maior proeza das melhorias com a reinauguração do Detran, a emissão de documentos. "O cidadão vai chegar aqui e receber seu documento no mesmo dia, ou em até 48 horas. Antes ele demorava até 30 dias para receber o documento", disse.

E ainda relacionado ao trânsito, Zé Helder fez a entrega ao Demutran - Departamento Municipal de Trânsito de uma nova viatura, que é uma moto 0km, devidamente equipada, para fiscalização. A entrega da viatura marca a abertura da campanha "Maio Amarelo" de segurança no trânsito.

Também foi assinada pelo prefeito a Ordem de Serviço para construção da sede dos Agentes Comunitários de Saúde.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Obra 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito Zé Helder entrega reforma do Detran, viatura para o Demutran e anuncia construção da sede dos Agentes de Saúde

Após reformado, a Prefeitura de Várzea Alegre, entregará a população, nesta sexta-feira, 06 de maio, o prédio do Detran - Departamento Estadual de Trânsito.

O prefeito Zé Helder (MDB), confirmou a informação. O imóvel está localizado na Rua José Correia Sobrinho, 203, Centro da cidade.

A solenidade de entrega será às 10h, com presenças do prefeito Zé Helder (MDB), do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, do secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, do secretário de Saúde, Ivo Leal, do presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano (MDB), do Superintendente do DETRAN/CE, Maximiliano Quintino, do Gerente do Núcleo de Regionais do DETRAN/CE, João Carlos Macêdo e de lideranças políticas e comunitárias.

Zé Helder também informou que, por ocasião do evento, fará entrega à equipe do Demutran - Departamento Municipal de Trânsito, de uma moto 0km, que será mais uma viatura para fiscalização do trânsito da cidade. Na oportunidade será lançada a campanha "Maio Amarelo", de segurança no trânsito.

Nesta mesma solenidade, o prefeito dará Ordem de Serviço para Construção da Sede da Associação dos Agentes de Saúde.

Zé Helder comentou que Várzea Alegre é um município que tem uma rotina de trânsito intensa, por acomodar o trânsito da cidade e dos veículos dos municípios vizinhos, especialmente, devido ao comércio, que vem se consolidando como o centro de negócios na região, e que por essa razão, o Detran, dentro da estrutura administrativa, é fundamental para organização e regularização documental de veículos no município.

Elonmarcos Correia, disse que a presença do Detran na cidade facilita a vida da população, visto que, documentos relacionados à legalidade dos veículos serão emitidos em Várzea Alegre, evitando deslocamentos para cidades vizinhas, como Iguatu e Juazeiro do Norte.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Obra 09/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito Zé Helder recebe o deputado Domingos Neto e com a população assina ordens para novas obras

Foram assinadas no final da tarde e início da noite desta sexta-feira, 08 de abril, na comunidade rural de São Vicente, ordens de serviço pelo Governo Municipal de Várzea Alegre, para construção da Urbanização do Entorno da Estátua do Cristo Ressuscitado - ponto turístico religioso, próxima à capela de Maria de Bil, na Serra do Gravié; e ainda o calçamento da estrada do sítio São Vicente e das ladeiras da Serra do Gravié (complemento); e do Sítio Peri Peri.

O prefeito Zé Helder recebeu nesta solenidade o deputado federal Domingos Neto (PSD), o pai dele, o ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho, o vice-prefeito de Várzea Alegre, Dr. Fabrício Rolim, o presidente da Câmara de Vereadores Alan Salviano (MDB), os secretários municipais de Cultura e Turismo, Toinha Pereira, e de Obras e Urbanismo, Elonmarcos Correia, demais secretários e assessores do Governo Municipal, vereadores e lideranças locais.

O deputado estadual Guilherme Landim (PDT), tinha agendado a vinda a Várzea Alegre para participar do evento, mas, por motivos de saúde de pessoa próxima, não pode comparecer, participando do evento por meio de um vídeo que foi apresentado para o público, no qual ele confirma a parceria com Várzea Alegre. Ele deu parabéns ao prefeito Zé Helder e ao deputado Domingos Neto pelas obras conquistadas para o povo do município.

No seu discurso, Zé Helder disse que, na vida pública há as decepções, mas que tem coisas que são impagáveis, como é caso de promover o bem-estar da população e o desenvolvimento da cidade. "Para estar na política é preciso gostar de gente. Várzea Alegre é exemplo na economia e em crescimento" - destacou.

Zé Helder fez um breve relato de sua trajetória política, desde 2004, quando foi lançado candidato a prefeito, ao seu quarto mandato em andamento.

Ele falou que o crescimento de Várzea Alegre só foi possível porque foi ao encontro de pessoas com compromisso com o povo, caso do deputado Domingos Neto, que conheceu em 2010, e que tem sido fundamental para Várzea Alegre, destinando ao município verbas para obras e de custeio para a saúde, o que possibilita ter condições de investir no município. Ele destacou que Domingos Filho e Domingos Neto cumpriram todos os compromissos assumidos com Várzea Alegre.

Domingos Neto lembrou que esteve em Várzea Alegre, ao lado do pai, em 2008 e desde então, tem participado das ações dos governos de Zé Helder. Quando foi eleito deputado, veio as melhores condições para ajudar Várzea Alegre e as gestões de Zé Helder.

O deputado disse que Várzea Alegre é prioridade no seu mandato e que onde houver oportunidade de mandar um programa, projeto e verbas, Várzea Alegre está na sua relação de indicação. Ele falou também da seriedade, do compromisso do prefeito Zé Helder na aplicação dos recursos públicos e classificou Zé Helder como um dos melhores prefeitos do Ceará.

Zé Helder disse que as obras devem ser iniciadas já na semana que vem, pediu celeridade aos construtores e que a população ajude na fiscalização.

Investimento.

A Urbanização do entorno da Estátua do Cristo Ressuscitado terá investimento de R$ 633.070,39, recursos de emenda do deputado federal Domingos Neto, via Governo Federal, pela Caixa Econômica Federal. Domingos Neto ainda destinou para obras de calçamento, emenda no valor de R$ 2.539.843,88. Para o calçamento da estrada do São Vicente e das ladeiras do Gravié e do Peri Peri o orçamento é de R$ 1.906.773,49, correspondente 21.767,10m2.

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=314&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fgovernodevarzeaalegre%2Fvideos%2F730293701321752%2F&show_text=false&width=560&t=0" width="560" height="314" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowfullscreen="true" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share" allowFullScreen="true"></iframe>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 25/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura inicia recuperação de estradas e aterros no Canindezinho

O Secretário de Infraestrutura de Governo de Várzea Alegre, Elonmarcos Correia, informou nessa quinta-feira, 24 de março, que a Prefeitura iniciou trabalhos de recuperação de trechos de estradas e aterros no distrito de Canindezinho, danificados com as enchentes ocasionadas por fortes chuvas de 12 e 16 de março.

Estão sendo instaladas manilhas numa estrada do sítio Exu e depois serão instaladas manilhas no aterro de acesso ao sítio Caraíbas, ampliando os trechos para passagens das águas.

Elonmarcos declarou que há muita cobrança por recuperação de estradas e aterros danificados pelas chuvas em regiões como Naraniú e outras, mas que aos poucos todos serão atendidos.

O prefeito Zé Helder (MDB), está me Fortaleza, onde faz contados políticos e nas secretarias do Governo do Estado, em busca de apoio para a recuperação das áreas mais afetadas pelas chuvas em Várzea Alegre.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Infraestrutura 11/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Demutran realiza ação educativa com estudantes de Várzea Alegre

O Departamento Municipal de Trânsito de Várzea Alegre realizou nessa quinta-feira, 10 de março, programação educativa com estudantes da Escola Estadual José Correia Lima, localizada no Centro da cidade.

De acordo com Klécio Fiúza (Klecim) - diretor do Demutran, o objetivo é ouvir os estudantes e apresentar a eles como funciona o trânsito na cidade, indicando a sinalização, as principais infrações, orientando como essas infrações podem ser evitadas.

Para Klecim, depois de um ano de experiência, fazendo ajustes na atuação do Demutran, o melhor para alcançar os objetivos é trabalhar a educação para diminuir a punição.

Ele destacou que o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), apoia essa iniciativa de levar o Demutran até as escolas.

Essa ação educativa, ainda de acordo com Klecim, torna os alunos multiplicadores das normas que asseguram a segurança no trânsito da cidade.

Ele disse que esse trabalho de formação de educadores do trânsito já foi realizado nas escolas Dr. José Iran Costa, Dona Iraci Bezerra - bairro Betânia e Dr. Dário Batista Moreno. Essas escolas estão localizadas em áreas de maior risco para acidentes. Por exemplo: a Escola Dr. Dário fica às margens da Av. Vicente Alves Costa, trecho urbano da BR-230, no bairro Riachinho.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Anderson Oliveira

#Infraestrutura 03/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Em Várzea Alegre Parque Cívico São Raimundo recebe iluminação com lâmpadas de LED

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB) e o secretário municipal de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, acionaram na noite dessa quarta-feira, 1º dezembro, e apresentaram à população a nova iluminação do Parque Cívico São Raimundo Nonato (Praça da Lagoa) e da rua Durval Soares - adjacente ao Parque Cívico.

Segundo Zé Helder, as lâmpadas comuns dos postes da Praça da Lagoa foram trocadas por lâmpadas de LED de 150 e de 200 volts.

O prefeito destacou os benefícios da nova iluminação. "Os benefícios são muitos, como mais iluminação, mais segurança, mais conforto para crianças, jovens, adultos e idosos que utilizam esse importante espaço público para encontros, reuniões, caminhadas e outras práticas esportivas; é bom também para o meio ambiente porque são lâmpadas com maior durabilidade, e para economia, porque consome menos energia", disse.

Zé Helder anunciou que em breve serão instalados postes com iluminação, também em LED, no trecho do entorno do Parque Cívico São Raimundo até o bairro Vazante. "Já fizemos o processo de licitação e em breve teremos mais essa área totalmente iluminada, melhorando a segurança, o trânsito de pessoas e de veículos", disse.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: DroneCE

#Infraestrutura 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Várzea Alegre: Projeto Sinalize beneficia moradores em vários bairros

No último sábado, 06 de novembro, o Governo de Várzea Alegre, com ação das secretarias de Infraestrutura e de Obras, concluiu, na Rua Luís Bastião, Vila Chic - bairro Sanharol, a aplicação de 20 mil metros quadrados de asfalto do projeto Sinalize, desenvolvido neste município em parceria da Prefeitura com o Governo do Ceará.

Nesta segunda etapa do Sinalize foram beneficiadas 18 ruas, nos bairros Alto do Tenente, Centro, Varjota, Alto da Prefeitura e Sanharol.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), acompanhou a execução do projeto e neste sábado esteve na Vila Chic junto com secretário de Infraestrutura e Obras, Elonmarcos Correia e com engenheiro Weber Teixeira - representante a SOP - Superintendência de Obras Públicas - regional de Iguatu.

Zé Helder disse que foram investidos em pavimentação asfáltica nesta etapa do Sinalize R$ 4.401.656,91 (quatro milhões, quatrocentos e um mil, seiscentos e cinquenta e seis reais e noventa e um centavos).

As obras foram anunciadas em 13 de outubro de 2021, na Câmara Municipal de Vereadores com as presenças de Nelson Martins - chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, de Mauro Filho - deputado federal licenciado e secretário de Planejamento e Gestão do Ceará e de Marcos Sobreira - deputado estadual.

A aplicação do asfalto começou na quinta-feira, dia 28 de outubro, pelo bairro Alto do Tenente.

Várzea Alegre foi contemplada com esse projeto pela primeira vez em 2018, beneficiando ruas do Centro da Cidade.

Relação das ruas beneficiadas pelo Sinalize em 2021

1. Rua Francisco Salviano - Alto do Tenente

2. Rua João Gregório de Lima - Alto do Tenente

3. Rua José Leandro de Freitas - Alto do Tenente

4. Rua Irineia Moises da Silva - Alto do Tenente

5. Rua Zezinho Bilê - Alto do Tenente

6. Rua Raimundo Morais - Alto do Tenente

7. Rua Francisco de Freitas Neto - Alto do Tenente

8. Rua Mundinho Tibúrcio - Alto da Prefeitura

9. Rua Antonio Primo Bitu - Centro

10. Travessa Dona Lili - Centro

11. Travessa Leo Club - Varjota

12. Travessa Naraniu - Varjota

13. Travessa Pixuta - Varjota

14. Rua Antonio de Sousa Rego - Varjota

15. Rua Italo Proto - Varjota

16. Rua Vila Solteira - Varjota

17. Lateral da Praça Sergio Ricardo - Varjota

18. Rua Luiz Bastião (Vila Chique) - Sanharol

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 01/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Em Várzea Alegre secretarias de Infraestrutura e Obras estão em novo endereço

As secretarias Municipais de Infraestrutura e de Obras do Governo de Várzea Alegre já estão funcionando em novo endereço, na Rua Iracy Bezerra, 344, no bairro Vazante.

A inauguração aconteceu no último sábado, dia 30 de outubro. O prédio para instalação das secretarias foi doado pelo Tribunal de Justiça do Ceará, com concessão de uso pelo período de 05 anos.

Essa doação foi possível após a construção e transferência do Fórum Dr. Wilson de Norões Milfont para sua nova sede, no bairro Riachinho. Foram doados ao município dois imóveis, sendo esse da Rua Iracy Bezerra, 344, onde estava instalado anteriormente o Cartório Eleitoral, e o da Rua Socorro Rolim, 60, Centro, onde funcionava o fórum.

A concessão de uso dos dois imóveis foi articulada pelo prefeito da cidade, Zé Helder (MDB). De acordo com ele, com esses dois imóveis para utilização pelo município, haverá economia de dinheiro público, num imóvel com espaço que permite trabalhar e atender o povo com mais conforto.

O secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, destacou que o imóvel tem melhor estrutura para os servidores trabalhar e para atendimento da população.

O vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim (DEM), falou do compromisso da gestão e evidenciou a importâncias das secretarias de Infraestrutura e de Obras para o desenvolvimento de Várzea Alegre.

Estiveram presentes na inauguração secretários e assessores do Governo Municipal e vereadores. Houve bênção do imóvel ministrada pelo padre Pedro André.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 01/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Em Várzea Alegre mais de 120 pessoas participam do CNH Popular

Em Várzea Alegre 121 pessoas participam do processo que visa a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação por intermédio do programa do Governo do Ceará "CNH Popular" de forma gratuita.

Essas 121 pessoas passaram pela fase de inscrição que foi efetuada com exclusividade no site do Detran-Ce. Neste domingo, 31 de outubro, teve mais uma fase para acesso à CNH Popular, quando os aprovados nas inscrições estiveram na Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa, sendo atendidos pela equipe do Detran.

O atendimento começou pela manhã, por volta das 07h, e se estendeu até às 17h. Nessa etapa do programa, eles tiraram fotos, impressão digital e passaram pelos exames de vista e de psicotécnico.

A próxima fase do CNH Popular será composta de aulas de legislação de trânsito e de prática de direção, que serão ministradas por autoescolas deste município, o que deve ocorrer num período de 60 dias.

O CNH Popular tem a proposta de habilitar 20 mil pessoas em todo o Ceará. Essa é segunda edição do programa. A primeira ocorreu entre 2014 e 2015 e Várzea Alegre também esteve contemplada.

O trabalho da equipe do Detran em Várzea Alegre contou com apoio da equipe do DEMUTRAN e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 28/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Obras do Projeto Sinalize modernizam Várzea Alegre

A Prefeitura de Várzea Alegre, com as secretarias municipais de Infraestrutura e Obras está asfaltando 18 ruas em diferentes comunidades.

Segundo informou o prefeito Zé Helder (MDB), a aplicação do asfalto em mais 18 ruas da cidade faz parte da segunda etapa do projeto Sinalize, do Governo do Estado do Ceará, que acontece em parceria com o município. São mais 20 mil metros quadrados de asfalto. "Nesta nova etapa do Sinalize, são mais 18 ruas contempladas. Essa obra, além de tornar a cidade mais moderna, também gera mais segurança no trânsito, com a sinalização vertical e horizontal das ruas", disse o prefeito.

Várzea Alegre foi beneficiada com esse projeto pela primeira vez em 2018, beneficiando ruas do Centro da Cidade.

De acordo com Zé Helder, o apoio do deputado federal Domingos Neto (PSD), foi fundamental para a liberação de mais esse benefício para os varzealegrenses.

A aplicação do asfalto começou na quinta-feira, dia 28 de outubro, pelo bairro Alto do Tenente.

O volume de recursos investidos com a aplicação do asfalto soma R$ 4.401. 656,91 (quatro milhões, quatrocentos e um mil, seiscentos e cinquenta e seis reais e noventa e um centavos).

Relação das ruas beneficiadas

1. Rua Francisco Salviano - Alto do Tenente

2. Rua João Gregório de Lima - Alto do Tenente

3. Rua José Leandro de Freitas - Alto do Tenente

4. Rua Irineia Moises da Silva - Alto do Tenente

5. Rua Zezinho Bilê - Alto do Tenente

6. Rua Raimundo Morais - Alto do Tenente

7. Rua Francisco de Freitas Neto - Alto do Tenente

8. Rua Mundinho Tibúrcio - Alto da Prefeitura

9. Rua Antonio Primo Bitu - Centro

10. Travessa Dona Lili - Centro

11. Travessa Leo Club - Varjota

12. Travessa Naraniu - Varjota

13. Travessa Pixuta - Varjota

14. Rua Antonio de Sousa Rego - Varjota

15. Rua Italo Proto - Varjota

16. Rua Vila Solteira - Varjota

17. Lateral da Praça Sergio Ricardo - Varjota

18. Rua Luiz Bastião (Vila Chique) - Sanharol

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Infraestrutura 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo de Várzea Alegre inaugura na próxima semana 3 sistemas de abastecimento de água

O Governo de Várzea Alegre segue entregando obras às comunidades e resolvendo problemas de ordem hídrica em várias localidades do município.

Na próxima terça-feira, 26 de outubro, serão inaugurados três sistemas de simplificados de abastecimento de água para atender as comunidades de Vila São Matheus - Bebedouro; Varzinha e Baixio - Sede Rural e de Guarani - Ibicatu.

Com esses sistemas de abastecimento de água, serão investidos recursos da ordem de R$ 935.875,00 (novecentos e trinta e cinco mil, oitocentos e setenta e cinco reais).

O ato oficial das inaugurações acontecerá a partir das 11h, na Vila São Matheus do Sítio Bebedouro, com as presenças do prefeito Zé Helder (MDB), do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, do secretário de Infraestrutura Elonmarcos Correia, demais secretários e assessores do Governo Municipal.

Estarão presentes o presidente da Funasa, Miguel Marques, e o Deputado Federal, Domingos Neto (PSD).

Zé Helder disse que recentemente, por ocasião do aniversário de 151 anos de emancipação política de Várzea Alegre, comemorado no período de 06 a 18 de outubro, sendo o dia do aniversário da cidade em 10 do mês em curso, uma série de inaugurações de obras foi realizada, porém, ainda há outras obras que estão sendo finalizadas, que serão entregues pelo Governo Municipal.

O prefeito agradeceu ao deputado federal Domingos Neto (PSD), pela parceria que tem dado ao município de Várzea Alegre condições de investimentos diversos, proporcionando desenvolvimento e qualidade de vida da população.

Sistemas de abastecimento de água e investimentos:

Abastecimento d'água da Vila São Matheus - Bebedouro - Sede Rural, R$ 218.201,76;

Abastecimento D'água da Varzinha e Baixio - Sede Rural, R$ 457.187,56;

Abastecimento D'água da Guarani - Ibicatu R$ 260.485,68.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 15/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura entrega Caixa D´Água e sistema de abastecimento de água no Riacho Verde

Como parte das comemorações pelo aniversário de 151 anos de Várzea Alegre, programação que se estende até 18 de outubro (o aniversário da cidade ocorreu em 10 de outubro), a Prefeitura de Várzea Alegre, via Secretaria Municipal de Infraestrutura, tendo à frente o secretário Elonmarcos Correia, entregou nesta quinta-feira, 14 de outubro, duas importantes obras hídricas no distrito de Riacho Verde.

Na comunidade de Caldeirão foi entregue uma caixa d'água. Essa caixa é para melhorar a distribuição de água, atendendo 70 famílias.

Já na comunidade de Vazante, a população foi beneficiada com a inauguração do Sistema de Abastecimento de água, que atende 63 famílias.

Para o prefeito Zé Helder (MDB), o investimento em obras hídricas busca solucionar a escassez de água nessas localidades, também promovendo cidadania e qualidade de vida.

Na entrega desses equipamentos públicos, prestigiadas pela população, o prefeito Zé Helder esteve acompanhado do secretário Elonmarcos Correia, do vereador da região, Maiko do Chapéu, vereadores, demais secretários e assessores do Governo Municipal.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 14/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Sinalize: Várzea Alegre recebe 20 mil metros quadrados asfalto

Várzea Alegre foi prestigiada na tarde desta quarta-feira, 13 de outubro de 2021, na Câmara Municipal de Vereadores, com as presenças de Nelson Martins - chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, de Mauro Filho - deputado federal licenciado e secretário de Planejamento e Gestão do Ceará e de Marcos Sobreira - deputado estadual.

As autoridades foram recebidas pelo prefeito Zé Helder (MDB), pelo vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim (DEM), pelo presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano, pela primeira-dama e presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) Sônia Fortaleza, vereadores deste município, Elonmarcos Correia - secretário de Infraestrutura, que representou o secretariado do Governo Municipal, e pelo engenheiro Weber Teixeira - representando a SOP - Superintendência de Obras Públicas - regional de Iguatu.

Ainda estiveram presentes no evento Meiryane Vieira - primeira-dama de Granjeiro que representou o prefeito Chico Clementino (PSDB), Joãozinho de Titico - prefeito de Cedro, Ronaldo da Madeireira - prefeito de Lavras da Mangabeira e Wilson Alves de Freitas (Puíca) - prefeito de Ipaumirim.

Dentro das comemorações alusivas aos 151 anos de emancipação política de Várzea Alegre, foi assinada, com determinação do Governador Camilo Santana (PT), ordem de serviço para implantação de 20 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica na cidade pelo projeto Sinalize, do Governo do Ceará.

O volume de recursos investidos com a aplicação do asfalto soma R$ 4.401.656,91 (quatro milhões, quatrocentos e um mil, seiscentos e cinquenta e seis reais e noventa e um centavos).

O vereador Alan Salviano, deu as boas-vindas às autoridades, destacando que era deles a oportunidade de fala para apresentar as novidades para Várzea Alegre.

Dr. Fabrício Rolim fez agradecimentos e falou de um pedido seu atendido para Várzea Alegre de uma máquina para perfurar poços profundos. Ele disse que essa máquina já está em Várzea Alegre realizando esse trabalho na comunidade de Gabriel, em Ibicatu. O vice-prefeito disse ainda sobre a importância do Sinalize para a segurança no trânsito da cidade.

Zé Helder destacou os 151 anos de Várzea Alegre e a conquista do Sinalize, com 20 mil metros quadrados de asfalto como um presente para a cidade na passagem de seu aniversário.

O prefeito elogiou o modelo de gestão adotado pelo governador Camilo Santana, com uma gestão financeira eficiente que vem numa sequência do governador Cid Gomes. Ele deu ênfase ao trabalho de Mauro Filho para o desempenho bem-sucedido da gestão estadual.

Como exemplo desse modelo de sucesso do governo estadual, Zé Helder citou o Pacto pelo Assistência Social para atender os 184 municípios do estado, o Pacto pela Aprendizagem para recuperar o nível de aprendizagem dos estudantes no pós-pandemia e o Sinalize, que chega com asfalto e sinalização das ruas, garantindo segurança no trânsito.

Ele disse que serão beneficiadas algumas ruas dos bairros Alto do Tenente e Varjota e de outros bairros. Para Zé Helder, a gestão estadual "otimiza a vida do povo cearense".

Ele disse de sua gratidão ao governador Camilo Santana pela atenção a Várzea Alegre, onde uma série de obras estão sendo realizadas, e como mais um exemplo, citou a construção o novo mercado público.

Outra ação do governo neste município, segundo Zé Helder, será a entrega à população do equipamento que será a base da Polícia do BPRaio, que será inaugurada dia 18 de outubro, com a presença de Camilo Santana.

Marcos Sobreira elogiou a atuação do prefeito Zé Helder. Sobre o Sinalize, destacou que garante mais segurança no trânsito, e que, como evita acidentes, é um benefício de saúde pública também.

Com relação à Polícia do Raio, ele disse que é um dos maiores pacotes de investimento do governo do Ceará, citando o trabalho da equipe em Iguatu, que mudou o perfil da segurança pública da cidade.

Mauro Filho citou a administração do prefeito Zé Helder em Várzea Alegre como exemplo para o Ceará, destacando que ele é conhecido no estado pela forma pela qual conduz a gestão.

Com relação à gestão Camilo Santana, Mauro Filho disse que virou referência nacional pela alta capacidade de investimentos com o maior volume de recursos financeiros do Brasil, cerca de R$ 3 bilhões por ano.

Ele disse que as ações e os Investimentos acontecem de forma universalizada em todo o Ceará, em estradas, escolas, entre outras obras e ações.

Dessa capacidade de investimento eles pontuou que serão construídas no Ceará 300 novas areninhas, duas em Várzea Alegre; 250 novas brinquedopraças, sendo 1 em Várzea Alegre, e o Sinalize também cobre todos os municípios cearenses, sendo 20 mil metros quadrados para Várzea Alegre. Ele deu destaque à construção do novo mercado público de Várzea Alegre, obra de mais de R$ 4 milhões.

Mauro Filho anunciou ainda melhorias financeiras para saúde, citando parceria com o Hospital São Raimundo. Ele destacou que ano passado teve investimento de R$ 400 mil, mais R$ 300 mil de PAB - Piso de Atenção Básica da Saúde, e que esse ano tem mais R$ 300 mil do PAB e mais R$ 700 mil de recursos da linha Covid-19 que serão destinados ao hospital.

Outro ponto, que segundo disse Mauro Filho, melhorará as condições de atendimento do hospital será a ampliação de clínicas especializadas, que injetará mais R$ 2 milhões.

Falando ainda das ações do Governo do Estado, Mauro Filhou divulgou o programa Ceará conectado, que chegará com internet por fibra óptica em todos os municípios cearenses, com pontos de acesso gratuito em praças públicas apontadas pela gestão municipal.

Nelson Martins, por ocasião de uso da palavra, fez elogios ao prefeito Zé Helder, afirmando que ele é um exemplo de gestão para o governador e para os prefeitos do Ceará.

Ele comentou que estava satisfeito pelo momento de queda dos números da Covid, afirmando que "estamos saindo dessa pandemia".

Nelson Martins pontuou as ações do governo para combater a Covid-19 no Ceará com procura e compra de vacinas, ampliação da rede de UTIs nas unidades de saúde e as ações sociais como o Vale Gás para 250 mil famílias e o Infância Ceará, beneficiando 150 mil famílias com renda mínima de R$ 100,00, sendo que o vale gás se tornou política pública permanente.

Nelson Martins disse da importância das parcerias do Governo do Ceará com os municípios para a aplicação de todas essas ações.

Com relação ao Sinalize, ele disse que o programa teve início em 2017, com investimento de R$ 140 milhões, e agora chega com a segunda etapa, com investimento de R$ 198 milhões para aplicação de 3 milhões e 900 mil metros quadrados de asfalta em todo o estado garantindo segurança e modernização do trânsito, especialmente para Várzea Alegre, beneficiada com 20 mil metros quadrados de asfalto.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 25/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Para melhorar fluxo de veículos e pedestres trânsito de Várzea Alegre passará por mudanças

Por ocasião da passagem do Dia do Agente de Trânsito, comemorado em 23 de setembro, o diretor do Demutran - Departamento Municipal de Trânsito de Várzea Alegre, Klécio Fiúza, informou que o sistema de trânsito da cidade passará por reorganização, para melhorar o fluxo de veículos automotores e de pedestres.

Segundo ele, haverá recuperação da sinalização de trânsito horizontal e vertical (Placas e faixas de trânsito). Também informou que aguarda a implantação do sistema Zona Azul para estacionamento no centro da cidade. Enquanto não chega, segundo Klécio Fiúza, há a possibilidade de implantação de um sistema de estacionamento rotativo, com tempo limite para estacionar veículos na área central da cidade.

Segundo Klécio Fiúza, da forma como está o trânsito, tem causado transtornos para motoristas e para o comércio local.

Outra iniciativa, de acordo com o diretor do Demutran, será tornar algumas ruas com sentido de trânsito único para veículos, como é o caso da Travessa Jesus Fotógrafo (Beco do Gás), que terá fluxo direcionado da Rua Dr. Leandro para a Rua Durval Soares (trecho urbano da CE 060).

A Rua Antônio Alves de Oliveira, que fica por traz da Prefeitura, também terá sentido único, e o trecho da Travessa Zé Clementino, conhecido como "Beco de Gobira", será fechado, sendo permitido o trânsito apenas para pedestres.

No Polo de Lazer Antônio Alves Costa, na Rua Duque de Caxias, um dos acessos será fechado, ficando apenas um acesso para moradores que residem nessa via pública.

Klécio explicou que o projeto futuro é abrir o Calçadão, permitindo acesso dos moradores, o funcionamento do comércio e ainda o trânsito de veículos abrindo o fluxo nesse trecho.

O Demutran foi implantado em Várzea Alegre em 2005, na primeira gestão do prefeito Zé Helder (MDB), que atualmente cumpre seu quarto mandato à frente da Prefeitura da cidade.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 22/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Demutran, Educação e Conselho Tutelar de Várzea Alegre realizam ação sobre o Setembro Amarelo

O Demutran - Departamento Municipal de Trânsito de Várzea Alegre realizou nesta manhã de quarta-feira, dia 22 de setembro, ação pela Semana Nacional do Trânsito, que transcorre no período de 18 a 25 de setembro e pelo Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Segundo informou Klécio Fiúza - diretor do Demutran, a ação foi desenvolvida com motoristas que trafegaram neste turno da manhã pela Av. Vicente Alves Costa (trecho urbano da BR 230), em frente à Escola Dr. Dário Batista Moreno e contou com a equipe dos agentes de trânsito e uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, psicopedagogos e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Tutelar de Várzea Alegre.

A ação, segundo ele, se constituiu pela realização de uma blitz educativa e de conscientização e alerta aos problemas e às dificuldades que podem levar às pessoas ao suicídio, e de como essas situações podem ser identificadas e evitadas, salvando vidas. "Os veículos eram abordados e encaminhados para os profissionais dessa equipe e do Demutran que faziam a educação e conscientização sobre esse tema e a entrega de panfletos", disse Klécio Fiúza.

A psicopedagoga Rita Leal disse que é importante esse trabalho de parceria com o Demutran pelo Setembro Amarelo, porque o órgão de trânsito cuida da segurança das pessoas. "Essa iniciativa ajuda muito no desenvolvimento desse trabalho", declarou.

A psicóloga Gisele Alves, destacou o papel da Educação em apoio ao trânsito e em defesa da vida, nessa ampla ação pelo Setembro Amarelo.

Raimundo Nonato - Agente de Trânsito, pontuou que estava contente em participar da ação, dentro da Semana Nacional de Trânsito, que destaca o papel educativo do Agente de Trânsito, que comemora o seu dia nesta quinta-feira, 23 de setembro.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Miguel Marcelo

#Infraestrutura 13/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA DEMUTRAN articula regularização e regulamentação da profissão de mototaxista em Várzea Alegre

O DEMUTRAN - Departamento Municipal de Trânsito de Várzea Alegre realizou nesta quinta-feira, 12 de agosto, reunião com mototaxista da cidade com o objetivo de organizar a categoria e incentivar a implantação de uma associação que congregue esses trabalhadores.

A reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Educação, com direção de Klécio Fiúza, diretor do DEMUTRAN.

Diante das tensões entre trabalhadores com habilitação e documentação em dia de seus veículos e que querem a organização e os que dependem ainda de documentação legal para exercer a profissão, Klécio Fiúza, tranquilizou a todos, destacando que o objetivo de proposta é de regularizar e depois regulamentar o sistema de transporte de mototaxista em Várzea Alegre.

Nesse primeiro momento serão cadastradas todas as motos e todos os mototaxistas de Várzea Alegre para num segundo momento tratar da regulamentação da profissão na cidade segundo informou o diretor.

Com esse cadastramento será possível ao DEMUTRAN organizar os pontos e vagas de mototáxi na cidade. Com essa organização evita-se que pessoas que não trabalham como mototáxi ocupem essas vagas. Além dos pontos demarcados, as motos cadastradas terão numeração e adesivagem específicos para identificação e a identificação dos mototaxistas será por meio de coletes padronizados. Esses coletes terão o número de cadastro dele que é o mesmo da motocicleta.

A regulamentação vem com uma proposta de lei que será debatida com os órgãos envolvidos como Ministério Público e com a categoria. Apreciada pela Câmara de Vereadores e sendo aprovada será levada à sanção do Poder Executivo Municipal e após, terá homologação.

Também deverá ser criada a Associação dos Mototaxistas de Várzea Alegre, para que ela possa atuar em defesa dos direitos dos profissionais.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Infraestrutura 28/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA DEMUTRAN E SEST/SENAT realizam ação social em Várzea Alegre

O município de Várzea Alegre foi beneficiado nesta manhã de quarta-feira, 28 de julho, com ações sociais desenvolvidas pelo SEST/SENAT - Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte.

O evento, realizado no Parque Cívico São Raimundo Nonato (Praça da Lagoa), entre 08h e 11h desta manhã. É uma parceria do SEST/SENAT com o DEMUTRAN - Departamento Municipal de Trânsito de Várzea Alegre, que tem como diretor, Klécio Fiúza, com apoio dos Bombeiros Civis de Várzea Alegre.

A programação faz parte das homenagens pelo Dia Nacional do Motorista, comemorado em 25 de julho.

De acordo com Alexandre Cortez - coordenador de Desenvolvimento Profissional do SEST/SENAT - Região do Cariri, essa campanha de homenagem aos motoristas profissionais do Brasil vai de 25 a 30 de julho, com ação social em unidades do país em reconhecimento à importância dos motoristas e seu trabalho.

Klécio Fiuza falou da importância da parceria, destacando o trabalho do SEST/SENAT com cursos de capacitação para os motoristas e com a campanha que trouxe para Várzea Alegre serviços com atendimento de graça com profissionais de fisioterapia, odontologia e psicologia, além da distribuição de prêmios.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Obra 18/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Várzea Alegre inicia demolição do Centro de Abastecimento. No local será construído o Novo Mercado Público

O Prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), e o Secretário Municipal de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, anunciaram nesta manhã de quinta-feira, 17 de junho de 2021, que a Prefeitura iniciou a demolição do antigo Centro de Abastecimento Josué Alves Diniz, sendo este o início das obras para construção de um novo mercado público, no Centro da cidade.

Zé Helder disse que a obra do novo mercado vem sendo solicitada pelo seu governo ao Governador Camilo Santana (PT), desde 2017. Essa articulação, segundo Zé Helder, teve a importante parceria do então Deputado Estadual, Dr. Sarto Nogueira, atual prefeito de Fortaleza.

Para construção da obra, serão investidos recursos do Governo do Estado, por meio da SOP - Secretaria de Obras Públicas, da ordem de R$ 4.047.837,27 (quatro milhões, quarente e sete mil, oitocentos e trinta e sete reais e vinte e sete centavos).

Segundo o Prefeito, o cronograma de construção é de 12 meses. Para iniciar a construção, foi destinado pelo Governo do Estado, recursos no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), tendo, Camilo Santana, garantido que não faltará verba para que a obra seja executada dentro do prazo de um ano.

Pensado em 2017, no primeiro semestre de 2018, o Prefeito Zé Helder e o Vice-Prefeito, Dr. Fabrício Rolim, apresentaram o projeto ao Governador. Em 09 de julho de 2019, durante inauguração do asfalto da estrada do Riacho Verde e da Areninha Chapada, no bairro Juremal, Camilo Santana, anunciou a liberação de recursos para a obra. Mas, em outubro de 2019, o Ministério Público, provocado por denúncias da oposição, recomendou a anulação do processo de licitação, alegando sobrepreço e recomendando uma nova licitação, o que foi feito.

Segundo Zé Helder, essa obra já deveria ter começado, mas devido ao que classificou de perseguição política por oposicionistas, houve o atraso.

Zé Helder destacou que está feliz com os primeiros passos para a construção dessa obra e por ter, com paciência, conseguindo vencer os entraves burocráticos, inclusive os que foram colocados no caminho pela oposição.

Ele falou que o mais importante é que será uma obra moderna, que servirá a todo o povo de Várzea Alegre e da região, que vai substituir um prédio que foi construído em 1966, com 54 anos de existência, e que cumpriu nesse tempo, a função.

Para Zé Helder, como a cidade cresceu, e mesmo com as melhorias feitas pelo Governo Municipal no Centro de Abastecimento Josué Alves Diniz, a estrutura se apresentou defasada. Ele disse que o novo mercado público continuará com o nome do ex-prefeito Josué Alves Diniz, um homem que deu grande contribuição para o desenvolvimento de Várzea Alegre.

Na próxima semana, o Prefeito anunciará a data de assinatura da Ordem de Serviço para a construção do novo mercado.

Estrutura moderna

O novo mercado público de Várzea Alegre terá estrutura vertical e moderna com três pavimentos - térreo e mais dois andares, no terceiro andar terá uma praça de alimentação. O acesso a esses pavimentos será por meio de um elevador.

De Acordo

Sobre o local da construção ser na mesma área do atual mercado, Zé Helder destacou que dialogou com a comunidade e com comerciantes representados pela CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, sendo esse o local escolhido para a construção.

Feirantes

Os feirantes que negociam no entorno do atual mercado e que são cadastrados na Prefeitura, quando a obra tiver pronta, passarão a negociar em boxes e não mais na área externa do prédio como é atualmente.

A denúncia

A denúncia feita pela oposição ao Ministério Público, de que o preço da obra estava superfaturado, o que foi negado pelo Governo Municipal, mas diante da recomendação do MP para anular a licitação e que fosse feito outro processo, causou prejuízo aos cofres públicos.

Antes de ir para a SOP, a obra seria do orçamento da Secretaria das Cidades com o Convênio nº 086/CIDADES/2019. Estavam destinados para a construção do novo mercado público de Várzea Alegre R$ 3.944.156,82 (três milhões, novecentos e quarenta e quatro mil, cento e cinquenta e seis reais), sendo R$ 3.756.339,73 (três milhões, setecentos e cinquenta e seis mil, trezentos e trinta e nove reais) provenientes do Estado e R$ 187.816,99 (cento e oitenta e sete mil, oitocentos e dezesseis reais) de contrapartida do município.

O Orçamento atual, tendo a oferta da empresa vencedora de menor preço, ainda assim, devido ao aumento de preços dos produtos e materiais de construção, o valor da obra atual é de 4.047.837,27 (quatro milhões, quarente e sete mil, oitocentos e trinta e sete reais e vinte e sete centavos), uma diferença para mais de R$ 103.680,45 (cento e três mil, seiscentos e oitenta reais e quarenta e cinco centavos).

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Município 11/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Várzea Alegre contemplada com Máquina Niveladora doação da CODEVASF

O Prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), esteve com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, na cidade de Tauá, na região do Inhamuns, onde receberam do Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Regional e da CODEVASF - Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco, uma Máquina Niveladora para operar na prestação de serviços à população.

O evento aconteceu com a presença do Deputado Federal, Domingos Neto, no Parque de Exposição de Tauá, às 14h30.

A Máquina Niveladora e outras máquinas são doações da CODEVASF e 30 municípios serão beneficiados. Várzea Alegre esteve entre os primeiros municípios a receber o equipamento.

Zé Helder disse que essa máquina chega em momento oportuno para Várzea Alegre, dada à necessidade do equipamento para a realização de vários serviços, como por exemplo, recuperação de estradas vicinais, entre outros.

O Prefeito agradeceu ao deputado, Domingos Neto (PSD), que tem dado atenção especial a Várzea Alegre, destinando recursos para o município para a área de infraestrutura, de saúde, entre outras demandas que são a ele apresentadas pelo governo municipal.

Elonmarcos Correia comentou que a máquina potencializa o maquinário da Prefeitura, que vem sendo muito usado e necessitando de renovação. Para ele, o patrolamento de estradas e outros serviços são muito requisitados e requerem o uso de máquina niveladora (patrol).

Ele também vez menção ao deputado federal Domingos Neto e a parceria que ele mantém com o povo de Várzea Alegre, colaborando com ações do Governo Municipal, e mais diretamente nesta ação, com a Secretaria de Infraestrutura.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Infraestrutura 26/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Várzea Alegre investirá mais de R$ 2,8 milhões em calçamento e asfaltamento na cidade e zona rural

O Governo de Várzea Alegre, por meio de live, realizou assinatura de Ordem de Serviço para asfaltamento de 14 ruas nos bairros Patos e Riachinho e na vila do distrito de Canindezinho e 6 ruas com pavimentação em pedra tosca nos distritos de Canindezinho, Riacho Verde e Naraniú. A solenidade aconteceu de forma virtual a partir da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre, nesta manhã de segunda-feira, dia 26 de abril.

As obras que receberam Ordem de Serviço têm investimento de R$ 2.894.683,90 (dois milhões oitocentos e noventa e quatro mil seiscentos e oitenta e três reais e noventa centavos), do Ministério do Desenvolvimento Regional, pela Caixa Econômica Federal. Os serviços serão executados pelas empresas Coral e Constran. Serão 18.369,16m2 de pavimentação asfáltica e 7.623,89m2 de pavimentação em pedra tosca. Os recursos foram destinados pelo deputado federal Domingos Neto.

O prefeito Zé Helder agradeceu a parceria e o apoio prestado à Várzea Alegre pelo deputado Federal Domingos Neto (PSD). Ele participou do evento de forma virtual, direto de Fortaleza.

Zé Helder citou que recentemente, com ação de Domingos Neto, Várzea Alegre foi beneficiada com obras de abastecimento de água na zona rural, que em outra ação do parlamentar, o município tem reservados de R$ 4,8 milhões para resolver o problema lixão da cidade com a construção de um aterro sanitário. Esse recurso foi destinado para Várzea Alegre no dia 31 de dezembro de 2020.

O prefeito elogiou sua equipe de secretários pela eficiência na execução dos projetos e a esposa, Sonia Fortaleza, pelo apoio que recebe dela também na gestão.

Sobre as obras, objeto da assinatura de Ordem de Serviço, o prefeito manifestou contentamento por fazer chegar esses benefícios às comunidades, enfatizando que a vida dos moradores e as condições de infraestrutura das comunidades será muito melhor com os serviços de asfaltamento e de calçamento.

O prefeito destacou o papel relevante dos vereadores na representação das comunidades, incentivando a eles continuarem cobrando da gestão e que essas cobranças apresentadas serão analisadas para viabilidade de execução.

Ele destacou o apoio que o Governo de Várzea Alegre tem nos governos federal e estadual, dando como exemplo o deputado Domingos Neto e afirmou que os projetos conquistados com os representantes da oposição também terão apoio e execução pelo governo municipal.

Domingos Neto destacou a competência do prefeito Zé Helder à frente da gestão municipal e o classificou como referência no Ceará. Ele falou sobre a assinatura para projetos de abastecimento de água neste município e agora os projetos de pavimentação asfáltica e de calçamento em várias localidades de Várzea Alegre.

Para Domingos Neto, são ações como as de hoje que justificam o mandato parlamentar. "Em momentos como esse, o mandato passa a valer a pena. São essas obras que vão melhorar a qualidade de vida da população" - disse. Ele agradeceu a parceria com o prefeito Zé Helder e citou sua afinidade com Várzea Alegre ao apresentar um broche e a comenda Deputado Federal Joaquim de Figueiredo Correia, que recebeu neste município.

Ainda usaram a palavra os vereadores Alan Salviano - presidente da Câmara e Dra. Luciana Rolim, representando o vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, que é esposa dela.

Os documentos assinados foram apresentados na internet pelo prefeito Zé Helder, pelo presidente da Câmara Alan Salviano, pelo deputado Domingos Neto, pela vereadora Dra. Luciana Rolim e pelo representante da empresa Coral, Eusébio Alencar.

Estiveram na mesa de honra, o prefeito Zé Helder, a primeira-dama Sônia Fortaleza, o presidente do Legislativo, Alan Salviano, a vereadora Dra. Luciana Rolim, o secretário de Infraestrutura Elonmarcos Correia e o subsecretário de Infraestrutura Helanio Leite. Também estiveram presentes ao evento os vereadores Otoniel Junior, Maiko do Chapéu, Kleiton do Bar, Valdilene Bitu, Ciete Bezerra, Robério Vieira, Menésia Simão e Michael Martins.

Relação das localidades que receberão asfalto e pavimentação.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), informou nesta sexta-feira, 23 de abril, que segunda-feira, dia 26, será realizada uma live, com imagens geradas a partir da Câmara de Vereadores, para assinatura de Ordem de Serviço para asfaltamento de 14 ruas nos bairros Patos e Riachinho e na vila do distrito de Canindezinho e 6 ruas receberão pavimentação em pedra tosca nos distritos de Canindezinho, Riacho Verde e Naraniú. Serão 18.369,16m2 de pavimentação asfáltica e 7.623,89m2 de pavimentação em pedra tosca.

A live será a partir das 09h, com transmissão pela página oficial do Governo de Várzea Alegre no Facebook (@governodevarzeaalegre).

O deputado federal, Domingos Neto (PSD), participará da live. Partiram da iniciativa do parlamentar a indicação de recursos de emendas para essas obras em Várzea Alegre com soma de R$ 2.894.683,90 (dois milhões oitocentos e noventa e quatro mil seiscentos e oitenta e três reais e noventa centavos), do Ministério do Desenvolvimento Regional, pela Caixa Econômica Federal. Os serviços serão executados pelas empresas Coral e Constran.

Zé Helder disse que esses recursos foram destacados para Várzea Alegre ainda no ano passado e que essa Ordem de Serviço proporcionará para a cidade e a zona rural execução de obras que geram trabalho, fator importante neste momento de crise na economia, e quando prontas, darão às essas localidades melhores condições de trafegabilidade, valorização de áreas de terras e residências e conforto para os moradores dessas comunidades.

Relação das localidades que receberão asfalto e pavimentação.

Pavimentação asfáltica: 18.369,16m2

Av. Portugal - Patos

Pavimentação: 3.660,68m2

Rua Principal da Vila Canindezinho - Canindezinho

Pavimentação: 2.619,96m2

Passeio: 875,35m2

Rua Alto Farias Pimentel - 637,20m2 - Riachinho

Rua Lourival Frutuoso de Oliveira - 550,36m2 - Riachinho

Rua Bernardo Mariano (Atual Rua José Pereira da Silva) - 376,02m2 - Riachinho

Rua Raimundo Soares de Souza - 1.188,71m2 - Riachinho

Rua Sem Denominação 01 - 738,68m2 - Riachinho

Rua Poeta Raimundo Lucas Bidinho - 632,58m2 - Riachinho

Travessa Lídio Duarte - 669,19m2 - Riachinho

Rua Barbosa Bento de Jesus - 580,55m2 - Riachinho

Rua Zé Augostinho - 2.757,59m2 - Riachinho

Rua Poeta José Gonçalves Filho - 1.712,39m2 - Riachinho

Rua Pergentino Brito de Lima - 1.593,67m2 - Riachinho

Rua Sem Denominação 02 - 651,58m2 - Riachinho

Área Total do Passeio: 1.149,32m2 - Riachinho

Pavimentação em pedra tosca: 7.623,89m2

Alto dos Romualdos - Riacho Verde

Pavimentação: 2.791,31m2

Passeio: 1.200m2

Alto Santa Izabel - Riacho Verde

Pavimentação: 2.259,35m2

Passeio: 583,80m2

Rua Três Irmãos - Riacho Verde

Pavimentação: 450m2

Passeio: 216m2

Rua Francisco Máximo de Andrade - Riacho Verde

Pavimentação: 618,05m2

Passeio: 101,08m2

Acesso à Escola da Vila Canindezinho - Canindezinho

Pavimentação: 630,36m2

Passeio: 133,44m2

Vila Alto dos Andres - Naraniú

Pavimentação: 874,82m2

Passeio: 255,73m2

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Obra 23/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Várzea Alegre dará Ordem de Serviço para asfaltamento e calçamento de ruas na cidade e distritos

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), informou nesta sexta-feira, 23 de abril, que segunda-feira, dia 26, será realizada uma live, com imagens geradas a partir da Câmara de Vereadores, para assinatura de Ordem de Serviço para asfaltamento de 14 ruas nos bairros Patos e Riachinho e na vila do distrito de Canindezinho e 6 ruas receberão pavimentação em pedra tosca nos distritos de Canindezinho, Riacho Verde e Naraniú. Serão 18.369,16m2 de pavimentação asfáltica e 7.623,89m2 de pavimentação em pedra tosca.

A live será a partir das 09h, com transmissão pela página oficial do Governo de Várzea Alegre no Facebook (@governodevarzeaalegre).

O deputado federal, Domingos Neto (PSD), participará da live. Partiram da iniciativa do parlamentar a indicação de recursos de emendas para essas obras em Várzea Alegre com soma de R$ 2.894.683,90 (dois milhões oitocentos e noventa e quatro mil seiscentos e oitenta e três reais e noventa centavos), do Ministério do Desenvolvimento Regional, pela Caixa Econômica Federal. Os serviços serão executados pelas empresas Coral e Constran.

Zé Helder disse que esses recursos foram destacados para Várzea Alegre ainda no ano passado e que essa Ordem de Serviço proporcionará para a cidade e a zona rural execução de obras que geram trabalho, fator importante neste momento de crise na economia, e quando prontas, darão às essas localidades melhores condições de trafegabilidade, valorização de áreas de terras e residências e conforto para os moradores dessas comunidades.

Relação das localidades que receberão asfalto e pavimentação.

Pavimentação asfáltica: 18.369,16m2

Av. Portugal - Patos

Pavimentação: 3.660,68m2

Rua Principal da Vila Canindezinho - Canindezinho

Pavimentação: 2.619,96m2

Passeio: 875,35m2

Rua Alto Farias Pimentel - 637,20m2 - Riachinho

Rua Lourival Frutuoso de Oliveira - 550,36m2 - Riachinho

Rua Bernardo Mariano (Atual Rua José Pereira da Silva) - 376,02m2 - Riachinho

Rua Raimundo Soares de Souza - 1.188,71m2 - Riachinho

Rua Sem Denominação 01 - 738,68m2 - Riachinho

Rua Poeta Raimundo Lucas Bidinho - 632,58m2 - Riachinho

Travessa Lídio Duarte - 669,19m2 - Riachinho

Rua Barbosa Bento de Jesus - 580,55m2 - Riachinho

Rua Zé Augostinho - 2.757,59m2 - Riachinho

Rua Poeta José Gonçalves Filho - 1.712,39m2 - Riachinho

Rua Pergentino Brito de Lima - 1.593,67m2 - Riachinho

Rua Sem Denominação 02 - 651,58m2 - Riachinho

Área Total do Passeio: 1.149,32m2 - Riachinho

Pavimentação em pedra tosca: 7.623,89m2

Alto dos Romualdos - Riacho Verde

Pavimentação: 2.791,31m2

Passeio: 1.200m2

Alto Santa Izabel - Riacho Verde

Pavimentação: 2.259,35m2

Passeio: 583,80m2

Rua Três Irmãos - Riacho Verde

Pavimentação: 450m2

Passeio: 216m2

Rua Francisco Máximo de Andrade - Riacho Verde

Pavimentação: 618,05m2

Passeio: 101,08m2

Acesso à Escola da Vila Canindezinho - Canindezinho

Pavimentação: 630,36m2

Passeio: 133,44m2

Vila Alto dos Andres - Naraniú

Pavimentação: 874,82m2

Passeio: 255,73m2

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Obra 01/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Várzea Alegre é beneficiada com projetos do Programa Saneamento Brasil Rural

Várzea Alegre é dos municípios do Ceará comtemplado pelo Programa Saneamento Brasil Rural. O programa é do Governo Federal, executado pela FUNASA Ceará, fruto de emendas do deputado federal Domingos Neto (PSD).

Na manhã desta segunda-feira, 01 de março de 2021, foi realizada live na sede da Funasa - Fortaleza, transmitida também pela página da Prefeitura no Facebook e que, entre outras autoridades, contou com a participação do deputado federal Domingos Neto (PSD), do Coronel Giovane Gomes - Presidente da Funasa, de Marlos Costa - Superintendente da Funasa no Ceará, do prefeito Zé Helder (MDB), do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, do Presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano e do Secretário Municipal de Infraestrutura, Elonmarcos Correia.

Na ocasião do evento virtual em respeito às regras sanitárias contra a Covid-19, Várzea Alegre recebeu a assinatura de ordens de serviço para execução de dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, no valor de R$ 792.467,41 e para Serviços de Bombeamento e de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água em oito Poços Tubulares Profundos com Chafariz de 5.000L, no valor de valor de R$ 155.708,56.

O primeiro projeto será executado pela empresa Cosampa Projetos e Construções Ltda e Edmil Construções S/A e o segundo pela empresa Edmil Construções S/A e Barreto Serviços de Perfuração de Poço LTDA.

Zé Helder destacou que Domingos Neto, que é relator do Orçamento da União, é um parceiro de Várzea Alegre, e que esse projeto para sistemas de abastecimento e de bombeamento de água terá funcionalidade de grande importância para a população rural do município.

Zé Helder falou que, além das obras com ordens de serviço dadas nesta segunda-feira, Domingos Neto já destinou cerca de R$ 20 milhões para Várzea Alegre e citou como exemplo, R$ 4 milhões e oitocentos mil para o aterro sanitário e cerca de R$ 9 milhões para custeio, inclusive da saúde. O prefeito agradeceu ao deputado o apoio dado à população varzealegrense.

O deputado, Domingos Neto, enfatizou que o Programa Saneamento Brasil Rural é pioneiro no estado do Ceará, dá protagonismo à FUNASA na condução e execução desses projetos diminuindo a burocracia e barateando as obras.

O parlamentar citou ainda recursos para a saúde, com repasse de cerca de R$ 9 milhões, citou os R$ 4 milhões e 8 mil para o aterro sanitário de Várzea Alegre, mais R$ 2 milhões e 800 mil para obras de calçamento e asfalto contemplando zona urbana e os distritos de Canindezinho, Riacho Verde e Naraniu, R$ 2 milhões para pavimentação da estrada de acesso ao Cristo Ressuscitado, Capela de Maria de Bil e ao Açude Deputado Luiz Otacílio Corria, R$ 2 milhões para mais uma etapa da urbanização da Lagoa de São Raimundo Nonato e mais R$ 250 mil para construção de mais uma areninha na cidade.

Participaram da live o Coronel Giovane Gomes - Presidente da Funasa; Marlos Costa -Superintendente da Funasa no Ceará; Domingos Neto - Deputado federal; Dr. Petrônio, coordenador dos projetos da Funasa; Dra. Alexsandra, chefe da engenharia da Funasa; Zé Helder - prefeito de Várzea Alegre; Dr. Fabrício Rolim - vice-prefeito de Várzea Alegre; Alan Salviano - Presidente da Câmara Municipal de Vereadores; Elonmarcos Correia - Secretário de Infraestrutura de Várzea Alegre; George Inácio - Coordenador Municipal da Defesa Civil; José da Costa - Presidente da FAMUVA e os vereadores Ciete Bezerra; Kleiton do Bar; Robério Vieira; Dra. Luciana Rolim; Maiko do Chapéu; Menésia Simião; Otoniel Júnior; e Valdilene Bitu.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Obra 15/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito de Várzea Alegre visita obras de construção do açude do Mundo Novo de Baixo

Após chuva de 160mm, registrada na madrugada desta segunda-feira, 15, na Vila São Caetano, distrito de Naraniú, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), esteve nesta manhã na comunidade de Mundo Novo de Baixo, na companhia do secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia e do vereador Robério Vieira.

Zé Helder foi conferir a construção do açude da comunidade, iniciada recentemente. O prefeito destaca que as obras estão andando com celeridade e que a chuva não causou dano ao açude em construção.

No dia 14 de novembro de 2020, com a presença do ex-vereador Estevaldo Leandro e de moradores da localidade, o secretário Elonmarcos, assinou a ordem de serviço da obra. O prefeito Zé Helder não pode comparecer porque estava em campanha pela sua reeleição.

A construção do açude do Mundo Novo de Baixo, tem articulação de recursos financeiros do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim e da vereadora Dra. Luciana Rolim. O dinheiro, um montante de R$ 432.101,50, foi conseguido por verba de emenda parlamentar junto ao do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS.

A construção está na responsabilidade da empresa M. Minervino Neto Construções. Zé Helder disse que quando estiver pronto, o açude será um grande benefício para a população, sanando a carência de água na região.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

#Infraestrutura 02/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Demutran de Várzea Alegre tem um novo diretor

O Demutran - Departamento Municipal de Trânsito de Várzea Alegre tem um novo comandante: Klécio Dawison Fiúza Saraiva (Klecim de Saraiva). Ex-Sargento do Exército Brasileiro, ele tem 56 anos de idade e assumiu o cargo na noite desta segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021, em solenidade comandada pelo prefeito da cidade, Zé Helder (MDB), com as presenças do presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano Lima (MDB), do secretário municipal de Infraestrutura, Elonmarcos Correia e dos agentes de trânsito, na sede do órgão.

Klecim de Saraiva assume a vaga deixada pelo diretor, Evandro Feitosa, que comandou o Demutran nos últimos 4 anos.

O prefeito Zé Helder agradeceu ao Evandro a dedicação nestes quatro e afirmou que ele continua integrando a equipe do departamento municipal de trânsito.

O Prefeito disse que o Demutran é um órgão que acumula problemas, exigindo mudanças de comando com certa frequência.

Falando ao novo diretor e a equipe, Zé Helder cobrou que sejam implementadas mais ações que trabalhem a conscientização da comunidade para um trânsito seguro.

Para frear os acidente e mortes no trânsito, o governador do Ceará, Camilo Santana, fará uma redistribuição de ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços com os municípios que conseguirem diminuir esses casos. "Vamos buscar alternativas de melhor disciplinar os condutores. O Estado, através da nova lei de distribuição do ICMS, implantou alguns requisitos, entre estes estão que os municípios que conseguirem diminuir a mortalidade infantil, casos de infartos e mortes por infartos e acidente e mortes por acidentes de trânsito, receberão uma fatia maior das receitas do imposto. Nós vamos implementar então mais políticas preventivas. Neste sentido, conversamos com prefeitos da região para a implantações de medidas que garantam um trânsito cada vez mais seguro e salve mais vidas em nossas cidades", disse o prefeito Zé Helder.

Klecim de Saraiva já teve a primeira reunião com agentes de trânsito da cidade e entre as suas diretrizes estão trabalhar mais a conscientização do cidadão, fazendo um serviço mais voltado para a educação do que para a punição. "Sempre fui um ser comunitário. Vamos tornar o Demutran um órgão para educar, proteger a população e deixar aquela visão do um órgão punitivo", destacou.

Ele citou que a sua gestão será para garantir trânsito seguro para o cidadão e que haverá punição para quem infringir as regras que quebrem essa segurança para as pessoas. "Nós vamos agir protegendo a população e punindo os infratores, assim como faz a polícia", disse.

Zé Helder anunciou ainda que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, fará a renovação da sinalização de trânsito de toda a cidade e que o Demutran receberá uma motocicleta nova equipada para servir como viatura.

Ele disse ainda que o vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, conseguiu com o deputado estadual Marcos Sobreira, que fossem doados quatro veículos SW4 para a Secretaria de Infraestrutura do município e que vai averiguar a situação mecânica desses carros, já afirmando que um desses veículos será adaptado para servir como viatura do Demutran.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 31/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo Municipal entrega a população "Monumento Várzea Alegre 150 anos"

A Prefeitura Municipal entregou a população na noite dessa quarta-feira, 30 de dezembro de 2020, o monumento "Várzea Alegre 150 Anos", erguido no calçadão do Parque Cívico São Raimundo Nonato para homenagear o sesquicentenário da cidade, fundada em 10 de outubro de 1870.

Adotando medidas sanitárias em contenção ao covid-19, a solenidade de inauguração do monumento foi transmitida pela internet pela página do Governo Municipal, na rede social Facebook.

Estiveram presencialmente no local o prefeito Zé Helder (MDB), a primeira-dama, Sônia Fortaleza, o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Dra. Luciana Rolim, o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, e o representante da Empresa FF Empreendimentos e Serviços Ltda, Flávio Coutinho.

Zé Helder destacou que o monumento deveria ter sido inaugurado em 10 de outubro durante o aniversário da cidade, mas por conta da pandemia, o evento teve que ser adiado e que a extensa programação para comemorar os 150 anos de Várzea Alegre foi prejudicada pelo novo coronavírus.

Nesse cronograma de adiamentos, a ordem de serviço para construção do monumento foi dada e assinada pelo secretário Elonmarcos Correia, no dia 10 de outubro. O investimento é de R$ 115.463,52, recursos do Tesouro Municipal.

Zé Helder destacou a história de Várzea Alegre nestes 150 anos, cintando os fundadores do município a partir dos colonizadores portugueses Capitão Agostinho Duarte Pinheiro e o Alferes Bernardo Duarte Pinheiro, e Raimundo Duarte Bezerra (Papai Raimundo - o fundador da cidade), e lideranças como os ex-prefeitos Dr. José Iran Costa (in memoriam) e Dr. Pedro Sátiro.

O prefeito explicou que o monumento conta com 149 canos e mais um mastro que representam os 150 anos da cidade. Ele falou também de sua satisfação em ter, como prefeito, executado projeto de urbanização da lagoa de São Raimundo Nonato.

Zé Helder anunciou conquista de mais recursos para investir em obras que beneficiarão a lagoa, como por exemplo, realizar o desassoreamento dela.

Ele agradeceu o apoio da população pela sua recondução ao cargo de prefeito da cidade para o quarto mandato e que haverá esses investimentos na Lagoa, na construção de um novo mercado público, mas que, continuará investindo especialmente nas pessoas, melhorando a qualidade de vida da população.

Falando sobre a homenagem ao município, Elonmarcos destacou que o monumento representa a continuidade do trabalho pelo desenvolvimento de Várzea Alegre com mais investimentos na cidade.

Dr. Fabrício Rolim, pontuou que a população deve se cuidar contra a covid-19 e reafirmou o compromisso de atuar ao lado do prefeito para conquistar para Várzea Alegre obras importantes e recursos financeiros para ampliar as ações no município.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Obra 29/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo de Várzea Alegre inaugura monumento na quarta-feira

O Governo Municipal inaugurará nesta quarta-feira, 30 de dezembro de 2020, às 19h, com transmissão pela internet, o Monumento "Várzea Alegre 150 anos".

Contando com 149 tubos e mais um mastro que representam o sesquicentenário da cidade, o monumento foi construído no calçadão do Parque Cívico São Raimundo Nonato pela empresa FF Empreendimento e Serviços Ltda, sendo obra do escritório Werton Engenharia & Arquitetura, projetada pelo arquiteto Sávio Cidade Werton.

A ordem de serviço foi dada em 10 de outubro de 2020, assinada pelo Secretário de Infraestrutura do município, Elonmarcos Correia, com investimento de R$ 115.463,52, recursos do Tesouro Municipal.

O prefeito Zé Helder (MDB), destacou que o monumento erguido no Parque Cívico São Raimundo marca a passagem dos 150 anos da cidade. "Nosso governo tinha organizado uma extensa programação festiva para comemorar os 150 anos da cidade, mas tivemos o problema da pandemia do novo coronavírus e as prioridades nacionais e locais foram voltadas para combater a doença. Mas, a gente precisava marcar essa data tão importante para a cidade e para o nosso povo, então, com recursos financeiros próprios do município, construímos esse monumento, que permite uma bela visão da lagoa de São Raimundo Nonato, local que deu origem a Várzea Alegre, cidade fundada em 10 de outubro de 1870", disse.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Obra 07/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Várzea Alegre construiu passagens molhadas no São Cosme e Timbaúbas

Com recursos do tesouro municipal, o Governo de Várzea Alegre construiu as passagens molhadas das comunidades de São Cosme e Timbaúbas - Sede Rural.

Nesta segunda-feira, 07, o prefeito Zé Helder (MDB), esteve nas comunidades onde vistoriou as construções. Segundo Zé Helder, com a passagem molhada do São Cosme, foram investidos R$ 30.614,89 e na da Timbaúba, o investimento foi de R$ 52.946,06.

As passagens molhadas eram reivindicações antigas dos moradores daquela região e facilitará o trânsito entre as comunidades, especialmente, no período chuvoso.

Zé Helder disse que para as construções, o município utilizou recursos financeiros a partir de uma estratégia de economia que tem dado ao governo local condições para realizar algumas obras e garantir contrapartida em outros projetos.

Eleito para o quarto mandato a partir de janeiro de 2021, Zé Helder, disse que está estruturando o governo para mais investimentos em obras na cidade e na zona rural.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

#Obra 18/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Várzea Alegre: Assinada Ordem de Serviço para construção do açude do Mundo Novo de Baixo

O Governo de Várzea Alegre deu ordem de serviço neste sábado, dia 14, para construção do açude do Mundo Novo de Baixo, distrito de Naraniu, na comunidade, com as presenças do secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, do ex-vereador Estevaldo Leandro, do construtor Manoel Minervino Neto e de pessoas da localidade.

Os recursos, da ordem de R$ 432.101,50, são originários do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS. A construção está na responsabilidade da empresa M. Minervino Neto Construções.

Os recursos para a obra do açude foram articulados pelo vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim com o então deputado federal Adahail Carneiro.

Elonmarcos Correia destacou que a construção do açude do Mundo Novo representa a ampliação das reservas de água do município, sendo relevante para a comunidade.

Para Estevaldo Leandro, a construção do reservatório é uma conquista da comunidade que sanará as deficiências de água do Mundo Novo.

Nesta segunda-feira, 16, o prefeito Zé Helder comentou que a gestão municipal, sob sua responsabilidade e do vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, cumpre um compromisso com a comunidade e garante oferta de água para a população.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Infraestrutura 13/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura entrega obras e anuncia novas construções no Riacho Verde

O Governo de Várzea Alegre continua entregando obras que foram recentemente concluídas e visitando outras que estão em andamento em todo o município.

Nesta quarta-feira, 12, o prefeito Zé Helder entregou no distrito de Riacho Verde um completo Sistema Coletivo de Abastecimento de Água, na comunidade de Alto Santa Isabel. "Estou muito feliz em saber que estamos resolvendo, no nosso governo, um dos problemas principais aqui nesta comunidade", disse.

O prefeito prometeu que até o final da gestão a Prefeitura realizará a pavimentação de uma importante ladeira da comunidade.

Também, no Alto Santa Isabel, a Prefeitura entregou 05 novas casas. As casas eram de taipa e foram reconstruídas em alvenaria pelo Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR.

Simbolicamente a entrega das casas foi feita pelo prefeito Zé Helder, quando repassou as chaves de uma das 05 residências à Fátima da Silva. Ela agradeceu o benefício da nova moradia.

Na presença do líder comunitário, Maurício Ferreira, o prefeito Zé Helder, anunciou que a Prefeitura executará o calçamento da ladeira da Vazante, que é uma demanda antiga dos moradores.

Segundo Maurício Ferreira a pavimentação da ladeira é um sonho antigo dos moradores, e que agora sairá do papel.

Zé Helder disse que a obra será iniciada em breve porque a Prefeitura já está com os recursos financeiros garantidos.

Outra obra importante em execução na Vazante é a construção do Sistema Coletivo de Abastecimento de Água, que está em fase de finalização.

O prefeito agradeceu o apoio recebido do ex-senador Eunício Oliveira, que no mandato, priorizou e destinou emendas parlamentares para Várzea Alegre, garantindo a execução de importantes obras e benefícios para a população.

No Riacho Verde, seguindo essa maratona de inaugurações e de visitas a obras públicas, o prefeito esteve na companhia do vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, do secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, da vereadora e vice-presidente da Câmara de Vereadores, Dra. Luciana Rolim, do vereador Dedé da Topic e do líder comunitário, Maiko do Chapéu.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

#Infraestrutura 12/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Várzea Alegre entregou sistemas coletivos de abastecimento de água no São Nicolau e no Juazeirinho

O benefício da água encanada, chegando na casa das famílias é a garantia de mais saúde e qualidade de vida. A Prefeitura de Várzea Alegre inaugurou na tarde e início de noite desta terça-feira, 11 de agosto de 2020, dois Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água no distrito de Canindezinho, nas comunidades de São Nicolau e Juazeirinho.

Com o sistema de abastecimento de água do São Nicolau foram investidos R$ 160.186,53 e o benefício chegou para 22 famílias. Segundo o líder comunitário João Soares (João de Swinga), a comunidade de São Nicolau esperou 20 anos pela construção desse sistema. Ele agradeceu o trabalho da comunidade e o compromisso da gestão com a construção do abastecimento de água.

No sítio Juazeirinho, o sistema antigo não atendia mais a demanda da população e foi construído um novo sistema de abastecimento de água para atender 123 famílias. Os recursos investidos nessa construção somaram R$ 292.705,02.

O líder comunitário Sandro Santos, falou que no ano passado os membros da Associação Comunitária reivindicaram ao prefeito Zé Helder e a Prefeitura atendeu o pedido, construindo um novo sistema de abastecimento de água.

O prefeito Zé Helder disse que o governo municipal está numa caravana de assinatura de ordens de serviço e de inaugurações de obras, que tiveram projetos atrasados por conta da pandemia de novo coronavírus, mas que agora, com a flexibilização, os projetos estão sendo retomados.

Zé Helder destacou a importância dos sistemas coletivos de abastecimento de água para as comunidades, afirmando que além da comodidade e conforto, a água em casa representa qualidade de vida e saúde.

O vereador Antônio Alcântara, falou da luta por benefícios para o Canindezinho e que estava satisfeito com a gestão pelo atendimento das demandas da comunidade, citando os sistemas de abastecimento de água e a reforma e ampliação UBS - Unidade Básica de Saúde da localidade.

Vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Dra. Luciana Rolim disse que água é um dos benefícios mais importantes para as comunidades e construir sistemas de abastecimento de água faz chegar para as famílias saúde e qualidade de vida.

Dr. Fabrício Rolim destacou a luta e o empenho do governo municipal para conseguir os recursos e para construir os sistemas de abastecimento de água de Juazeirinho e São Nicolau, prevalecendo o compromisso da gestão com a população.

Para o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, cada passo dado na direção de atender a população é a confirmação do compromisso do governo municipal com as causas e lutas populares. Ele disse que a água que chega nas casas dessas famílias e um bem de valor incalculável pelo fim do sofrimento de sair todos os dias a procura de fonte de água pelo benefício da saúde.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 11/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura entrega sistemas de abastecimento de água de Juazeirinho e São Nicolau

Expandindo a rede de abastecimento de água nas comunidades rurais do município, o Governo de Várzea Alegre realizará no sítio Juazeirinho, evento virtual, nesta terça-feira, 11, a partir das 17h30m, no qual o prefeito Zé Helder, inaugurará os Sistemas Coletivos de Abastecimento D'Água do Juazeirinho, na ordem de R$ 292.705,02 e do São Nicolau com custo de R$ 160.185,53, ambos em Canindezinho.

Essa série de obras hídricas soma um volume de investimento de R$ 2.258.097,35, verba de emenda do então senador Eunício Oliveira. Com todos os sistemas de abastecimento prontos, serão beneficiadas mais de 590 famílias em nove comunidades.

A prefeitura já entregou os Sistemas Coletivos de Abastecimento D'Água da Lagoa Redonda e Mundo Novo de Cima em Naraniú e Charneca na Sede Rural.

O prefeito Zé Helder destacou que vários projetos foram prejudicados pela pandemia do novo coronavírus, vez que o setor da construção civil estava parado ou funcionando parcialmente.

Agora, com a reabertura de parte da atividade econômica foi possível retomar essas construções que em breve beneficiarão a população dessas localidades.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 10/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo de Várzea Alegre acompanha construção de calçamento no sítio Coité

O Governo de Várzea Alegre desenvolve intenso projeto de pavimentação de ruas e de ladeiras na zona rural do município.

Neste domingo, 09, o governo se fez presente na comunidade de Coité - Sede Rural, onde o prefeito Zé Helder, o vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, o Secretário de Infraestrutura - Elonmarcos Correia, o construtor Claudenor Duarte, os vereadores Alan Salviano, Dra. Luciana Rolim e Kleiton do Bar e o morador Pedro Barbosa acompanharam a execução do calçamento da ladeira da comunidade.

Zé Helder falou que a obra era um pedido antigo dos moradores do Coité e daquela região. Ele disse que o governo havia firmado compromisso com a comunidade e que a execução da obra passou a ser um dos principais objetivos para melhorar o trânsito de pessoas e de veículos na localidade. A obra está sendo executada pela Empresa Tela Serviços e Eventos Ltda.

O prefeito destacou que esses calçamentos de ladeiras estão sendo feitos com recursos próprios da Prefeitura. Serão investidos recursos da ordem de R$ 264.918,77, beneficiando as localidades de Coité, Capão (Alargamento), Chico (Trechos 01 e 02), Cristo Rei, Piranhas e Zé Lopes.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 08/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Assinada a ordem de serviço para calçamento da estrada Serrote/Boa Vista

O Governo de Várzea Alegre construirá o calçamento do trecho entre o sítio Serrote e a ponte do sítio Boa Vista, Sede Rural deste município.

O prefeito Zé Helder assinou a Ordem de Serviço, em solenidade virtual na noite desta sexta-feira, 07, com as presenças do vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, do secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, do vereador Cleiton do Bar e de Antônia Bitu - representante dos moradores do sítio Serrote.

Segundo Zé Helder, a promessa de melhorias na estrada que leva ao açude Deputado Luiz Otacílio Correia (Olho D'Água) na comunidade de São Vicente e interliga várias comunidades, vem desde a inauguração do reservatório. O benefício foi cobrado, na época, pelo ex-prefeito Dr. Pedro Sátiro e pelo ex-deputado Otacílio Correia, a Ciro gomes e ao então governador Tasso Jereissati.

Tasso, em 30 de junho de 1998, na inauguração do açude, anunciou que a estrada seria asfaltada, mas a promessa não se concretizou.

O trecho do calçamento é uma obra com investimento de R$ 524.016,01, recursos conveniados entre o Município e a Secretaria das Cidades do Governo do Ceará, com contrapartida da Prefeitura.

Zé Helder agradeceu ao Dr. Pedro Sátiro por todas as suas gestões e os benefícios que elas proporcionaram ao município. Na live Zé Helder disse que Dr. Pedro foi acometido pela Covid-19 e que está bem, se recuperando da doença. Ele lembrou de outras pessoas que sonharam com a melhoria da estrada, como por exemplo, o vereador Joaquim Inácio (in memoriam).

Falando em recursos financeiros para obras, Zé Helder disse que projetou pelo governo municipal, por meio de diversas frentes, parcerias e convênios, mais de R$ 15 milhões, para comemorar o sesquicentenário da Várzea Alegre, mas que esses investimentos foram prejudicados pela pandemia.

Ainda sobre a estrada, Zé Helder firmou compromisso com a comunidade de até o final de 2020, quando encerrará o mandato, deixar recursos para que o próximo gestor leve o calçamento até a comunidade de São Vicente.

Dr. Fabrício Rolim, falou do compromisso da gestão com o povo e que o calçamento facilitará o trânsito na comunidade em épocas de chuva e de seca.

Elonmarcos destacou que o calçamento é uma promessa de longos anos que será cumprida pela gestão e que o compromisso é viabilizar recursos que garantam que o calçamento chegue até a comunidade de São Vicente.

Cleiton do Bar disse que o povo precisa do calçamento que ajudará muito as comunidades, especialmente ao povo do Ibicatu.

Representado a comunidade de Serrote, Antônia Bitu (Tia Tonha), manifestou alegria e disse que o calçamento da estrada beneficia as pessoas das redondezas. Essa obra beneficia aos varzealegrenses, o povo de Cariús, de Farias Brito e do mundo todo. A última lapada de lama foi nesse inverno, antes da pandemia", disse.

Tia Tonha também manifestou admiração pela equipe que faz a gestão pelo respeito e por honrar os compromissos.

Novas Obras

O prefeito Zé Helder destacou que até 14 de agosto serão lançadas outras obras públicas. Ele disse também que as obras públicas fortalecem a economia com a geração de empregos.

Escolas Nota 10

Zé Helder manifestou alegria ao ser informado na manhã de hoje pelo secretário de Educação, Antônio Fernandes, de que Várzea Alegre emplacou 12 unidades de ensino na avaliação do SPAECE, com o prêmio Escola Nota 10. "Ano passado, de seis escolas premiadas com o Escola Nota 10, da CREDE 17, quatro escolas foram de Várzea Alegre. Este ano, no SPAECE Várzea Alegre tem 12 escolas Nota 10". Ele agradeceu a todas da educação, as famílias pelos resultados e disse que os alunos estão aprendendo mais.

Novo Mercado

Outra notícia dada pelo prefeito é que foi assinado o convênio para construção do novo mercado público, obra de interesse da gestão que está na SOP - Superintendência de Obras Públicas. A construção terá investimento de mais de R$ 4 milhões.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 07/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Ordem de Serviço de trecho da estrada do Serrote/Boa Vista será assinada

O Governo de Várzea Alegre realizará na comunidade de Serrote, evento virtual, nesta sexta-feira, 07, a partir das 17h30m, no qual o prefeito Zé Helder, assinará Ordem de Serviço para calçamento da estrada que corta a comunidade no trecho compreendido entre a ladeira de Herculano e a ponte do Riacho do Machado, no Sítio Boa Vista.

Zé Helder informou que serão investidos na obra R$ 524.016,01, recursos conveniados entre o Município e a Secretaria das Cidades do Governo do Ceará, com contrapartida da Prefeitura. A obra será executada pela Empresa Construtora Vértice Ltda.

Havia promessa de melhoramentos nesta estrada desde 1998, pelo então governador Tasso Jereissati, ocasião da Inauguração do Açude Deputado Luiz Otacílio Correia (Olho D'Água).

Segundo Zé Helder, essa estrada dará melhores condições de tráfego e de ligação entre as comunidades da região. "Sempre tive em mente essa promessa de melhorias para essa estrada. Nesse primeiro momento, conseguimos os recursos para esse primeiro trecho, mas continuaremos lutando para conseguir levar o calçamento até o sítio São Vicente", disse.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Asa Film

#Infraestrutura 05/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Várzea Alegre: Assinada Ordem de Serviço para pavimentação de 18 ruas em diversos bairros

Em ação do Governo Municipal, foi assinada pelo prefeito Zé Helder, na noite desta terça-feira, 04 de agosto de 2020, Ordem de Serviço para pavimentação de 18 ruas em diferentes bairros de Várzea Alegre.

A solenidade aconteceu de forma virtual, com live transmitida pelas redes sociais do governo, a partir da Rua Chico Martins, no bairro Sanharol.

Além da presença do prefeito, estiveram na solenidade o vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, a vice-presidente da Câmara de Vereadores, Dra. Luciana Rolim, o secretário de Infraestrutura Elonmarcos Correia e Erisvando Rodrigues, representante dos moradores da rua.

Zé Helder pontuou que desde 2018 há o projeto para calçamento da Rua Chico Martins e de outras ruas, mas houve dificuldades financeiras do Estado, da União e do Município quanto à captação de receitas. Agora com reservas de recursos, resultados de planejamento e de economia, será possível expandir a rede de calçamento para mais 18 ruas na cidade.

O prefeito citou que os desafios impostos para essa sua terceira gestão, agora com o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, são grandes, passando por demandas da população como recuperação do terminal rodoviário da cidade que recebeu da gestão anterior um prédio deteriorado, falta de luminárias em vários pontos, inclusive já foram instaladas mais de 1300 luminárias na cidade e na zona rural, ginásio do Sanharol precisando de reforma, que já foi feita, matadouro público, uma obra problemática, que foi feita e entregue à população. "Recebemos uma cidade precisando de muitas reformas, recuperação de prédios, organização de serviços e estamos, ao longo do governo, vencendo esses desafios. Às vezes demora, porque são situações que requerem planejamento, mas nosso compromisso é o de fazer acontecer, como hoje estamos aqui, lançando esse conjunto de obras de calçamento", disse.

Dr. Fabrício Rolim enalteceu a luta dos moradores do bairro Sanharol pelas melhorias para suas comunidades, sustentou o compromisso da gestão com o povo e disse que a pavimentação dessas 18 ruas são a garantia de melhorias na infraestrutura das comunidades e que isto acontece pelo esforço da gestão que se supera num ambiente de dificuldades.

Dra. Luciana Rolim disse que essas obras que estão sendo realizadas atendem a anseios da população. Ela falou que a luta do governo, com apoio do Legislativo, é para garantir a realização dessas melhorias para a população. No caso da pavimentação com a Ordem de Serviço ela destacou que é mais um sonho dos moradores realizado.

Erisvando Rodrigues falou do projeto, da espera dos moradores pela obra e destacou confiança na gestão para concretização do calçamento da Rua Chico Martins. Ele aproveitou para fazer mais duas reivindicações: a instalação de um quebra-molas e da tubulação para escoamento das águas da rua.

O prefeito autorizou e pediu que antes a empresa responsável pela obra apresente um orçamento sobre valores financeiros dos pedidos.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Infraestrutura 03/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo de Várzea Alegre anunciará pavimentação de mais 18 ruas

Nesta terça-feira, 04 de agosto de 2020, a Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Infraestrutura, assinará Ordem de Serviço para pavimentação de mais 18 ruas na cidade.

O prefeito Zé Helder, o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim e o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, anunciarão a Ordem de Serviço por meio de live, nas redes sociais do governo municipal, a partir das 17h30, direto da Rua Chico Martins, na Vila Chique, bairro Sanharol.

Com mais essas ruas que serão pavimentadas, Várzea Alegre recebe benefício que melhora as condições urbanísticas e valoriza terrenos e construções nestas áreas, além do conforto para o trânsito de pedestres e de veículos.

Relação das Ruas que serão pavimentadas:

01. Rua Antônio Mandú de Oliveira - Bairro Sanharol;

02. Rua Chico Inácio - Bairro Juremal;

03. Rua Chico Martins - Bairro Sanharol;

04. Rua Cicero Costa de Oliveira - Bairro Dona Rosinha;

05. Rua Francisco Francinilson Martins - Bairro Varjota;

06. Rua José Augusto Leite - Bairro Varjota;

07. Rua Manoel Gonçalves de Oliveira - Bairro Riachinho;

08. Rua Maria Augusto de Lima - Bairro Varjota;

09. Rua Maria Gonçalves de Oliveira - Bairro Riachinho;

10. Rua Moacir Bitu - Bairro Varjota;

11. Rua Osvaldo Crus - Bairro Patos;

12. Rua Raimunda Tavares - Bairro Alto do Tenente;

13. Rua Raimundo Cardoso - Bairro Riachinho;

14. Rua Sem Denominação Oficial - Bairro Major Joaquim Alves;

15. Rua Vicente Alves Bezerra - Bairro Alto do Tenente;

16. Travessa Assis Cardoso - Bairro Betânia;

17. Travessa Riacho do Machado - Bairro Grossos;

18. Margens da Br-230 Esquina com a Rua Jorge Siebra - Bairro Alto da Prefeitura.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Infraestrutura 29/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Técnicos da SOP visitam local onde será construído o novo mercado público de Várzea Alegre

Na manhã desta terça-feira, 28 de julho, técnicos da SOP - Superintendência de Obras Púbicas do Governo do Estado do Ceará, estiveram em Várzea Alegre e visitaram o atual mercado púbico Josué Alves Diniz. O prédio deverá ser demolido e dará lugar ao novo mercado público do município.

O secretário de Infraestrutura da cidade, Elonmarcos Correia, com a equipe técnica da secretaria, acompanharam a vistoria feita no prédio pelos técnicos da SOP.

Recentemente, o prefeito Zé Helder, atendendo orientações do deputado estadual Dr. Sarto Nogueira - presidente da Assembleia Legislativa, e do governador Camilo Santana, remanejou o projeto da Secretaria das Cidades para a SOP com o objetivo de superar a burocracia e dar celeridade a obra, considerada a prioridade em infraestrutura da terceira gestão de Zé Helder à frente da prefeitura.

Para o prefeito, a visita dos técnicos da SOP significa um passo relevante no destravamento do projeto e abre uma nova oportunidade para que a obra avance.

O convênio para a construção do novo mercado envolve recursos financeiros de mais de R$ 3,9 milhões do Governo do Estado e tem contrapartida do Município.

Segundo o prefeito, além de outras questões de ordem burocrática, a pandemia do novo coronavírus prejudicou o andamento do projeto e da obra, que agora passa por essa nova análise, saindo da secretaria das cidades para a SOP.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Miguel Marcelo

#Infraestrutura 25/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Várzea Alegre inaugurou sede do Demutran reformada e ampliada

A Prefeitura de Várzea Alegre entregou nesta noite de sexta-feira, 24 de julho de 2020, a sede do Demutran - Departamento Municipal de Trânsito. O prédio, localizado na Rua Figueiredo Correia, bairro Centro, passou por reforma e ampliação.

A solenidade foi virtual respeitando protocolos de saúde e de prevenção contra a covid-19. Estiveram presentes o prefeito Zé Helder, o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, o presidente da Câmara, José Dener, o secretário de Infraestrutura Elonmarcos Correia e o diretor do Demutran, Evandro Feitosa.

Zé Helder disse que a reforma e ampliação do Demutran representa o resgate de mais um equipamento público dos muitos que recebeu com problemas em 2017 quando assumiu o governo no seu terceiro mandato. Ele destacou que, mesmo com a crise, o governo tem conseguido resultados positivos na prestação de serviço à população citando como exemplos a construção do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, reconstrução do asfalto da estrada de acesso ao Riacho Verde, asfaltamento de ruas e calçamentos na cidade e na zona, entre outras. "A crise não acabou em nosso governo, pelo contrário, se agravou. O que mudou foi a forma de trabalhar com nosso emprenho, empenho do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim e de toda equipe do governo, mostrando nosso compromisso com o povo de Várzea Alegre", disse.

O prefeito lembrou que Várzea Alegre foi um dos primeiros municípios de pequeno porte a municipalizar o trânsito a partir de 2005. Para Zé Helder, com a implantação do Demutran, além da organização do Trânsito, o objetivo é o de salvar vidas.

Zé Helder, em nome do governo municipal, autorizou o secretário Elonmarcos iniciar pesquisa de preços para abertura de um processo de licitação para aquisição de uma motocicleta equipada para servir ao Demutran. Atualmente o Demutran conta com uma nova viatura.

O vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, falou que o prédio renovado está preparado para receber a equipe que terá mais motivação para o trabalho e os usuários do equipamento. Ele disse que está empenhado em conseguir mais viaturas para servir ao Demutran e que isso melhorará o atendimento da comunidade.

Contente com a entrega do equipamento, Elonmarcos Correia, pontuou que a reforma e ampliação do prédio era uma reivindicação antiga dos profissionais de fiscalização de trânsito do município. Ele avalia que a obra garante para os servidores do Demutran e usuários dos serviços do órgão de trânsito melhores condições de trabalho e de atendimento.

José Dener - presidente da Câmara de Vereadores, enalteceu a capacidade de gestão do prefeito Zé Helder, que num momento de crise, consegue se articular para construir e reformar obras importantes citando a reforma e ampliação do Demutran, reforma do CRAS Cecília Biliu, construção do CAPS, entre outras. Para Dener, essa é uma clara demonstração do compromisso da gestão municipal com a população varzealegrense.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Obra 23/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo de Várzea Alegre inaugurará nesta sexta-feira reforma e ampliação da sede do Demutran

O Governo de Várzea Alegre entregará à população, nesta sexta-feira, 24, a sede do Demutran - Departamento Municipal de Trânsito, que foi reformada e ampliada.

A solenidade será virtual, respeitando todos os protocolos de saúde em atenção aos cuidados sanitários para a covid-19 e contará com as presenças do prefeito Zé Helder, do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, do secretário municipal de Infraestrutura, Elonmarcos Correia e do diretor do Demutran, Evandro Feitosa.

Zé Helder disse que o Demutran recebe esse benefício do governo garantindo aos seus servidores e usuários melhores condições de trabalho, comodidade e conforto. O prefeito disse que as melhorias feitas no prédio eram reivindicações antigas dos profissionais e que com compromisso e organização financeira, mesmo na crise, a gestão conseguiu realizar.

Elonmarcos Correia explicou que as obras de ampliação e reforma deixaram o prédio com arquitetura moderna e adequado para abrigar a equipe do Demutran e atender a população. "Não tinha um alojamento adequado, não tinham banheiros adequados, não tinha uma boa recepção, uma sala para reunião, nem para falar em particular um problema que pudesse acontecer como a sala da JARI, aí, na estruturação e ampliação nós melhoramos a frente do prédio, foi construída também uma garagem na frente, uma ampla recepção e uma sala de arquivo", disse.

Para Elonmarcos, agora o Demutran está em um prédio com toda capacidade de operacionalização de seus serviços e atendimento ao público. No período da reforma e ampliação, a equipe do Demutran funcionou provisoriamente no mesmo prédio do Detran.

O prédio tem endereço na Rua Deputado Figueiredo Correia, 58-148 - Centro, Várzea Alegre. A inauguração será nesta sexta, às 7 horas da noite.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Asa Film

#Obra 18/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Várzea Alegre recebe emenda mais de R$ 2,5 milhões para pavimentação na cidade e na zona rural

Várzea Alegre será beneficiada com R$ 2.577.586,21. O recurso financeiro é resultado de uma emenda parlamentar destinada ao município pelo deputado federal Domingos Neto.

O prefeito da cidade, Zé Helder, informou que a emenda direciona os recursos para investimento em pavimentação asfáltica e calçamentos na cidade e na zona rural - nos distritos de Riacho Verde, Naraniú e Canindezinho.

O prefeito comentou que a aplicação dos recursos levará para as comunidades rurais melhores condições de mobilidade e na cidade condições urbanísticas mais adequadas, melhorando consideravelmente o fluxo de ruas centrais de alguns bairros, como o bairro Riachinho.

Nesta gestão, o governo municipal tem investido em pavimentação de ladeiras na zona rural. Na cidade, dezenas de ruas foram calçadas e asfaltadas.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Obra 10/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Sistema Coletivo de Abastecimento de Água inaugurado no Mundo Novo de Cima

O Governo de Várzea Alegre entregou à comunidade de Mundo Novo de Cima, no distrito de Naraniú, o Sistema Coletivo de Abastecimento de Água. De acordo com o prefeito, Zé Helder (MDB), esse o sistema inaugurado beneficia, de forma direta, 36 famílias. O Investimento é de R$ 133.619,47.

O prefeito destacou que esse é o terceiro sistema de abastecimento que a Prefeitura entrega à população de um conjunto de 9 sistemas que serão entregues em diferentes comunidades rurais de Várzea Alegre. Ele também firmou compromisso de ampliar o sistema de abastecimento de água para beneficiar os moradores do Mundo Novo de Baixo.

Já foram inaugurados os sistemas coletivos de abastecimento de água das comunidades de Lagoa Redonda - Naraniú, beneficiando 56 famílias; e o do sítio Charneca - Sede Rural, beneficiando 61 famílias.

Com os 9 sistemas coletivos de abastecimento de água, serão investidos R$ 2.258.097,35, verbas destinadas para esses projetos pelo então senador Eunício Oliveira. No total, com todas essas obras hídricas concluídas, serão beneficiadas mais de 590 famílias.

Zé Helder disse que o projeto de abastecimento de água do Mundo Novo de Cima foi solicitado pelo vereador Dr. Márcio Henrique (PT do B), que na solenidade foi representado pelo seu pai, Zé Nilton. Ele disse que as lideranças comunitárias são importantes para que as demandas da população ganhem mais atenção da gestão e o governo tem o dever de atender a todas as localidades.

Outro compromisso que o prefeito Zé Helder assumiu com a comunidade foi o da Prefeitura construir o açude do Mundo Novo, obra pleiteada pelo vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim e por Dr. Márcio Henrique. Ele prometeu que até o fim deste ano o açude será construído.

O Prefeito pontuou que Várzea Alegre avança na sua economia e citou a instalação de novos negócios como novas indústrias e lojas de móveis e empresas como a "Americanas".

Ainda sobre resultados da gestão, Zé Helder, falou que no sábado, 08, o deputado federal Domingos Neto (PSD), esteve na cidade. O deputado, de suas emendas, destinou verba de R$ 1 milhão, para o Hospital São Raimundo, e que com as parcerias feitas já são mais de R$ 1,3 milhão, o que possibilitou a retomada, por exemplo, de serviços como as cirurgias eletivas. "Nestes 3 anos do nosso governo, já investimos mais de R$ 20 milhões no município", disse.

Ele ainda destacou que nesta segunda-feira, 10, começa a funcionar oficialmente o matadouro público, que foi um dos grandes desafios de sua terceira gestão à frente do município de Várzea Alegre.

O ex-vereador Estevaldo Leandro, disse que se sentia feliz com a inauguração do sistema de água da comunidade: "A gente tem que agradecer aquilo que as pessoas fazem. Água é vida", disse.

Estevaldo confirmou o compromisso do prefeito e do vice-prefeito com a construção do açude da comunidade.

O presidente da Câmara de Vereadores, José Dener, que é da comunidade, falou da luta do vereador Dr. Márcio Henrique pela conquista do projeto e sua colaboração para interligar o novo projeto ao projeto já existente ampliando a oferta de água da comunidade.

Elonmarcos Correia - secretário municipal de Infraestrutura, falou do compromisso da gestão com a comunidade, entregando o terceiro sistema coletivo de abastecimento de água. Ele disse o governo atua para que todos os nove projetos sejam entregues em breve.

Joaquim Luiz, um dos representantes da comunidade, agradeceu o benefício, que destacou como muito importante para as famílias, sustentando o compromisso da gestão com a população que ampliará o sistema de abastecimento de água novo, chegando também para as famílias do Mundo Novo de Baixo.

Ainda fez uso da palavra o líder comunitário, Robério de Adauto, que parabenizou o governo pelo projeto executado e a comunidade pelo benefício.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Obra 06/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA O prefeito Zé Helder visita obras de passagens molhadas no Canindezinho e no Bebedouro

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), esteve nesta manhã de quinta-feira, 06 de fevereiro 2020, no distrito de Canindezinho.

Com Antônio Alcântara, vereador do distrito, ele visitou as obras de recuperação de três passagens molhadas na comunidade de Carnaúbas.

A Prefeitura investe nas três passagens molhadas a soma de R$ 64.842,69 (Trecho 1 - R$ 22.142,58; Trecho 2 - R$ 20.520,26; e Trecho 3 - R$ 22.179,85).

As obras que facilitarão o trânsito entre as comunidades do Canindezinho são feitas com recursos dos cofres municipais. "Essas obras solucionam graves problemas de locomoção da comunidade, principalmente em tempos chuvosos", disse o prefeito Zé Helder.

Ainda nas Carnaúbas - Canindezinho, Zé Helder identificou a necessidade de recuperar o bueiro no trecho da estrada entre Jatobá/Carnaúbas.

Bebedouro

Do Canindezinho, Zé Helder se dirigiu à comunidade de Bebedouro - Sede Rural, na companhia do vereador Antônio Alcântara (PT), do ex-vereador, Antônio Gregório (PT), e de João Alves - Presidente da Associação Comunitária do Bebedouro.

No Bebedouro o Prefeito acompanhou as obras de construção de uma passagem molhada. Com essa obra, o Prefeito cumpre compromisso com a população, que assumiu com a comunidade em reunião no ano passado.

A passagem molhada do Bebedouro tem investimento de recursos próprios da Prefeitura da ordem de R$ 30.159,10. "Recebi por muitas vezes a cobrança dos moradores do Bebedouro e região para construção dessa passagem molhada. Aqui, as dificuldades de locomoção dos moradores aumentam quando chove. Nós estamos resolvendo esse problema", disse o prefeito Zé Helder.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

#Obra 04/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Várzea Alegre inaugurará sistema de abastecimento de água no Mundo Novo de Cima

A comunidade de Mundo Novo de Cima, distrito de Naraniú, em Várzea Alegre, será beneficiada com um Sistema Coletivo de Abastecimento D'Água.

O prefeito Zé Helder (MDB), informou que a inauguração será domingo, 09 de fevereiro de 2020, a partir das 18h. Essa inauguração estava prevista para dezembro do ano passado, mas foi adiada.

O abastecimento d'água do Mundo Novo de Cima teve investimento de R$ 133.619,47 e beneficia 36 famílias.

Esse é o terceiro sistema coletivo de abastecimento de água de uma série de nove sistemas em construção em comunidades rurais do município. Dia 10 do novembro foi inaugurado o abastecimento de água da Lagoa Redonda - Naraniú; e dia 08 de dezembro foi entregue o sistema de abastecimento de água da Charneca - Sede Rural.

Essa série de obras hídricas soma um volume de investimento de R$ 2.258.097,35, verba de emenda do então senador Eunício Oliveira. Com todos os sistemas de abastecimento prontos, serão beneficiadas mais de 590 famílias.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Drone CE

#Município 20/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Matadouro Público de Várzea Alegre: Abate de animais é retomando depois de mais 7 anos Na manhã de sábado, 18 de janeiro de 2020, foi realizado o abate de animais de forma experimental no Matadouro Público Raimundo Alves de Oliveira (Raimundo Pretinho) de Várzea Alegre pela empresa Sassa Empreendimentos, administradora do equipamento.

Várzea Alegre volta a abater animais depois de mais de 7 anos sem o serviço. O prefeito, Zé Helder, com a equipe do governo municipal, comemoram a retomada do serviço à população. "Foi um dos maiores desafios da nossa gestão abrir e botar pra funcionar o novo matadouro público. Tivemos que fazer ajustes e adequações no equipamento para atender todas as normas sanitárias e de estrutura cobradas pelos órgãos reguladores. Agradecemos a paciência da população e dos profissionais que trabalham na área. Agora, sim, Várzea Alegre tem seu próprio matadouro para atender as demandas do município e da região", disse o prefeito Zé Helder.

A empresa Sassa Empreendimento informou que com o primeiro abate foram testados todos os equipamentos do matadouro e que em 10 dias o serviço passará a funcionar de forma normal, atendendo as demandas do município.

Desafio
Abrir e botar para funcionar o matadouro público de Várzea Alegre foi um desafio. O matadouro antigo, instalado no sítio Sanharol, hoje bairro Sanharol, construído na década de 1980, estava ultrapassado.

Em 2010, durante a segunda gestão do prefeito, Zé Helder, teve início a construção do novo Matadouro Público, às margens da CE-060, no bairro Grossos, com investimento de R$ 428.743,72, recursos do Governo do Ceará.

No ano de 2013 o antigo equipamento foi interditado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE. Ainda em 2013, uma nova gestão assumiu a cidade e devido a uma série de fatores, como mudanças na legislação ambiental e inadimplência do município, a obra de construção do novo matadouro não avançou apesar de ter sido entregue pela gestão do prefeito Zé Helder com 75% construídos e mais R$ 125.000,00 na conta do convênio.

Em 2017, Zé Helder foi eleito para o terceiro mandato como prefeito da cidade e deu prioridade à obra. "Foi necessário refazer o projeto, adequar à nova legislação, construir a estação de tratamento e adquirir equipamentos com recursos financeiros complementares, que somaram mais de R$ 1 milhão, sendo R$ 420 mil de recursos do Estado, por meio de emenda do Pacto de Cooperação Federativa - PCF, do deputado estadual Dr. Sarto, e o restante com recursos próprios da Prefeitura", disse o prefeito Zé Helder.

Inauguração
Com a presença de autoridades representantes do governador Camilo Santana e da população, o prefeito Zé Helder e o vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, inauguraram o Matadouro Raimundo Alves de Oliveira (Raimundo Pretinho) na noite de 17 de outubro de 2019, dentro da programação de aniversário de 149 anos de emancipação política de Várzea Alegre.

Cessão
O Matadouro Público de Várzea Alegre é administrado pela empresa Sassa Empreendimentos Administrativos LTDA, que venceu processo de concessão para um período de 15 anos. O direito de cessão permite o abate de animais bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Inicialmente serão abatidos apenas bovinos.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
#Saúde 11/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA 200 servidores da Educação Infantil de Várzea Alegre recebem certificado de participação em curso de primeiros socorros. A Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Várzea Alegre realizaram sessão solene conjunta, na noite desta terça-feira, 10 de dezembro de 2019, na sede do Poder Legislativo, para entrega de certificados aos 200 participantes do Curso de Primeiros Socorros, realizado pela Secretaria de Educação.

O curso teve como público-alvo servidores da Educação Infantil das redes de educação pública e privada. Foi realizado no período de 19 a 26 de junho deste ano, com carga horária de 60 horas e teve participação de 200 pessoas.

Esse curso aconteceu por iniciativa da vereadora Dra. Luciana Rolim (PV), apresentado na Câmara Municipal por meio do Projeto de Indicação nº 001, de 16 de abril de 2018, que atende a Lei Federal Lei Lucas Begalli (Lei Federal nº 13.722).

Dra. Luciana Rolim observou a necessidade de prover segurança e eficiência a procedimentos de emergência que podem surgir durante as aulas, razão do seu projeto apresentado na Câmara, aprovado por unanimidade dos vereadores.

O prefeito, Zé Helder, evidenciou que os profissionais que participaram do curso estão preparados para situações emergenciais e para garantir mais segurança às crianças no ambiente escolar.

Para o vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, a preocupação com a segurança das crianças, manifesta pela sua esposa e vereadora Dr. Luciana Rolim, se tornou fundamental para administração municipal tocar a iniciativa.

Participaram da solenidade o prefeito Zé Helder, o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, o presidente do Legislativo, José Dener e os vereadores, Dra. Luciana Rolim; Kleiton do Bar; Antônio Gregório; Alan Salviano; e Dedé da Topique, os secretários municipais Antônio Fernandes - Educação; e Ivo Leal - Saúde; e a coordenadora do SAMU - Cristina Sousa.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira
#Obra 10/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo de Várzea Alegre inaugurou Sistema de Abastecimento de Água na "Charneca" O Governo de Várzea Alegre inaugurou na noite desse domingo, 08 de dezembro de 2019, o Sistema Coletivo de Abastecimento D'Água da comunidade de Charneca, na Sede Rural deste município.

Esse sistema de abastecimento de água teve investimento de R$ 257.595,16, beneficiando de forma direta 61 famílias.

O prefeito Zé Helder (MDB), pontuou que essa política pública que leva água de qualidade, encanada até as residências, representa mais qualidade de vida para a população e progresso para a comunidade. "Estamos investindo em nove sistemas de abastecimento de água em diversas comunidades e notamos que onde a água chega, melhora as condições de vida e de saúde da população", disse.

Para o vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, esse é o caminho para levar às famílias qualidade de vida, saúde e desenvolvimento comunitário.

Kleiton do Bar - vereador da comunidade, expressou alegria com a chegada da água, afirmando que o sistema de abastecimento acaba com uma página de sofrimento da comunidade para ter água da qualidade em casa.

Esse é o segundo de nove sistemas de abastecimento de água que serão inaugurados em Várzea Alegre. No dia 10 de novembro, o prefeito e equipe do governo inauguraram o Sistema Coletivo de Abastecimento D'Água da Lagoa Redonda, distrito de Naraniu.

Com esses nove sistemas de abastecimento de água, serão investidos R$ 2.258.097,35, de emenda do então senador Eunício Oliveira (MDB).

Prestigiaram da inauguração, além de Zé Helder e de Dr. Fabrício Rolim, José Dener - Presidente da Câmara de Vereadores; os vereadores Kleiton do Bar; Alan Salviano; Dedé da Topique; os secretários municipais Batista Jr. - chefe de Gabinete; Menésia Simião - Desenvolvimento Agrário; Antônia Pereira - Cultura e Turismo; Antônio Fernandes - Educação; J. Marcílio - Meio Ambiente; Cícero Sousa - coordenador de Esporte e Lazer; Dr. Márcio Henrique - subsecretário de Saúde; os líderes comunitários José da Costa - presidente da FAMUVA; e Cláudio Valério - presidente da associação da comunidade.

Sistemas de Abastecimento de Água em andamento:

Distrito de Riacho Verde
- Abastecimento D'Água da Vazante (R$ 230.137,19);
- Abastecimento D'Água do Alto Santa Isabel (R$ 222.728,24);
- Abastecimento D'Água do Monte Alegre (R$ 337.704,08);
- Abastecimento D'Água do Poço Cercado (R$ 334.236,64).

Distrito de Naraniú
- Abastecimento D'Água do Mundo Novo de Cima (R$ 133.619,47).

Distrito de Canindezinho
- Abastecimento D'Água do Juazeirinho (R$ 381.828,06);
- Abastecimento D'Água do São Nicolau (R$ 162.431,00).



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira
#Obra 10/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Várzea Alegre inaugurará sistema de abastecimento de água no Mundo Novo de Cima A comunidade de Mundo Novo de Cima, distrito de Naraniú, em Várzea Alegre, será beneficiada com um Sistema Coletivo de Abastecimento D'Água.

O prefeito Zé Helder (MDB), informou que a inauguração será sábado, 14 de dezembro de 2019, a partir das 18h. O abastecimento d'água do Mundo Novo de Cima teve investimento de R$ 133.619,47 e beneficia 36 famílias. Após a inauguração terá show com a dupla Bergue e Vinícius.

Esse é o terceiro sistema coletivo de abastecimento de água de uma série de nove sistemas em construção em comunidades rurais do município. Dia 10 do novembro foi inaugurado o abastecimento de água da Lagoa Redonda - Naraniú; e dia 08 de dezembro foi entregue o sistema de abastecimento de água da Charneca - Sede Rural.

Essa série de obras hídricas soma um volume de investimento de R$ 2.258.097,35, verba de emenda do então senador Eunício Oliveira. Com todos os sistemas de abastecimento prontos, serão beneficiadas mais de 590 famílias.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Drone CE / Fábio Oliveira
#Obra 04/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo Municipal inaugurará Sistema de Abastecimento de Água na comunidade de Charneca O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), informou que o Governo Municipal concluiu a construção do Sistema Coletivo de Abastecimento D'Água do Sítio Charneca - Sede Rural.

A inauguração será domingo, 08 de dezembro de 2019, a partir das 18h. O Sistema Coletivo de Abastecimento D’Água do Sítio Charneca teve investimento de R$ 257.595,16.

A obra faz parte do conjunto de nove sistemas de abastecimento de água em execução pelo governo com investimento de R$ 2.258.097,35, de emenda do então senador Eunício Oliveira (MDB).

Desse grupo de obras hídricas, esse é o segundo sistema de abastecimento de água que será inaugurado. O primeiro foi entregue à população da comunidade de Lagoa Redonda, distrito de Naraniú, dia 10 de novembro, com investimento de R$ 142.128,39.

Os nove sistemas coletivos de abastecimento de água beneficiarão mais de 590 famílias em diferentes comunidades de Várzea Alegre.

Sistemas de Abastecimento de Água em andamento:

Distrito de Riacho Verde

- Abastecimento D'Água da Vazante (R$ 230.137,19);
- Abastecimento D'Água do Alto Santa Isabel (R$ 222.728,24);
- Abastecimento D'Água do Monte Alegre (R$ 337.704,08);
- Abastecimento D'Água do Poço Cercado (R$ 334.236,64).

Distrito de Naraniú

- Abastecimento D'Água do Mundo Novo de Cima (R$ 133.619,47).

Distrito de Canindezinho

- Abastecimento D'Água do Juazeirinho (R$ 381.828,06);
- Abastecimento D'Água do São Nicolau (R$ 162.431,00).

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Drone CE/Fábio Oliveira
#Obra 11/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo Municipal inaugurou Sistema Coletivo de Abastecimento de Água na Lagoa Redonda O Governo de Várzea Alegre inaugurou na tarde desse domingo, 10 de novembro de 2019, o Sistema Coletivo de Abastecimento D'água, na comunidade de Lagoa Redonda, distrito de Naraniú, investimento de R$ 142.128,39, beneficiando de forma direta 22 famílias.

O sistema de abastecimento de água da Lagoa Redonda é o primeiro de nove que serão entregues para moradores de diferentes regiões do município, beneficiado mais de 590 famílias. Todos os sistemas estão com 90% das obras concluídas, faltando apenas detalhes sobre a rede de energia.

No ato de inauguração, o prefeito Zé Helder (MDB), destacou que nos quatro anos do governo antecedente, o município ficou parado e a economia despencou, sem emprego, investimento e ausência de obras públicas. Ele evidenciou que os investimentos foram retomados, inclusive com novas obras e com a retomada de obras que ficaram inacabadas da gestão anterior.

Firmando o discurso, o prefeito falou da retomada da construção do CEI - Centro de Educação Infantil Tia Luizinha - Juremal, recuperação do terminal rodoviário Dr. José Iran Costa, matadouro público, reforma de escolas, entre outras ações já realizadas.

Zé Helder pontuou que no município de Várzea Alegre, nesta sua gestão, há aplicação de recursos de mais de R$ 20 milhões, graças aos esforços do governo na captação de recursos.

Ele citou que cinco sistemas de abastecimento de água iniciados na gestão passada, só foram concluídos na sua gestão, porque faltava compromisso e experiência daquele governo.

Zé destacou que o sistema de abastecimento de água da Lagoa Redonda, é o primeiro de nove sistemas que serão entregues à população beneficiando cerca de 600 famílias. "Abastecimento é uma das obras mais importantes que pode ser levada para uma comunidade[...] não tem nada mais triste para uma dona de casa, pai de família, do que abrir uma torneira, muitas vezes não tem nem a torneira, por falta de um sistema de abastecimento de água, o que obriga a pessoa, muitas vezes, a carregar água na cabeça, distante, para abastecer a casa. A água é um bem precioso e que chega hoje para a Lagoa Redonda", disse.

Dr. Fabrício Rolim - vice-prefeito, lembrou a luta pela água para a comunidade da Lagoa Redonda, que segundo ele, vem desde 2009, e que não sabe o que aconteceu nesse intervalo de tempo que a obra não aconteceu, mas que pelo compromisso da gestão municipal que tem Zé Helder como prefeito, e ele como vice-prefeito, e uma equipe de cidadãos comprometidos com a população para fazer projetos como e da Lagoa Redonda, o benefício chegou para a comunidade.

A líder comunitária, Josa Piquiá, falou das dificuldades na elaboração do projeto na gestão anterior, mas que no atual governo, o projeto recebeu um sim do prefeito Zé Helder a partir da liberação de recursos de mais de R$ 2 milhões com emendas do então senador Eunício Oliveira. Ela disse que com o sim do governo, começaram os trabalhos para o projeto e que a Prefeitura cuidou de tudo. Josa Piquiá reforçou os agradecimentos falando do benefício que representa o sistema de abastecimento de água para todos da comunidade.

O secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, parabenizou a comunidade de Lagoa Redonda pelo benefício da água e disse que o próximo sistema a ser inaugurado será o do sítio Mundo Novo.

José Dener, presidente da Câmara de Vereadores, disse que o governo municipal vem realizando grandes investimentos no município, beneficiando a todos, e que, no Naraniú, esses investimentos são visualizados com a construção de sistemas de abastecimento de água, conservação das estradas que estão piçarradas, entre outros benefícios.

Todos os que usaram a palavra na inauguração, repudiaram denuncias recentes feitas pela oposição, envolvendo o prefeito Zé Helder e integrantes do governo. Eles afirmaram que as denuncias representam insatisfação de uma oposição sem propostas e sem compromisso com a população.

Prestigiaram a inauguração na Lagoa Redonda, além do prefeito Zé Helder e do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, José Dener - Presidente da Câmara de Vereadores, os vereadores Dra. Luciana Rolim, Dedé da Topic e Kleiton do Bar, os secretários Elonmarcos Correia - Infraestrutura, Batista Junior - Chefe de Gabinete, Ivo Leal - Saúde e J. Marcílio - Meio Ambiente, Cícero Sousa - Coordenador de Esportes e Lazer, Josa Piquiá - líder Comunitária, Amanda Sousa - Presidente da Associação da Lagoa Redonda, Dr. Amarilo Sampaio - Ex-vice-prefeito e advogado, Amarilo Júnior - Vereador de Cedro e os ex-vereadores Dr. Luiz Luciano e Joaquim Luiz.

Nove Sistemas de Abastecimento de Água

Sede Rural
- Abastecimento D'Água da Charneca (R$ 257.595,16);

Distrito de Riacho Verde
- Abastecimento D'Água da Vazante (R$ 230.137,19);
- Abastecimento D'Água do Alto Santa Isabel (R$ 222.728,24);
- Abastecimento D'Água do Monte Alegre (R$ 337.704,08);
- Abastecimento D'Água do Poço Cercado (R$ 334.236,64);

Distrito de Naraniú
- Abastecimento D'Água da Lagoa Redonda (R$ 142.128,39);
- Abastecimento D'Água do Mundo Novo de Cima (R$ 133.619,47);

Distrito de Canindezinho
- Abastecimento D'Água do Juazeirinho (R$ 381.828,06);
- Abastecimento D'Água do São Nicolau (R$ 162.431,00).



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira

#Município 05/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura inaugurará Sistema Coletivo de Abastecimento D'água na Lagoa Redonda O prefeito de Várzea Alegre Zé Helder (MDB), anunciou que será inaugurado no próximo domingo, 10 de novembro, a partir das 17h00, o Sistema Coletivo de Abastecimento D´água da comunidade de Lagoa Redonda, no distrito de Naraniú.

Com esse sistema de abastecimento de água, que teve investimento de R$ 142.128,39, serão beneficiadas 22 famílias.

O sistema de abastecimento de água da Lagoa Redonda é o primeiro de nove sistemas que serão entregues para moradores de diferentes regiões do município, beneficiado mais de 590 famílias.

Esse pacote de obras hídricas foi anunciado pelo prefeito Zé Helder em março de 2018, quando foram alocados os recursos que somam R$ 2.258.097,35, de emenda do ex-Senador Eunício Oliveira (MDB), junto ao Ministério da Integração Nacional.

Para Zé Helder, esses nove sistemas de abastecimento de água levarão conforto e desenvolvimento para todos os que residem no campo. "Todos os investimentos que são feitos na área rural, especialmente em se tratando de obra hídrica, promove o desenvolvimento, gera conforto e melhora a vida das comunidades", disse.

Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água

1. Sede Rural
- Abastecimento D'Água da Charneca (R$ 257.595,16);

2. Distrito de Riacho Verde
- Abastecimento D'Água da Vazante (R$ 230.137,19);
- Abastecimento D'Água do Alto Santa Isabel (R$ 222.728,24);
- Abastecimento D'Água do Monte Alegre (R$ 337.704,08);
- Abastecimento D'Água do Poço Cercado (R$ 334.236,64);

3. Distrito de Naraniú
- Abastecimento D'Água da Lagoa Redonda (R$ 142.128,39);
- Abastecimento D'Água do Mundo Novo de Cima (R$ 133.619,47);

4. Distrito de Canindezinho
- Abastecimento D'Água do Juazeirinho (R$ 381.828,06);
- Abastecimento D'Água do São Nicolau (R$ 162.431,00).

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira
#Festa 18/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Com autoridades do Estado, locais e a população, prefeito Zé Helder inaugurou o matadouro público de Várzea Alegre O governo de Várzea Alegre, sob a gestão do prefeito Zé Helder (MDB) e do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim (DEM), inaugurou na noite desta quinta-feira, 17 de outubro de 2019, o matadouro público Raimundo Alves de Oliveira (Raimundo Pretinho), encerrando uma obra problemática e burocrática que se arrastava desde 2010.

Zé Helder fez breve relato da construção do matadouro. A obra foi iniciada em 2010, e no final de seu segundo mandato, em 2012, entregou o governo à nova gestão com 75% da obra construída e com R$ 125.000,00 na conta do convênio. Porém, devido a diversos problemas, inclusive de inadimplência, passaram-se os 4 anos daquela gestão e a obra não avançou.

O prefeito sustentou que ao retornar ao governo do município para o terceiro mandato retomou a obra que estava em situação de abandono. Ele destacou que que teve que praticamente refazer o projeto para atender exigências sanitárias e ambientais, além de investir recursos financeiros complementares, que somaram mais de R$ 1 milhão, sendo R$ 420 mil de recursos do Estado, por meio de emenda do Pacto de Cooperação Federativa - PCF, do deputado estadual Dr. Sarto, e o restante com recursos próprios da Prefeitura.

Mercado Público
Além de inaugurar o matadouro público, Zé Helder cobrou e ouviu do deputado Sarto e do secretário Nelson Martins, sobre o compromisso do governador Camilo Santana com a construção do novo mercado público, obra prioritária da terceira gestão de Zé Helder que termina em 2020.

O deputado Sarto falou da forte liderança de Zé Helder, que ele é um prefeito que pede muitos benefícios para Várzea Alegre e citou que só nesta gestão ele já conseguiu asfalto de ruas, asfalto da estrada do Riacho Verde, CEI - Centro de Educação Infantil do Juremal, uma areninha, entre outras conquistas. O deputado reafirmou que a obra do mercado está garantida.

Nelson Martins confirmou o compromisso do governador Camilo Santana com a liberação de dinheiro para a construção do mercado público. Ele disse que essa obra pretendida pelo prefeito Zé Helder está no cronograma de obras do governo do Estado, que a partir de novembro o convênio será assinado e o dinheiro será liberado à medida em que a construção avance em medições.

Com espaço para homenagens à família "pretinho" com os nomes dos marchantes Raimundo Pretinho e Luiz Pretinho - pai e filho, na fachada e no pavilhão do prédio, respectivamente, a professora Luciana Pessoa, filha do marchante Luiz Pretinho, falou pela família, fez agradecimento e disse que em retribuição, dará apoio à gestão de Zé Helder.

Os marchantes manifestaram reconhecimento ao prefeito Zé Helder pela construção e entrega do matadouro público. O marchante Joan Ferreira (Maninho), disse que a conclusão do matadouro foi uma grande conquista do prefeito Zé Helder e dos marchantes da cidade. Ele destacou que o equipamento funcionando será muito bom para o povo de Várzea Alegre e elogiou a empresa Sassa Empreendimentos, que administrará o matadouro, pela experiência no gerenciamento de abatedouros de animais.

Carreata e festa pública
Houve carreata do matadouro, no bairro Grossos, passando pelas ruas centrais da cidade. Após, teve festa pública no Parque Cívico São Raimundo Nonato com Saia Rodada e outras atrações. A inauguração do matadouro e a festa pública encerraram a programação de aniversário de 149 anos de emancipação política de Várzea Alegre.

Presenças
A inauguração do matadouro público foi prestigiada pelo prefeito Zé Helder, pela primeira-dama Sônia Fortaleza, pelo vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim e sua esposa, a vereadora Dra. Luciana Rolim, por autoridades estaduais como o representante do governador Camilo Santana (PT), Nelson Martins - secretário de Relações Institucionais da Casa Civil, do Dr. Sarto Nogueira - presidente da Assembleia Legislativa, Jerônimo Nascimento - chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, representando De Assis Diniz que é o titular da pasta no governo do Estado, deputado estadual Nizo Costa, ex-vice-governador Domingos Filho, que representou seu filho, o deputado federal Domingos Neto, José Dener - presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Elonmarcos Correia - secretário de Infraestrutura, pelos vereadores Alan Salviano, Antônio Alcântara, Antônio Gregório, Dedé da Topique e Kleiton do Bar.

Abate de animais
Zé Helder disse que o novo matadouro do município tem capacidade para atender Várzea Alegre e cidades vizinhas e que o abate de animais terá início após a empresa que administrará o equipamento contratar os profissionais e capacitá-los. Inicialmente serão abatidos apenas bovinos e esse abate poderá acontecer até o fim do ano.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira/Drone CE
#Obra 17/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo de Várzea Alegre inaugura nesta quinta o novo Matadouro Público Nesta quinta-feira, 17 de outubro de 2019, será inaugurado pelo governo do Ceará e pela Prefeitura de Várzea Alegre o novo Matadouro Público do município, que recebe o nome do marchante Raimundo Alves de Oliveira (Raimundo Pretinho).

A inauguração, que está na programação de aniversário de 149 anos de emancipação política da cidade, será a partir das 16h00 com visita à obra e às 20h, descerramento da placa inaugural no Parque Cívico São Raimundo Nonato, ato que antecede ao show da banda Saia Rodada e de outras atrações artísticas.

Desde 2010 Várzea Alegre passava por dificuldades para abater animais. O antigo matadouro, construído na década de 1980, ainda quando o bairro Sanharol era uma comunidade rural, estava ultrapassado. Já não atendia a demanda de abates da cidade e nem as normas sanitárias e ambientais vigentes.

No ano de 2013 o antigo equipamento foi interditado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE. Em 2010 teve início a construção do novo Matadouro Público, às margens da CE-060, no bairro Grossos, com investimento de R$ 428.743,72, recursos do Governo do Ceará.

Em 2013, uma nova gestão assumiu a cidade e devido a uma série de fatores, como mudanças na legislação ambiental e inadimplência do município, a obra não avançou apesar de ter sido entregue pela gestão do prefeito Zé Helder com 75% construídos e mais R$ 125.000,00 na conta do convênio.

Em 2017, Zé Helder foi eleito para o terceiro mandato como prefeito da cidade e deu prioridade à obra. Após refazer o projeto, adequação à nova legislação, a construção da estação de tratamento e aquisição de equipamentos com recursos financeiros complementares, que somaram mais de R$ 1 milhão, sendo R$ 420 mil de recursos do Estado, por meio de emenda do Pacto de Cooperação Federativa - PCF, do deputado estadual Dr. Sarto, e o restante com recursos próprios da Prefeitura, o prefeito Zé Helder, juntamente com o governador Camilo Santana, farão a entrega da obra à população.

Cessão
O novo Matadouro Público será administrado pela empresa Sassa Empreendimentos Administrativos LTDA, que venceu processo de concessão para um período de 15 anos. O direito de cessão permite o abate de animais bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Inicialmente serão abatidos apenas bovinos.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Drone CE
#Infraestrutura 03/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Com recursos próprios a Prefeitura revitaliza praças públicas da cidade A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está revitalizando as praças públicas da cidade.
#Festa 08/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura inaugurou a Praça José Alves Teixeira, no Canindezinho A Prefeitura de Várzea Alegre inaugurou na tarde de sexta-feira, 05 de julho, no distrito de Canindezinho, na vila da comunidade, a Praça José Alves Teixeira.
#Melhoria 31/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura implanta sinalização para segurança de pedestres
#Infraestrutura 20/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Avança a estruturação do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Centro-Sul Com o tratamento adequado dos seus resíduos sólidos, as vantagens para os municípios consorciados refletem nas receitas com o acréscimo de 2% do ICMS Ecológico por meio do IQM - Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente.
#Município 08/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura beneficiará famílias do bairro Dona Rosinha com regularização fundiária Em Várzea Alegre, no bairro Dona Rosinha, está em andamento importante obra de requalificação urbana, com macrodrenagem e sistema de esgotamento sanitário, com recursos financeiros do Ministério das Cidades que somam R$ 1.388.727,28 e contrapartida da Prefeitura com serviços de apoio social e de regularização fundiária.

A obra avança e já é perceptível as melhorias com o alargamento do canal de águas pluviais que corta o bairro de 2 para 6 metros.

Para completar o projeto, 192 famílias com imóveis sem documentação, terão essa documentação legalizada com todos os custos bancados pela Prefeitura. Segundo informações do advogado César Gregório, que acompanha a legalização da documentação, essa ação faz parte do programa com o projeto de regularização fundiária. Ele disse que pelo projeto, o atendimento prioritário é para 192 famílias, mas que, todas as residências do bairro que estejam com documentos irregulares, seus proprietários poderão solicitar o benefício para um dos imóveis.

O prefeito Zé Helder disse que a regularização fundiária, que dá o documento da casa ou do terreno ao morador do bairro, é um grande benefício, observando que para o proprietário fazer essa documentação de forma particular custa boa soma de dinheiro e pode levar muito tempo. Ele disse que essa regularização é uma das finalidades do projeto de requalificação do bairro, sendo determinante para a operacionalização do sistema de esgotamento sanitário.

Para facilitar o acesso dos interessados, a Prefeitura está fazendo o cadastramento dos moradores. Foi credenciada pela Procuradoria do Município a agente Maria Devânia. Ela visita as residências, identificada por crachá da administração municipal, e recebe dos moradores cópias de documentos de identidade, CPF, Comprovante de Endereço e Declaração do Terreno, essenciais para o processo de regularização fundiária.

Projeto

O projeto de requalificação urbana do bairro Dona Rosinha faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). É uma extensão do PAC 1, realizado em 2007 e que saneou e urbanizou o bairro Riachinho e parte do bairro Patos, com ampliação de 2 metros para 6 metros do canal que corta os dois bairros e com melhorias em residências do Conjunto Habitacional Hélio Costa, construção de casas no Conjunto Habitacional Nossa Senhora de Fátima, instalação de praça com duas quadras esportivas e um campo de futebol socyte.

A continuação do projeto viria com o PAC 2, conveniado na gestão Zé Helder, entre 2011 e 2012, iniciada na gestão do ex-prefeito Vanderlei Freire, mas que não teve continuidade.

O projeto foi retomado em 2017, refeito, corrigido e verificado que foram perdidos alguns benefícios como a construção de algumas moradias. Mesmo assim, o projeto tem amplo benefício social, com a continuação do alargamento do canal que passa pelo Riachinho, Patos e Dona Rosinha, com drenagem e ampliação, sistema de esgotamento sanitário e regularização fundiária.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Drone CE
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Festa 05/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito Zé Helder recebe o governador Camilo Santana e inauguram estrada do Riacho Verde e Areninha Chapada O governador Camilo Santana (PT), o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), e o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim (DEM), ao lado de Rogério Pinheiro - Secretário do Esporte e Juventude do Ceará, de Cícero Sousa - Coordenador de Esportes e Lazer de Várzea Alegre e de deputados, prefeitos, vereadores e de lideranças políticas locais e regionais inauguraram na noite desse sábado, 04 de maio, a nova estrada do Riacho Verde - trecho de 7km entre a vila Riacho Verde e a BR 230, e a Areninha Antônio Félix de Araújo (Chapada), no bairro Juremal.

A recepção a Camilo Santana e sua equipe e ao ex-jogador Dunga, aconteceu no distrito de Riacho Verde. Antes de seguir em carreata para a sede do município, Camilo Santana e Zé Helder, discursaram para a população na Praça da Lagoinha.

Na inauguração da areninha o governador voltou a discursar destacando o apoio que recebeu do povo de Várzea Alegre que contribuiu com sua reeleição dando a ele mais de 90% dos votos. "Sou muito grato, o que eu fizer por Várzea Alegre ainda é pouco, diante do carinho e oportunidade que vocês me deram por governar mais uma vez o Ceará" - declarou.

Camilo Santana reforçou seu compromisso com Várzea Alegre, afirmando que o município será beneficiado, na área de segurança pública, com uma equipe do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar do Ceará e com sistema de videomonitoramento por câmeras. O Governador também assumiu com o prefeito Zé Helder, diante da população, o compromisso de construir na cidade um novo mercado público.

A construção do novo mercado público é o grande projeto do prefeito Zé Helder nesse seu terceiro mandato. Para Zé Helder, com o compromisso do governador, ele acredita que essa obra será iniciada e concluída dentro desse seu mandato, que vai até 2020.

Nas obras que foram inauguradas, o Governo do Estado investiu na areninha, equipamento construído em um terreno cedido pela Prefeitura, com área de 1.200 m², com alambrados, gramado sintético, iluminação, vestiários e urbanização a soma de R$ 262.995,95. A obra ficou a cargo da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) e do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE). Na estrada do Riacho Verde, foram aplicados R$ 1.895.556,18. A contrapartida do Município foi de R$ 191.259,40.

A estrada do Riacho Verde foi construída em 2004 e a falta de manutenção provocou a necessidade de sua reconstrução. Ainda sobre a estrada, Camilo, disse que foi uma das primeiras reivindicações do prefeito a ele, devido a situação em que estava e a importância daquela via para escoamento da produção do Riacho Verde, distrito que, segundo o governador, tem uma economia pujante. O trecho 7 km, recebeu serviços de movimentação de terra, drenagem, pavimentação, obras d’arte correntes, sinalização horizontal e vertical, além de proteção ambiental. A obra faz parte do Ceará de Ponta a Ponta, o Programa de Logística e Estradas do estado. A intervenção foi executada pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER), vinculado à Secretaria da Infraestrutura.

Ainda sobre a areninha, Camilo Santana destacou que o objetivo é incentivar o esporte, que o equipamento tem padrão Fifa e pode ser utilizada a qualquer hora com escolinha de futebol, com monitores, incentivando o esporte que combate à violência, gera segurança e desenvolvimento escolar.

Zé Helder disse que uma das funções do prefeito é aperrear o governador por obras e serviços para a população e que ficou feliz pelo governador Camilo Santana, cumprir as promessas feitas com ele e com o povo de Várzea Alegre e que agora o compromisso do governador é com a construção do novo mercado público. "Sou grato ao governador Camilo Santana que é um homem de compromisso. Agradeço ainda aos nossos deputados Domingos Neto e Dr. Sarto e ao ex-Senador Eunício Oliveira também pelo cumprimento de suas promessas com o povo varzealegrense", declarou.

O prefeito falou que Camilo Santana, mesmo com a crise econômica do Brasil, é um dos governadores que mais tem feito investimento beneficiando todo o Ceará.

Comentando sobre a estrada do Riacho Verde, Zé Helder, disse que foi resolvido o problema, afirmando que a estrada estava intransitável. Com relação à areninha, ele declarou que é mais um equipamento que soma no fortalecimento do esporte no município e que o projeto do Governo Municipal “Bom de Bola, Bom na Escola”, será agora desenvolvido na areninha, assim como outros projetos de escolinhas de futebol.

O capitão da Seleção Brasileira do Tetra, Dunga, veio a Várzea Alegre a convite do amigo e empresário Carlos Kleber. Essa é a terceira visita dele ao município. Dunga esteve em Várzea Alegre em 2004, com a Brazilian Mission e em 2008. Ele disse que estava feliz com o desenvolvimento da cidade. "Estou feliz porque a cidade está se desenvolvendo, o governador dando apoio, o prefeito, a população toda envolvida com o esporte, futebol e com educação, fundamentais para mudar o Brasil", disse.

Para inaugurar a areninha, houve jogo festivo entre a equipe do governador Camilo Santana que contou no seu time com o reforço do prefeito Zé Helder, do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim e do tetracampeão Dunga, entre outros jogadores. O time do governador, com uniforme verde e branco, venceu o jogo de um tempo só por 4 x 1. Os gols do time foram marcados por Camilo Santana 2, Zé Helder 1 e Aciolo Maia 1. O time que jogou de vermelho e branco e perdeu a partida, teve gol seu único gol marcado pelo jogador Liomar Paracampo "Babá".

Além das autoridades já citadas e convidados, estiveram em Várzea Alegre, prestigiando as inaugurações Marcos Sobreira - Deputado Estadual; Nizo Costa - Deputado Estadual; Cândida Maria de Lima Araújo - Viúva do Homenageado Chapada (In Memoriam) e os filhos Elder Araújo e Helmo Roberto; Dr. Nilson Diniz - Prefeito de Cedro e Presidente da Aprece; Ecildo Filho - Prefeito de Mombaça; Ednaldo Lavor - Prefeito de Iguatu; Evanderto Almeida - Prefeito de Assaré; Ildsser Lopes - Prefeito de Lavras da Mangabeira; João Gregório - Prefeito de Granjeiro; José Fernandes (Iran) - Prefeito de Cariús; Raimundo Luna - Prefeito de Jucás; Raimundo Macêdo (Raimundão) - Ex-Prefeito de Juazeiro do Norte; e Zé Maria - Prefeito de Farias Brito.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: ASA FILM / Nelson Rodrigues
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Infraestrutura 30/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Praça José Marcelo, do Alto da Prefeitura, recebe o programa "Adote Uma Praça" O Governo de Várzea Alegre chegou com o programa Adote uma Praça, ao bairro Alto da Prefeitura, neste sábado, 30 de março, beneficiando a Praça José Marcelo de Brito, na Rua Antônia Cabeleira.

Unindo a comunidade do bairro e as secretarias municipais de Infraestrutura e de Meio Ambiente, a praça recebeu serviços de limpeza, capinação, pintura de bancos e plantação de árvores para melhorar a arborização da área.

A Praça José Marcelo de Brito foi reinaugurada em 10 de outubro de 2010, na passagem do aniversário da cidade, no segundo governo do prefeito Zé Helder e do vice-prefeito Tibúrcio Bezerra.

Com o programa já foram beneficiadas as praças Chico de Sátiro - bairro Juremal; Zé Odmar - bairro Riachinho; Natércio Vicente de Andrade - Grossos; Parque Cívico São Raimundo - bairro Centro; e José Marcelo de Brito - bairro Alto da Prefeitura.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Miguel Marcelo
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 25/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Projeto para construção do açude do Rosário, em Várzea Alegre, está em análise no DNOCS Várzea Alegre contará em breve com mais uma obra hídrica. Está em andamento junto ao Governo Federal o projeto da construção do açude do Rosário, comunidade localizada na Sede Rural deste município, distante da cidade cerca de 5km.

O prefeito da cidade, Zé Helder (MDB), juntamente com o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, com o vereador Alan Salviano (MDB) - que representa a comunidade, com o chefe de Gabinete Batista Júnior, com o advogado César Gregório e com o presidente da Associação do Rosário, Orlando Felipe, se reuniram na capela de Nossa Senhora do Rosário, neste domingo, 24 de março, para falar sobre o projeto para os moradores.

De acordo com Zé Helder a construção do reservatório já estar conveniada com o DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, sob o número 02/2018, com vigência até 13 de dezembro de 2020, com recursos garantidos por meio de projeto do ex-senador Eunício Oliveira.

O orçamento para a construção do açude é da ordem de R$ 1.707.000,00. O projeto está em fase de análise pela equipe de engenharia do DNOCS. Após essa análise, seguirá para licitação e contratação da empresa que executará a obra.

O açude será abastecido pelas águas de afluentes do Riacho do Machado e terá capacidade para armazenar 648.213,48m³ de água.

Zé Helder destacou que o projeto do açude é do seu segundo governo, do ano de 2012, e que agora, no seu terceiro mandato, os recursos foram conseguidos por meio de uma emenda individual do ex-senador Eunício Oliveira no valor de R$ 1.707.000,00. Ele disse que ainda não sabe quando esse dinheiro será liberado pelo Governo Federal, porém, os recursos estão assegurados por serem de emenda parlamentar individual.

O prefeito destacou que ainda há pendência com relação à titularidade da área de terra onde o açude será construído. Essa área de terra, disse ele, deve passar para o nome do município e que haverá entendimento com os proprietários de terras da comunidade para buscar consenso sobre esse tema. Outras pendências com a SEMACE - Superintendência Estadual do Meio Ambiente e com a Cogerh - Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos também serão resolvidas. Zé Helder afirmou que quer entregar essa obra até 2020, quando encerrará o terceiro mandato.

O vereador Alan Salviano que é da comunidade de Varas, que fica próxima à localidade de Rosário, disse que estava feliz e que se sentia contemplado pelo projeto do açude que é uma reivindicação antiga dos moradores, que teve seu apoio, foi recebida e está sendo atendida pelo prefeito Zé Helder com apoio do ex-senador Eunício Oliveira. Para Alan Salviano a construção desse reservatório resolverá o problema da escassez de água naquela comunidade e das comunidades próximas.
#Obra 22/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito visita obras de cobertura de quadra esportiva e construção de sistema de distribuição de água no Canindezinho O Governo de Várzea Alegre realiza a cobertura metálica de uma quadra de esportes na comunidade de Juazeirinho, distrito de Canindezinho, onde também constrói um Sistema Coletivo de Abastecimento de Água.

Nesta sexta-feira, 22, o prefeito Zé Helder (MDB), visitou as obras. Acompanharam o prefeito nesta visita o vereador Antônio Alcântara (PT), o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, Sandro Santos - Presidente da Associação Comunitária do Juazeirinho e Edinaldo Rodrigues - líder comunitário.

A cobertura metálica da quadra esportiva do Juazeirinho era uma solicitação antiga da comunidade, especialmente dos desportistas locais. A demanda chegou ao prefeito Zé Helder, que articulou recursos com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Dr. Sarto (PDT), que por meio de emenda parlamentar destinou para a obra R$ 206.147,91.

Para possibilitar a construção da cobertura da quadra, a Prefeitura investiu ainda recursos financeiros próprios para a remoção da fiação da rede de energia elétrica que passava sobre a quadra.

Zé Helder disse a quadra foi construída em sua segunda gestão em 2011, que estava cumprindo um compromisso da sua atual administração com a comunidade e que também atua na quadra esportiva do Canindezinho. "Estamos investindo no esporte, melhorando a infraestrutura das quadras para que os nossos atletas se sintam motivados a continuar praticando esportes", disse.

Zé Helder lembrou das dificuldades financeiras e agradeceu a compreensão da população. "A gente agradece sempre a confiança e a compreensão das pessoas pelas dificuldades que, às vezes a gestão enfrenta, mas a gente tá fazendo, aos poucos, mostrando que somos capazes de fazer, mesmo na dificuldade, mesmo na crise", disse.

O vereador Antônio Alcântara disse que estava feliz por ver o sonho da comunidade sendo realizado, destacando que os moradores do Canindezinho têm um diferencial entre as demais comunidades que é a paixão pelo esporte. Por essa razão, disse o parlamentar, fez a reivindicação da cobertura da quadra da comunidade, o prefeito abraçou a causa e com apoio do deputado estadual Dr. Sarto, a obra estar se concretizando.

O vereador disse que a cobertura da quadra ofertará outras opções para trabalhar projetos com idosos, crianças e alunos da escola da comunidade.

Sandro Santos agradeceu ao prefeito e ao vereador Antônio Alcântara a construção da cobertura da quadra de esportes afirmando que esse era o sonho da comunidade. Os agradecimentos também ao prefeito e ao vereador vieram da parte de Ednaldo Rodrigues, que destacou que a cobertura da quadra era um sonho de todos os moradores do Juazeirinho.

Com relação ao Sistema Coletivo de Abastecimento de Água do Juazeirinho, o investimento é de R$ 381.828,00, com verbas de emenda parlamentar do ex-senador Eunício Oliveira.

De acordo com Zé Helder, no momento, o Governo de Várzea Alegre, sob sua gestão e do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, serão construídos 9 sistemas coletivos de abastecimento de água nas comunidades de Alto Santa Isabel - Riacho Verde, Charneca - Sede Rural, Juazeirinho - Canindezinho, Lagoa Redonda - Naraniú, Monte Alegre - Riacho Verde, Mundo Novo de Cima - Naraniú, Poço Cercado - Riacho Verde, São Nicolau - Canindezinho e Vazante - Riacho Verde.

Com a construção de todos esses sistemas de distribuição de água serão investidos R$ 2.258.097,35, de emenda do ex-senador Eunício Oliveira, beneficiando 591 famílias.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Município 27/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Várzea Alegre fez dragagem em sangradouro da lagoa de São Raimundo Nonato A Prefeitura de Várzea Alegre realizou na manhã desta quarta-feira, 27, dragagem numa área do sangradouro da lagoa de São Raimundo Nonato.

O prefeito Zé Helder e o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, acompanharam os trabalhos. Segundo Zé Helder, a dragagem foi necessária para dar vazão as águas da lagoa que aumentaram consideravelmente de volume devido às chuvas e vinham invadindo ruas do entorno da lagoa.

Para realizar os serviços, a Prefeitura utilizou os serviços de um trator de esteira equipado para a tarefa. Na dragagem ficou constatado que a principal obstrução era vegetação da área que tomou o leito do sangradouro.

A lagoa de São Raimundo Nonato passou por um processo de urbanização tendo sua primeira etapa inaugurada no ano de 2009.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 08/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Em convênio com o Governo do Estado, Prefeitura recupera "aterro da Boa Vista" A prefeitura de Várzea Alegre em convênio com o Governo do Ceará está recuperando o "aterro da Boa Vista", na comunidade de São Vicente, na sede rural do município.

No ano passado foi feita uma etapa e neste ano, está em execução a segunda etapa que nesta semana entrou em fase de conclusão.

São 21.363,57m², num percurso de mais de três quilômetros e meio. O Governo Municipal em parceria com o Governo Estado, por meio do Convênio nº 09/2018, está investindo nessa obra recursos no valor de R$ 122.011,11.

O aterro da Boa Vista, foi construído entre os anos de 1993 e 1996, gestão do ex-prefeito Dr. Pedro Sátiro e é uma das principais estradas de acesso ao açude Deputado Luiz Otacílio Correia (Olho D’Água) e para o distrito de Ibicatu.

O vereador do MDB, Kleiton do Bar, acompanha a finalização do serviço de recuperação do aterro, destacando que o trânsito pela estrada é intenso, evidenciando a importância da ação da prefeitura que beneficia de forma direta todos os moradores daquela região.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 11/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura entrega calçamento da Rua Lobão no bairro Patos A Prefeitura de Várzea Alegre concluiu o calçamento da Rua José Wilton de Oliveira (Lobão), com 687,62m², no bairro Patos.
O prefeito Zé Helder (MDB), esteve na última quarta-feira dia 09, conferindo a conclusão dos trabalhos de calçamento da rua juntamente com os vereadores José Dener - Presidente da Câmara de Vereadores e Kleiton do Bar.

Zé Helder falou que em breve será iniciado o calçamento complementar da Rua Padre Cícero, também no bairro Patos e que sua intenção é, até o final do mandato, em 2020, calçar todas as ruas da área urbana de Várzea Alegre e continuar com o calçamento de ladeiras nas comunidades rurais.

Maria Rosa, moradora da rua beneficiada acompanhou a visita do prefeito e enfatizou que agora a rua ganha qualidade e oferece conforto a todos os moradores.

Outras obras
O bairro Patos já recebeu do Governo de Várzea Alegre, nesta terceira gestão do prefeito Zé Helder, outras obras importantes, como a reforma da Quadra Esportiva Prefeito Hamilton Correia e a construção do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social Cecília Biliu, obra na qual foram investidos R$ 210.980,34.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 24/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Obras da estrada do Riacho Verde serão retomadas na próxima semana
#Obra 23/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Várzea Alegre terá 44 quilômetros de estradas vicinais piçarrados A Prefeitura de Várzea Alegre está recuperando as estradas vicinais do município. Essa recuperação terá aplicação de piçarra e terraplanagem em 26 trechos de estradas dos distritos de Canindezinho, Ibicatu, Calabaça, Naraniú e Sede Rural, que devido às condições dos terrenos pedem essa intervenção. Os trechos ficam em terras baixas ou são de ladeiras que em épocas de chuvas prejudicam o trânsito.

Nesta manhã desta terça-feira, 23, o prefeito Zé Helder esteve no distrito de Canindezinho onde acompanhou a realização dos serviços no trecho da estrada que vai da entrada do sítio Olho D’Água à Vila Canindezinho, sede do distrito.

Nesta visita, Zé Helder esteve acompanhado do vereador Antônio Alcântara (PT), do secretário de Infraestrutura da cidade, Elonmarcos Correia, do servidor municipal Raimundo Sátiro e do empresário Sival Bilica.

Zé Helder destacou que para esse serviço, o investimento é da ordem de R$ 1.020.863,59, verba que conseguiu com o senador Eunício Oliveira (MDB), através do Ministério da Integração Nacional. São 44 quilômetros de estrada que serão piçarrados. "O distrito de Canindezinho, de terras mais baixas, receberá 24 quilômetros de piçarramento", disse.

O prefeito reforçou a atividade do vereador Antônio Alcântara, que cobra rotineiramente melhorias para o distrito e que vem atendendo a essas reivindicações, na medida do possível, em atenção ao parlamentar e à comunidade que ele representa.

Confira os 26 trechos das estradas vicinais que estão sendo piçarrados:

1- TRECHO SITIO ALEMANHA - CALABAÇA
2 -TRECHO VILA EXTREMA 01 - CALABAÇA
3 - TRECHO VILA EXTREMA 02 - CALABAÇA
4 - TRECHO VILA EXTREMA 03 - CALABAÇA
5 - TRECHO SITIO SANHAROL - CALABAÇA
6 - TRECHO DO BAIXIO VERDE - SÍTIO CANINDEZINHO - CANINDEZINHO
7 - TRECHO DO CAMPO DE GILMARO SÍTIO CANINDEZINHO - CANINDEZINHO
8 - TRECHO DO SÍTIO JATOBÁ - JUAZEIRINHO ATE CANINDEZINHO - CANINDEZINHO
9 - TRECHO CANINDEZINHO ATÉ LIMITE DO CEDRO - CANINDEZINHO
10 - TRECHO DA ENTRADA DO OLHO D'ÁGUA - CANINDEZINHO
11 - TRECHO DO ASSENTAMENTO OLHO D'ÁGUA - CANINDEZINHO
12 - TRECHO PÉ DA SERRA 01 - CANINDEZINHO
13 - TRECHO PÉ DA SERRA 02 - CANINDEZINHO
14 - TRECHO DA ENTRADA DO JUAZEIRINHO - CANINDEZINHO
15 - TRECHO JATOBÁ ATÉ BR 230 - CANINDEZINHO
16 - TRECHO BOA SORTE - CANINDEZINHO
17 - TRECHO DA BR-230 ATÉ O SÍTIO IBICATU - IBICATU
18 - TRECHO DO GUARANÍ SÍTIO IBICATU - IBICATU
19 - TRECHO DO POÇO CUMPRIDO SÍTIO IBICATU - IBICATU
20 - TRECHO LAVRAS DOS BURREGOS - IBICATU
21 - TRECHO BUEIRO SÍTIO IBICATU - IBICATU
22 - TRECHO DO AÇUDE DO CAMINHO VELHO - IBICATU
23 - TRECHO SÍTIO FECHADO 01 - NARANIÚ
24 - TRECHO SÍTIO FECHADO 02 - NARANIÚ
25 - TRECHO DA ENTRADA DA BOA VISTA ATÉ SANHAROL - SEDE RURAL
26 - TRECHO CORREDOR SANHAROL - SEDE RURAL



Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Município 21/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura já providenciou novo terreno para instalação da Usina da Asfalto da Ápia
#Obra 13/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito visita reconstrução do asfalto do Riacho Verde
#Melhoria 10/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura inicia pelo Ibicatu instalação de novas luminárias No distrito de Ibicatu o Governo de Várzea Alegre deu início ao projeto que tem a meta de instalar novas luminárias beneficiando de forma direta a comunidade.
#Obra 03/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito assina Ordem de Serviço da passagem molhada da Lagoa Seca O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB) se reuniu neste domingo, 02, com os moradores do sítio Lagoa Seca, distrito de Calabaça, para a assinatura da Ordem de Serviço para a reconstrução da uma passagem molhada naquela localidade.
#Obra 16/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Várzea Alegre recebe sinalização horizontal e vertical
O trânsito, no centro de Várzea Alegre e em várias ruas passa por melhoramentos. A cidade foi contemplada com o Programa de Segurança no Trânsito Sinalize, do Governo do Estado, que em julho recapeou com asfalto as ruas do centro e de outros bairros. Foram ao todo 20 mil quadrados de asfalto distribuídos em 11 ruas.

A sinalização vertical e horizontal das ruas da cidade faz parte da segunda etapa do programa Sinalize.

O prefeito Zé Helder esteve no centro de cidade conferindo os serviços, oportunidade na qual, juntamente com o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia e o diretor do Demutran, Evandro Feitosa e de funcionários da empresa que executa os trabalhos, agradeceu ao governador Camilo Santana (PT) e ao deputado estadual Dr. Sarto, pelo Sinalize, que contribuirá para diminuir os acidentes de trânsito neste município.

Além dos 20 mil metros quadrados de asfalto para as ruas e da sinalização horizontal, serão instalados três semáforos nos pontos de maior fluxo veículos, somando aos já existentes, colaborando para o ordenamento do trânsito da cidade.

Numa próxima etapa serão implantados mais 10 mil metros quadrados de asfalto nas ruas de Várzea Alegre.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Melhoria 13/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura divulga telefone para a população pedir reposição de lâmpadas
A Prefeitura de Várzea Alegre lançou nesta semana o Disque Iluminação Pública, projeto dentro do programa Cidade Limpa e Iluminada.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, agora a população pode pedir a reposição de lâmpadas queimadas em suas ruas pelo telefone (88) 3541 1836.

Os pedidos de reposição de lâmpadas queimadas do sistema de iluminação pública da cidade podem ser feitos no horário das 07h às 13h, de segunda a sexta.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 06/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Iniciada a instalação da rede elétrica do Conjunto Habitacional do Buenos Aires
Tocando as obras de infraestrutura, agilizando o processo de conclusão do Conjunto Habitacional do bairro Buenos Aires, neste município, a secretária de Assistência social, Laura Maria, informou que nesse domingo, 05, a Enel Distribuição deu início a instalação da rede elétrica naquele conjunto. A rede de água já está pronta e agora falta apenas o calçamento das ruas.

Laura Maria vem acompanhando as obras de perto, buscando acelerar sua conclusão. O conjunto habitacional é formado por 50 casas para beneficiar de forma direta 50 famílias. As obras foram iniciadas na gestão passada, mas não foram concluídas.

Em 2017, quando Zé Helder (MDB), assumiu a Prefeitura para seu terceiro mandato, lançou o projeto de retomada de obras e de novas obras, incluindo as obras do conjunto. Faltava muita coisa para fazer, inclusive em infraestrutura de calçamento, distribuição de rede elétrica e de rede de abastecimento de água.

Os entraves que existiam foram vencidos passo a passo. Com a proximidade da finalização das obras, a Prefeitura, com a presença do prefeito Zé Helder, da secretária de Assistência Social, Laura Maria, da assistente Social, Gracíola Elana, e da coordenadora de Habitação, Maria Auxiliadora (Dorinha), no dia 24 de julho, em reunião no CRAS Cecília Biliu, fez o sorteio das casas com as famílias beneficiadas. Cada família já sabe onde irá morar em breve.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 02/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura inicia melhorias nas estradas dos sítios Alemanha e Lagoa Seca
A prefeitura de Várzea Alegre iniciou nesta quarta-feira, 1º de agosto, cumprindo o que foi prometido pelo prefeito Zé Helder (MDB) nesta semana, os serviços de Piçarramento das estradas vicinais dos sítios Alemanha e Lagoa Seca, no distrito de Calabaça.

O prefeito Zé Helder afirmou que na próxima semana irá à comunidade de Lagoa Seca, onde dará ordem de serviço para construção de uma passagem molhada na estrada de acesso àquela comunidade.

De acordo com o prefeito Zé Helder, há muito tempo a população reivindica a construção dessa passagem molhada e agora ela será feita em convênio com o Governo do Estado sob o número 021/2018 - Departamento Estadual de Rodovias - DER. O orçamento do projeto é da ordem de R$ 224.871,38.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 16/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo de Várzea Alegre lançará construção do sistema do esgotamento sanitário do Dona Rosinha O Bairro Dona Rosinha terá solucionado em breve um dos maiores problemas da comunidade que é o sistema de esgotamento sanitário.
#Obra 06/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito, vice-prefeito e equipe acompanham obras do Sinalize em Várzea Alegre
Nesse dia 05 de julho o prefeito Zé Helder (MDB), o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, o secretário de Infraestrutura Elonmarcos Correia, Evandro Feitosa - Diretor do Demutran e Marcelo Augusto - Assistente Executivo da Secretaria de Obras e Urbanismo e o Kenedy da empresa Coral, acompanharam a execução das obras de recapeamento asfáltico de ruas da cidade pelo Programa de Segurança no Trânsito - Sinalize, no centro de Várzea Alegre.

Zé Helder falou que o Sinalize é um projeto do Governo do Estado, no qual o governador Camilo Santana (PT), preocupado com a segurança no trânsito garante ruas asfaltadas e sinalizadas. "É o momento de agradecer ao nosso governador Camilo Santana e dizer que essa parceria continuará para o bem e o desenvolvimento da nossa querida Várzea Alegre", disse.

O projeto Sinalize beneficia a população inicialmente com 20 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica de ruas da cidade com a devida sinalização horizontal e vertical e depois terá a aplicação de mais 10 mil metros quadrados de asfalto já liberados pelo governo estadual.

A ordem de serviço foi assinada por Camilo Santana no dia 09 de junho quando ele esteve na cidade para a inauguração do CEI - Centro de Educação Infantil Luiza Alves Ferreira Grigório (Tia Luizinha), ao lado do prefeito Zé Helder (MDB), do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, do senador Eunício Oliveira, do deputado estadual Dr. Sarto e de lideranças políticas da região.

Na ocasião, o governador prometeu ao prefeito Zé Helder mais 10 mil metros de asfalto estendendo o benefício para outras ruas da cidade completando de 30 mil metros quadrados de asfalto. Esses 10 mil metros de asfalto restantes serão aplicados nas ruas da cidade posteriormente.

Primeira Etapa 20.000,00m2

Avenida Luiz Afonso Din iz (Centro) - 5.000,00m2

Margens da CE-060, trecho CSU (Juremal) - 2.000,00m2

Rua Antônio Afonso Diniz (Centro) - 1.008,00m2

Rua das Lavadeiras (Centro) - 2.000,00m2

Rua Deputado Luiz Otacílio Correia (Centro) - 990,00m2

Rua Dirceu de Carvalho Pimpim (Centro) -845,00m2

Rua Joaquim de Sátiro (Varjota) - 3.430,00m2

Rua José Alves Feitosa (Centro) - 2.288,50m2

Rua José Felipe (Centro) - 1.705,00m2

Rua São Raimundo Nonato (Centro) - 373,50m2

Travessa Jesus Fotógrafo (Centro) - 360,00m2

O Programa Sinalize

O Programa Sinalize - Programa de Segurança no Trânsito tem investimento de R$ 120 milhões cobrindo os 184 municípios do Ceará, com execução do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), vinculado à Secretaria das Cidades, com parceria das prefeituras.

A medida do Governo tem o propósito de contribuir com a redução do número de acidentes de trânsito nas pequenas cidades.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Esporte 02/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Obras da Mini-Areninha “Chapada” foram iniciadas nesta segunda-feira Segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, máquinas executam a terraplanagem do terreno.
#Melhoria 20/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Com atuação da Prefeitura, Guanabara retomará atendimento no terminal rodoviário
Depois de ampla campanha, trabalho e dedicação e articulação encabeçados pelo prefeito Zé Helder (MDB) e pelo secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, a empresa Expresso Guanabara voltará atender com o transporte de passageiros a partir do Terminal Rodoviário Dr. José Iran Costa.

A informação foi dada pelo secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, na manhã dessa terça-feira, 19, após receber na cidade, Raul de Castro Girão - Gerente-Técnico e de Projetos da empresa. Eles vistoriarem o terminal rodoviário. O atendimento será retomado para o embarque e desembarque de passageiros a partir de 1º de agosto deste ano.

Reforma
A empresa Expresso Guanabara deixou de atender no terminal rodoviário desde 2016, alegando dificuldade de acesso ao local devido aos buracos nas avenidas Vicente Alves Costa e Antônio Alves de Lima, que são trechos urbanos da BR 230 e as péssimas condições de infraestrutura da rodoviária. A empresa passou a atender na época em um ponto comercial da cidade.

Em 2017, quando Zé Helder assumiu o Governo de Várzea Alegre para seu terceiro mandato, o terminal rodoviário da cidade estava abandonado, tomado pelo lixo e muitos moradores de rua se alojavam no local.

Com os moradores de rua, a secretaria de Assistência Social foi acionada conseguiu que eles retornassem para suas famílias e aqueles que não eram de Várzea Alegre, também foram encaminhados para suas cidades de origem e suas respectivas famílias.

Para retomar o atendimento no terminal rodoviário, a empresa vez uma série de exigências, que foram cumpridas.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Segurança 26/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Maio Amarelo: Demutran fez caminhada no Centro de Várzea Alegre
Caminhada pelas ruas centrais da cidade foi realizada nesta manhã de sábado, 26, pela equipe do Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, com participação das secretarias municipais de Infraestrutura e Educação e dos Bombeiros Civis de Várzea Alegre.

A caminhada, como parte da Campanha Maio Amarelo pela redução de mortes no trânsito, teve como ponto de partida, a Praça Papa João XXIII, mais conhecida como Praça da Matriz de São Raimundo Nonato, em direção ao Polo de Lazer Antônio Alves Costa (Calçadão). Durante o percurso, foram distribuídos panfletos com orientações para um trânsito mais seguro.

No Calçadão, foi feita uma apresentação teatral, tratando da importância dos cuidados de todos com a segurança no trânsito.
O movimento pela redução de mortes no trânsito chega à sua 5ª edição e envolve órgãos de trânsito de todo o Brasil.

Programação do Maio Amarelo

Dia 06/05/18 - Palestra no distrito de Riacho Verde;
Dia 10/05/18 - Abertura nas rádios da cidade.
Dia 18/05/18 - Stand de apresentação com assuntos e temas voltados ao trânsito em parceria com o Instituto Dom José - IDJ;
Dia 21 e 22/05/18 - Blitz educativas com entrega de panfletos e orientações aos condutores e pedestres;
Dia 24/05/18 - Contando histórias sobre o trânsito, na Escola Iracy Bezerra - Betânia, a partir das 14 horas;
Dia 26/05/18 - Sábado a partir das 8 horas caminhada de conscientização no trânsito com entrega de laços e broches, logo em seguida apresentação teatral com a equipe de educação no trânsito, da escola Maria Afonsina, no Pólo de Lazer Antônio Alves Costa (Calçadão).
Dia 28 e 29/05/18 - Blitz educativas com entrega de panfletos e orientações aos condutores e pedestres;
Dia 30/05/18 - Encerramento nas rádios com informações e mensagens de agradecimentos.





Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Melhoria 25/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Secretaria de Infraestrutura está limpando as ruas e recuperando rede de esgoto e calçamentos
O secretário de Infraestrutura de Várzea Alegre, Elonmarco Correia, disse nesta manhã de sexta-feira, 25, que a Prefeitura vem realizando diversas ações, melhorando o ambiente das ruas, praças e demais logradouro públicos do município.

Ele enfatizou que, desses serviços, na cidade, vêm sendo realizadas a capinação das ruas, operação tapa buracos, poda de árvores, e especialmente, consertos na rede do sistema de esgotamento sanitário.

Os serviços de capinação foram iniciados nos bairros Patos, Riachinho e Dona Rosinha, chegando agora ao bairro Zezinho Costa.
Para Elonmarcos, serviços de recuperação da rede de esgoto, melhoram o ambiente das ruas e preservam as casas, resolvendo o problema demandado pelos moradores. Tem ainda a recuperação dos calçamentos.

Ele disse que esse é o compromisso da administração Governo de Várzea Alegre, sob administração do prefeito Zé Helder, do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim e equipe.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Miguel Marcelo
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Município 21/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Maio Amarelo - Demutran participa com stand em evento do IDJ
A programação Maio Amarelo vem sendo realizada em Várzea Alegre desde o dia 06 e será encerrada no dia 30. O tema é "Nós somos o trânsito". O movimento pela redução de mortes no trânsito chega à sua 5ª edição e envolve órgãos de trânsito de todo o Brasil.
Como destaque da programação, no dia 18, em evento do Instituto Dom José - IDJ sobre empreendedorismo, o Demutran - Departamento Municipal de Trânsito, montou stand, conscientizando a população sobre a importância da campanha. O IDJ Unidade Várzea Alegre, funciona na Escola Municipal Figueiredo Correia.
O prefeito Zé Helder (MDB), prestigiou o evento que teve orientações para os universitários, professores e comerciantes presentes.
Programação:
Dia 06/05/18 - Palestra no distrito de Riacho Verde;
Dia 10/05/18 - Abertura nas rádios da cidade.
Dia 18/05/18 - Stand de apresentação com assuntos e temas voltados ao trânsito em parceria com o Instituto Dom José - IDJ;
Dia 21 e 22/05/18 - Blitz educativas com entrega de panfletos e orientações aos condutores e pedestres;
Dia 24/05/18 - Contando histórias sobre o trânsito, na Escola Iracy Bezerra - Betânia, a partir das 14 horas;
Dia 26/05/18 - Sábado a partir das 8 horas caminhada de conscientização no trânsito com entrega de laços e broches, logo em seguida apresentação teatral com a equipe de educação no trânsito, da escola Maria Afonsina, no Pólo de Lazer Antônio Alves Costa (Calçadão).
Dia 28 e 29/05/18 - Blitz educativas com entrega de panfletos e orientações aos condutores e pedestres;
Dia 30/05/18 - Encerramento nas rádios com informações e mensagens de agradecimentos.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Festa 16/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo Municipal festejou com café da manhã o Dia do Gari O café da manhã, servido no local de trabalho animou os garis, que são reconhecidos pela eficiência na execução de suas atividades.
#Obra 04/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito anuncia calçamento de ladeira do Iputi, em Ibicatu
No último dia 1º de maio, Dia do Trabalho, o prefeito de Várzea Alegre Zé Helder (MDB), esteve no sítio Picada, distrito de Ibicatu; onde participou de reunião da Associação Comunitária da Picada, presidida por Francisco Duarte de Aquino Filho.
Nessa reunião, o prefeito esteve acompanhado de Raimundo Sátiro, servidor da secretaria municipal de Infraestrutura e anunciou o início do calçamento da ladeira do Iputi, medindo 2.398,72M².
A ladeira do Iputi faz parte de um conjunto de sete ladeiras que estão sendo calçadas na zona rural dentro do programa de Retomada de Obras e de Novas Obras do Governo de Várzea Alegre.
O total de investimentos nesses calçamentos soma R$ 426.381,89 (quatrocentos e vinte e seis mil, trezentos e oitenta e um reais e oitenta e nove centavos).
Dessas ladeiras, já foram entregues a ladeira do Graiado - distrito de Calabaça e está em fase da conclusão a do sítio Bonito, em Ibicatu. Posteriormente serão iniciados os calçamentos da ladeira Atoleiro - Sede Rural, Novo Jordão e Oiti - Naraniú e dos Romualdos - Riacho Verde.
Nova estrada
Ainda na reunião, Zé Helder, se comprometeu em atender demanda da comunidade que pediu a abertura uma estrada alternativa interligando as comunidades de Picada e Iputi ao sítio São Vicente, o que proporcionará redução da distância entre essas localidades.
Também dentro deste compromisso, o prefeito falou que uma equipe fará estudo de viabilidade para a abertura dessa nova estrada.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 02/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo cumpre compromisso e calça rua de acesso à capela da Padroeira do bairro Riachinho
O Governo de Várzea Alegre cumpriu com o compromisso assumido com a Associação Beneficente e Cultural Nossa Senhora de Fátima (ABCNSF), do bairro Riachinho, ao calçar a complementação da Rua Glicério Gomes de Morais.
Numa reunião realizada no dia 25 de março deste ano, o prefeito Zé Helder (MDB), recebeu da Associação várias demandas da comunidade, priorizando o calçamento complementar da Glicério Gomes.
A comunidade do Riachinho celebra os festejos a Nossa Senhora de Fátima neste mês de maio e o calçamento permite acesso facilitado à capela da santa, daí o compromisso com a população com o calçamento da rua.
Em nota na rede social Facebook, a direção da ABCNSF, representada pelo 1º Secretário Damião Ferreira, reconhece e agradece ao chefe do Poder Executivo, ou seja, ao prefeito Zé Helder pelo atendimento à demanda da comunidade.
O prefeito Zé Helder destacou que o Governo Municipal vem se esforçando para atender todas as demandas da comunidade, mesmo entendendo as dificuldades financeiras predominantes no país, que dificultam várias ações.
Ele disse que tem sido com muita organização, especialmente no campo das finanças que o Governo Municipal vem realizando obras e atendendo as prioridades da população.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 30/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito visita obras em execução no distrito de Canindezinho
No distrito de Canindezinho, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), na companhia do vereador do distrito, Antônio Alcântara (PT) e de Raimundo Sátiro - coordenador de Núcleo da Secretária de Infraestrutura, visitaram duas construções: a praça José Alves Teixeir
a da Vila Canindezinho e a reforma da UBS - Unidade Básica de Saúde do Juazeirinho.
Na praça da Vila Canindezinho, Zé Helder disse que recebeu a obra da gestão passada com vários problemas, como no processo de licitação, ausência de desapropriação e como obra inacabada.
Ele disse que regulamentou a construção, inclusive com a desapropriação e que agora a construção avança e poderá ser entregue à comunidade em cerca de 30 dias. A praça pública da Vila Canindezinho tem investimento de R$ 111.186,46.
Antônio Alcântara disse que em outubro do ano passado fora indagado pelos moradores se a obra da praça seria concluída e, que confiando no compromisso do prefeito, respondeu positivamente. "Disse que sim e que nos festejos de 2018 [a São Francisco], a praça seria um local para a comunidade se reunir", disse.
A equipe liderada pelo Prefeito foi até a Unidade Básica de Saúde do Juazeirinho, onde a Prefeitura realiza ampla reforma. Zé Helder disse que a última reforma naquela unidade de saúde tinha sido feita em 1998. A Unidade Básica de Saúde, de acordo com o prefeito, atendo a mais 70% da população do distrito.
Zé Helder destacou que as melhorias realizadas na Unidade Básica de Saúde foram reivindicadas pelo vereador Antônio Alcântara e que o Governo Municipal analisou a importância estratégica do equipamento para o atendimento da população, atendendo ao pleito do parlamentar.
Antônio Alcântara, que é Agente de Saúde, disse que a reforma da Unidade Básica de Saúde representa a realização de um sonho, pois era um desejo da população a ampliação do espaço para melhor acolher a comunidade.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Miguel Marcelo
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 17/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito Zé Helder lançou projeto para construir 9 sistemas coletivos de abastecimento de água
Aconteceu nesta manhã de sábado, 17, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Várzea Alegre, lançamento pelo Governo de Várzea Alegre, de projeto para construção de nove sistemas coletivos de abastecimento de água no município.
A solenidade contou com as presenças do prefeito Zé Helder (MDB), do vice-prefeito Fabrício Rolim, do presidente da Câmara de Vereadores Alan Salviano (MDB), da vice-presidente da Câmara Dra. Luciana Rolim (PV), dos vereadores Dedé da Topique (PT do B), Kleiton do Bar (MDB), José Dener (MDB), Antônio Alcântara (PT) e Michael Martins (PT), dos secretários de Desenvolvimento Agrário Cícero Izidório e da Infraestrutura Elonmarcos Correia, estes que estiveram à frente do evento.
O prefeito Zé Helder anunciou que os sistemas coletivos de abastecimento de água serão construídos nas localidades de Alto Santa Isabel - Riacho Verde, Charneca - Sede Rural, Juazeirinho - Canindezinho, Lagoa Redonda - Naraniú, Monte Alegre - Riacho Verde, Mundo Novo de Cima - Naraniú, Poço Cercado - Riacho Verde, São Nicolau - Canindezinho e Vazante - Riacho Verde.
Os nove sistemas de abastecimento de água beneficiarão 591 famílias, com investimentos no valor R$ 2.258.097,35, de emenda do senador Eunicio Oliveira (MDB).
O prefeito, Zé Helder, disse que esses nove sistemas de abastecimento de água levarão conforto e desenvolvimento para todos os que residem no campo. Vindo da zona rural, Zé Helder disse que sabe das dificuldades que as pessoas enfrentam por conta da escassez de água.
Neste seu terceiro mandato, Zé Helder garantiu manter a luta pelas obras hídricas, fundamentais para que as pessoas tenham qualidade de vida.
Neste sentido de novas obras hídricas, o prefeito falou que já estuda a possibilidade de construção de novo açude para abastecimento complementar da cidade e que do evento do sindicato iria visitar com o vereador Alan Salviano a comunidade de Coité - Sede Rural, onde o município desenvolve o projeto desse novo açude.
Dr. Fabrício comemorou a inclusão de duas indicações dele e da sua esposa, a vereadora Dra. Luciana, no projeto para duas comunidades - São Nicolau e Vazante. Ele anunciou que vem enfrentando na comunidade do sítio Mundo Novo de Baixo, com o ex-vereador Estevaldo Leandro, a luta na elaboração de um projeto para a construção de um açude público que beneficiará a comunidade.
Para Cícero Izidório, o homem do campo deseja morar no campo e citou o exemplo de 40 famílias que residiam há 20 anos no Poço Cercado, que após a chegada de um sistema de abastecimento de água lá, a população aumentou consideravelmente, atualmente são 103 famílias, e que esse sistema que hoje é anunciado para a comunidade é para suprir o aumento dessa demanda.
Alan Salviano comentou que estava feliz por presenciar o Governo de Várzea Alegre, após seis anos consecutivos de seca, priorizar a construção de sistemas de abastecimento de água. Ele disse que tem procurado apoiar o prefeito Zé Helder na construção desse novo açude, no sítio Coité, que dará maior suporte ao abastecimento de água da população.
Após a certificação das comunidades, a líder comunitária Josa Piquiá, agradeceu ao prefeito Zé Helder pelas ações de obras hídricas, citando que nos anos 90, a comunidade da Lagoa Redonda foi excluída de projetos de abastecimento de água por questões políticas.
Ela falou que em 2013 foi liberado pelo Projeto São José, um sistema de abastecimento de água para a comunidade, mas, pelo orçamento defasado as empresas não se interessarem sequer em participar da licitação.
Josa sustentou que agora estava confiante na realização do projeto, visto o compromisso da gestão municipal, na pessoa do prefeito Zé Helder.
Subvenção
Na ocasião, o prefeito, Zé Helder, assinou autorização de verba de subvenção social para a Federação das Associações do Município de Várzea Alegre- FAMUVA, no valor de R$ 12.000,00 para o exercício de 2018. Essa entidade presta assessoramento às associações do município.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César / Fabio Oliveira
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Melhoria 05/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Engenheiro do Detran esteve em Várzea Alegre para implantação do Sinalize Várzea Alegre será contemplada com o projeto Sinalize, lançado recentemente pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
#Melhoria 12/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura atua nos bairros Riachinho e Patos para evitar que lama avancem sobre as ruas
Em pleno período de carnaval a Prefeitura de Várzea Alegre vem atuando para resolver um problema que atinge os moradores dos bairros Riachinho e Patos.
É que foi realizado de forma irregular, ou seja, sem a devida comunicação à Prefeitura, serviço de terraplanagem em área de loteamento para fins imobiliários próximo ao bairro Riachinho.
A última chuva, de 39mm, registrada no sábado, dia 10, foi suficiente para a terra frouxa da área do terreno ser carregada pelas águas invadindo ruas e casa desses bairros. Uma das ruas mais atingidas é a Chiquinho Batista, no Riachinho.
Segundo o secretário de Infraestrutura, o prefeito Zé Helder (MDB), pediu agilidade na solução do problema para evitar que os moradores dessas áreas sofram mais prejuízos.
De acordo com Elonmarcos, máquinas estão trabalhando nos dois bairros para resolver o problema e esse trabalho será intensificado, mesmo com o feriado de carnaval.
Elonmarcos pediu apoio da população para que denuncie na Prefeitura qualquer desmatamento ou preparo de terreno irregular para que a Prefeitura fiscalize.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Miguel Marcelo
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 16/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura resolve problema de drenagem no bairro Betânia
#Obra 14/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo de Várzea Alegre asfalta ruas no bairro Zezinho Costa Dando continuidade ao programa de Retomada de Obras e de Novas Obras, o Governo de Várzea Alegre asfaltou neste sábado, 13, mais quatro ruas da cidade, estas localizadas no bairro Zezinho Costa, um dos mais populosos do município.
#Obra 05/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Com comitiva Prefeito visita obras no município O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), com uma comitiva visita as obras do programa de Retomada de Obras e de Novas Obras, implantado em seu governo. As visitas tiveram início na quinta-feira, dia 04 de janeiro.
#Festa 26/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Garis tiveram confraternização natalina
O fim de ano teve festa natalina para os trabalhadores da limpeza pública. O prefeito Zé Helder (MDB), e primeira-dama Sônia Fortaleza, o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, estiveram no evento se confraternizando com os profissionais garis.
A festa aconteceu na sexta-feira, 22 de dezembro e foi organizada pelo responsável pelo setor da limpeza, Gilberto Sousa.
Gilberto contou com a parceria de empresas da cidade, que doaram cestas básicas e presentes que foram sorteados com os trabalhadores.
Zé Helder destacou que a confraternização com os garis foi um momento importante para celebrar as festividades de fim de ano, mas também para reconhecer o trabalho essencial que eles desempenham, cuidando bem da cidade de Várzea Alegre.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 23/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito se reunirá com marchantes e criadores de animais para falar sobre conclusão da obra do matadouro
O Governo Municipal age para resolver um dos maiores problemas da população de Várzea Alegre, que é a conclusão da construção do matadouro público.
Na semana passada foram iniciadas as obras de construção da estação de tratamento de esgoto do matadouro.
Segundo o prefeito Zé Helder, para finalizar a obra, restam essa construção e a aquisição de equipamentos, que já contam com recursos reservados, garantidos pelo governo do Estado.
Na próxima segunda-feira, 27, às 16h00, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o prefeito se reunirá com os marchantes e criadores de animais que serão atendidos com os serviços do equipamento para explicar todo o andamento da obra e sua fase de finalização.
A empresa José Urias Filho - ME, venceu a licitação da obra com a proposta R$ 189.930, 09, com prazo de 90 dias para a execução do serviço. Essa é mais uma ação do Programa de Retomada de Obras do Governo de Várzea Alegre.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 16/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito assinará ordens de serviços para construção de um CAPS no Riachinho e uma UBS no Riacho Verde
Nesta sexta-feira, 17, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), o vice-prefeito Fabrício Rolim, o secretário de Saúde, Ivo Leal, com a presença do deputado federal Adail Carneiro (PP), assinam ordens de serviços para construção de duas obras.
Primeiro, será assinada a ordem de serviço para a construção de uma moderna Unidade Básica de Saúde - UBS, no distrito de Riacho Verde, às 16h, na Capela de São João Batista. E na sequência, no bairro Riachinho, o Governo Municipal, com o prefeito Zé Helder e equipe, também com a presença de Adail Carneiro, assinam a ordem de serviço para a construção de um Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, no bairro Riachinho. A solenidade será na Unidade Básica de Saúde Dr. Aluísio Máximo de Menezes, às 19h.
Segundo o prefeito Zé Helder, com a construção da UBS do Riacho Verde o investimento financeiro será da ordem de R$ 488.514,01 e com o CAPS do Riachinho serão aplicados R$ 810.351,21. Esses recursos têm como fonte emendas parlamentares do deputado federal Adail Carneiro junto ao Ministério da Saúde.
O prefeito argumentou que esses dois equipamentos, do programa de Retomada de Obras do Governo Municipal, que serão construídos atendem demandas das comunidades, melhorando o acesso aos serviços de saúde e a qualidade de vida do povo.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Melhoria 13/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Secretaria de Infraestrutura desmancha barramentos no Riacho do Machado
Neste domingo, 12, a secretaria de Infraestrutura, do Governo de Várzea Alegre, atendendo reivindicação de moradores do bairro Grossos, desmanchou pontos de barramentos do Riacho do Machado, que afetavam aquela área da cidade.
Esses barramentos, segundo os moradores, represavam as águas que correm no riacho, inclusive das lagoas de estabilização do sistema de saneamento básico.
Esse represamento, segundo os moradores, além da facilitar a proliferação de insetos, também espalhava mal cheiro na região do bairro.
Não foram identificados os responsáveis pelos barramentos. O secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, informou que esse tipo de barragem de passagem de água dos riachos, só pode ser feito com autorização da SEMACE.
A destruição dos barramentos foi comandada por Maiko de Morais Costa (Maiko do Chapéu) - Gerente de Núcleo de Urbanismo da Prefeitura de Várzea Alegre.



Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 10/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito e secretário de Infraestrutura acompanham obra de reforma e ampliação do CRAS dos Patos
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), visitou nesta tarde de quinta-feira, 09, as obras de reforma e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social Cecília Biliu - CRAS, do bairro Patos. Ele esteve acompanhado do secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia.
A reforma e ampliação do CRAS dos Patos é mais uma obra do Governo Municipal, do programa de Retomada de Obras, tocada com recursos próprios da Prefeitura com soma de R$ 168.943,18 (cento e sessenta e oito mil, novecentos e quarenta e três reais e dezoito centavos).
O prefeito disse que a reforma e ampliação do CRAS Cecília Biliu é necessária, pois o prédio estava deteriorado. Ele avaliou que com a reforma e ampliação e com profissionais capacitados, serão melhor atendidas as populações dos bairros Patos e Dona Rosinha, com mais conforto e qualidade de vida.
A previsão do prefeito é que a inauguração da reforma e ampliação desta unidade do CRAS aconteça em janeiro de 2018. "Estamos construindo para essa cidade que tem muitos prédios que precisam de reforma, de ampliação e de novas obras, para o progresso e o desenvolvimento de Várzea Alegre. Estamos gerando emprego e qualidade de vida para a população", afirmou.
O secretário de Infraestrutura Elonmarcos Correia, disse que a visita à obra faz parte do acompanhamento do andamento da construção para medições, pagamentos e também cumprimento de prazos para que em janeiro o equipamento que é um investimento da Prefeitura com a Secretaria Municipal de Assistência Social seja inaugurado.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Melhoria 07/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Governo de Várzea Alegre instala mais de 30 luminárias no bairro Grossos
O Governo de Várzea Alegre, segundo o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, esteve no bairro Grossos, nesta terça-feira, 07, com a sequência do programa Cidade Limpa e Iluminada, com a instalação de luminárias. De acordo com ele foram instaladas cerca de trinta luminárias no bairro e mais de cento e cinquenta em toda a cidade. "Estamos melhorando a segurança, a trafegabilidade e acesso das comunidades por meio a iluminação pública", disse.
Elonmarcos disse que a Prefeitura está fazendo levantamento da demanda por luminárias na zona rural para atender as comunidades.
Dona Gilva é moradora do bairro Grossos e agradeceu a instalação das luminárias. Ela disse que era uma necessidade da comunidade, formada por muitos idosos e que já tinha procurado o secretário para reivindicar pela iluminação e sua gratidão é pela promessa feita e cumprida.
O vice-prefeito de Várzea Alegre, Dr. Fabrício Rolim e sua esposa, a vereadora Dra. Luciana (PV), acompanharam os serviços de instalação das luminárias no bairro Grossos e demonstraram satisfação por estar sendo atendida a reivindicação dos moradores.



Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 17/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura entrega à população o calçamento da ladeira do Graiado
A Prefeitura de Várzea Alegre entregou na tarde de sábado, dia 16, na comunidade de sítio Graiado, distrito de Calabaça, a pavimentação em pedra tosca da ladeira daquela localidade, reivindicação de mais de 30 anos dos moradores.
A ladeira mede 1.626,84m² de calçamento e resolve definitivamente o problema de acesso e de mobilidade dos moradores do sítio Graiado.
Presidente da Associação Comunitária do Graiado, Cícero Adorno, explicou que o pedido do calçamento da ladeira tem mais de 20 anos, mas agora, na atual gestão, o problema foi resolvido.
Edival Soares, disse que havia dificuldades de locomoção das pessoas, especialmente de pessoas idosas e que a construção do calçamento da ladeira é uma obra fundamental para a população.
Presidente da Câmara Municipal, Alan Salviano, falou que a obra de calçamento da ladeira do Graiado, atende aos sonhos da comunidade e resolve a necessidade de acesso e de trânsito dos moradores de lá e das comunidades adjacentes.
Dr. Fabrício Rolim declarou que a pavimentação da ladeira do Graiado atende a necessidade de mobilidade dos moradores e que essa obra era uma promessa dele e um compromisso do prefeito Zé Helder que foi cumprindo para o bem de todos.
O prefeito Zé Helder disse que neste seu mandato, assumiu a responsabilidade pelo calçamento da ladeira, que não foi possível em outros governos. Para ele, esse calçamento é para ser comemorado, porque tem mais de 30 anos de reivindicação. A obra beneficiará o Graiado e todas as localidades próximas.
A obra está dentro do programa de Retomada de Obras e de Construção de Novas Obras, com investimento de mais de R$ 8 milhões.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.b
#Infraestrutura 15/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Infraestrutura, Meio Ambiente e SENAR capacitam zeladores de praças públicas
A Secretaria de Infraestrutura de Várzea Alegre, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e com o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realiza com os trabalhadores que cuidam das praças públicas capacitação em jardinagem, na Escola Dr. Dário Batista Moreno.
A capacitação teve início nesta quinta-feira, 14, e será encerrada terça-feira, dia 19 de setembro.
O secretário Elonmarcos Cândido Correia, informou que a capacitação está aberta à participação de voluntários.
O curso é dividido em parte teórica e prática. Essa parte prática, será ministrada em viveiro de mudas da secretaria municipal de Meio Ambiente.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 15/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Ladeira do Graiado, no Calabaça, será entregue à população neste sábado
A comunidade de Graiado, no distrito de Calabaça, recebe neste sábado, dia 16, às 17h00, a obra de pavimentação da ladeira de acesso à localidade, uma reivindicação antiga dos moradores.
Edival Soares, morador da comunidade, declarou que a ladeira sempre foi um grande problema para a população e na época do inverno era difícil transitar no local. Ele contou que pessoas idosas, pacientes e todos que precisavam se deslocar do Graiado para outras comunidades, tinha muita dificuldade.
Edival Soares também explicou que o calçamento da ladeira do Graiado era uma promessa de vários prefeitos, promessas que já passam dos 25 a 30 anos. Ele agradeceu à Prefeitura pela construção do calçamento, melhorando o acesso à comunidade e a vida dos moradores.
O prefeito Zé Helder (PMDB), disse que o calçamento da ladeira do Graiado, assim como o das demais 6 ladeiras que serão pavimentadas na zona rural estão como prioridades para os moradores e que é um compromisso de sua administração, Governo de Várzea Alegre, construir e entregar esses calçamentos. Para Zé Helder, cada obra que está sendo retomada ou que está como nova construção, faz parte do investimento de mais de R$ 8 milhões com recursos municipais, do Estado e da União. "Nosso compromisso é com o povo do nosso município e vamos fazer todos os esforços necessários para atender as demandas das comunidades", disse.
A Prefeitura de Várzea Alegre, dentro do programa de Retomada de Obras e de Construção de Novas Obras, com investimento de mais de R$ 8 milhões, calçará, na zona rural, 7 ladeiras, nas localidades de Atoleiro - Sede Rural, Bonito - Ibicatu, Graiado - Calabaça, Iputi - Sede Rural, Novo Jordão - Naraniú, Oití - Naraniú e Alto dos Romoaldos - Riacho Verde. A ladeira do Graiado é a primeira do conjunto de pavimentação e mede 1.626,84m². Só com o calçamento de ladeiras na zona rural serão investidos mais de R$ 400.000.00.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Melhoria 24/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prédio da Prefeitura é pintado é ganha cores mais claras
O Governo de Várzea Alegre vem recuperando os prédios públicos que estavam sem manutenção. Assim como Terminal Rodoviário Dr. José Iran Costa, o Mercado Central Josué Alves Diniz e escolas e praças públicas, a Prefeitura da cidade também recebe melhoramentos.
O prédio da Prefeitura de Várzea Alegre ganha novas cores em tons mais claros. A pintura do prédio tem aplicação de recursos da ordem de R$ 14.808,20, dinheiro do Tesouro Municipal. A empresa que faz o serviço é a Construserv Construções e Serviços EIRELE - ME.
O prefeito Zé Helder (PMDB), disse que quando não há manutenção, o desgaste das construções é natural. Por essa razão, cuidar dos prédios públicos, fazendo essa manutenção regularmente, evita gastos maiores no futuro.
Para o Prefeito, desde que assumiu o cargo, em janeiro deste ano, seu desejo era recuperar o prédio da Prefeitura que estava com aspecto degradante, mas a prioridade foi recuperar escolas, postos de saúde, praças públicas, entre outros prédios. Agora, com a economia de recursos feita, deu para dar uma melhorada no prédio da Prefeitura, que é o símbolo mais representativo da administração pública da cidade.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 21/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura entrega à população o letreiro "Várzea Alegre"
A cidade de Várzea Alegre é mesmo uma terra de gente feliz, orgulhosa dos feitos de sua gente e do seu pomposo nome. Na noite deste domingo, 20 de agosto, véspera do início da Festa do Padroeiro São Raimundo Nonato, o prefeito Zé Helder (PMDB), o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, o presidente da Câmara Municipal, Alan Salviano (PMDB), os vereadores Dedé da Topique (PT do B) e Dra. Luciana (PV), a primeira-dama, Sônia Fortaleza, entre outras autoridades, entregaram à população o letreiro "Várzea Alegre", localizado no Parque Cívico São Raimundo Nonato.
Houve hasteamento da bandeira sob o hino do município executado pela banda de música Maestro José Ribeiro.
O prefeito Zé Helder disse que o letreiro com o nome da cidade tem simbologia cívica, principalmente neste momento de início da Festa de São Raimundo Nonato. Ele ainda destacou que o letreiro, implantado no marco zero da cidade, traduz o apego do povo à sua terra. "Foi aqui onde Papai Raimundo chegou e viu condição de começar a cidade. Eu quero que o povo de Várzea Alegre veja neste letreiro todo o amor que nós do governo temos por nossa terra, assim como todos os varzealegrense amam esse pedaço de chão", disse.
O prefeito sustentou que tem a missão de dar alegria ao povo da cidade por meio do trabalho e que irá buscar mais recursos para continuar a urbanização da lagoa e também de outras obras para o município.
Urbanização
O espaço da lagoa de São Raimundo Nonato começou a ser urbanizado em 2008, na primeira gestão do prefeito Zé Helder, sendo inaugurada em 2009, no segundo mandato dele. Em 2012 foi construída a segunda etapa.



Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Obra 19/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura recupera malha asfáltica e asfaltará novas ruas
A Prefeitura de Várzea Alegre, dentro do programa de Retomada de Obras, deu início ao recapeamento do asfalto da Rua Dr. Leandro, da Av. Luiz Afonso Diniz e de um trecho da Rua Figueiredo Correia. Segundo a Prefeitura, o recapeamento dessas ruas é necessário devido ao desgaste da malha asfáltica ao longo do tempo. Com esse recapeamento serão investidos R$ 160.000,00.

O Governo de Várzea Alegre, com investimento de R$ 250.000,00, asfaltará as seguintes ruas:

Avenida Vicente Alves Costa - Zezinho Costa - 1.466,17m2;
Rua André Alves Costa - Zezinho Costa - 1.999,42m2;
Rua Antônio Alves Costa - Zezinho Costa - 2.540,52m2;
Rua João Alves de Menezes - Zezinho Costa - 2.306,65m2.
Rua José Fiúza Lima - Centro - 767,34m2;
Rua Osvaldo Cruz - Patos - 646,32m2.

O Programa de Retomada de Obras e da Construção de Novas Obras receberá investimentos de recursos da União, do Estado e do Município, de mais de R$ 8 milhões.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Melhoria 19/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Várzea Alegre ganha letreiro com o nome da cidade no Parque Cívico São Raimundo
Várzea Alegre receberá na lagoa, mais precisamente no Parque Cívico São Raimundo Nonato, um letreiro em homenagem à cidade. O letreiro, com o nome da cidade, mede 2 metros de altura com 7,80 metros de comprimento, tendo do lado esquerdo, uma estrutura metálica que forma um coração e terá iluminação em led.

Segundo o prefeito da cidade, Zé Helder (PMDB), essa é mais uma forma de declarar todo o amor que o varzealegrense tem por sua terra natal. "Nosso povo carrega no coração um grande bairrismo e amor por nossa cidade. Esse letreiro referência exatamente esse carinho que todos nós temos por Várzea Alegre", disse.

O letreiro é implantado ainda como atração turística, sendo instalado no marco inicial da fundação da cidade de Várzea Alegre.

Investimento

A Prefeitura de Várzea Alegre reservou a aplicação de mais de R$ 8 milhões em investimentos no município a partir do segundo semestre deste ano. Na cidade, ruas centrais estão passando por recuperação na sua malha asfáltica e novas ruas serão asfaltadas. Na zona rural, ladeiras serão calçadas. Na comunidade de Graiado, no distrito de Calabaça, o calçamento da ladeira já foi concluído. Ruas na cidade serão calçadas e os trabalhos tiveram início pelo bairro Grossos, na Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O Polo de Lazer Antônio Alves Costa já recebe melhoramentos como pintura e o abrigo dos motoristas, terá sua estrutura renovada. São dezenas de obras que serão retomadas e outras novas construções serão realizadas em todo o município.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Melhoria 17/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura recupera infraestrutura de espaços como avenidas e praças públicas
A Secretaria de Infraestrutura de Várzea Alegre, com trabalho do secretário Elonmarcos Cândido Correia, vem realizando a recuperação de praças públicas e dos canteiros centrais das avenidas Antônio Alves Costa com a Neném Marinheiro. Essas duas avenidas integram a BR 230, cortando a cidade, no trecho compreendido entre o Parque de Vaquejada e a Av. Papai Raimundo.
As praças públicas estão sendo pintadas e os bancos e a jardinagem estão sendo recuperados. Os mais danificados sendo trocados.
Já o Centro de Abastecimento Josué Alves Diniz, passa por limpeza e nova pintura. Todas essas atividades deixam a cidade mais limpa e os espaços públicos bem cuidados.
Elonmarcos informou que estão intensificando ações de limpeza da cidade e reparos no sistema de iluminação pública também.
No bairro Alto do Tenente, a Prefeitura fez mais de 300 metros de sistema de esgotamento sanitário, que era um problema cobrado pelos moradores, pois as águas das residências estavam retornando devido às deficiências no sistema. A correção foi aprovada pela população.
"Nós estamos dando uma nova roupagem nas praças, pintando os bancos, consertando os buracos que já existem, colocando pedras, passando uma mão de tinta. A gente começou no centro da cidade e em algumas praças também, estamos começando os trabalhos, preparando a cidade também para a festa", disse.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Urbanismo 30/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura atualizará cadastro de imóveis para readequação do Plano Diretor da cidade
Para manter o ritmo de crescimento da cidade de forma planejada, a Prefeitura irá atualizar o cadastro imobiliário com o objetivo de readequar o Plano Diretor de Várzea Alegre. Esse serviço terá início na próxima semana, começando pelo bairro Centro.

Atualmente, a base imobiliária urbana do município tem 9.955 imóveis cadastrados com dados de 30 de junho de 2017, informados pelo NAT - Núcleo de Arrecadação Tributária. Em 2005, Várzea Alegre tinha 5.487 imóveis. Em 12 anos, o número de imóveis da cidade cresceu 81,43%.

A última atualização do cadastro foi feita 2005, ano da primeira gestão do prefeito Zé Helder (PMDB), que cumpre de 2017 a 2020, seu terceiro mandato.

De acordo com o Prefeito, a atualização do cadastro de imóveis, permite acompanhar o desenvolvimento da cidade, evitando construções irregulares e desordenadas e investimento em infraestrutura de urbanismo.

A atualização do cadastro de imóveis será feita pela empresa PR1 Engenharia LTDA - ME, da cidade de Fortaleza, que terá até 21 de junho de 2018 para concluir o serviço.

Crescimento

O crescimento da área urbana de Várzea Alegre é visível. A cidade tinha 19 bairros até o ano de 2008 e em 2016, foi criado pela Lei Municipal 958 o bairro Major Joaquim Alves, às margens da BR 230, saída da cidade sentindo o município de Lavras da Mangabeira.

Conheça a relação dos 20 bairros de Várzea Alegre


Alto da Prefeitura
Alto do Tenente
Baixio do Exu
Betânia
Brejinho dos Vieiras
Buenos Aires
Centro
Dona Rosinha
Grossos
Juremal
Lagoa do Arroz
Major Joaquim Alves
Patos
Praça Santo Antônio
Riachinho
Sanharol
Serrinha
Varjota
Varzante
Zezinho Costa

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Drone CE
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Agenda 29/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Caminhada encerrou programação da Semana Especial do Maio Amarelo A Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Várzea Alegre, juntamente com o Demutran- Departamento Municipal de Trânsito, realizaram no último sábado, 27, o fechamento de uma semana especial de trabalho de conscientização da população sobre segurança no trânsito, dentro da programação nacional do “Maio Amarelo”.
Para fechar essa programação, foi realizada caminhada no sábado, saindo da frente da igreja matriz de São Raimundo Nonato em direção ao Centro da cidade, com encerramento na Av. Luiz Afonso Diniz, em frente ao Centro de Abastecimento Josué Alves Diniz.
O prefeito Zé Helder (PMDB), alertou que o trânsito, seja das grandes ou das pequenas cidades, exige das pessoas usuárias de veículos atenção redobrada e respeito às regras para que o cidadão se sinta seguro e garanta também a segurança do seu próximo. Zé Helder lembrou que, na sua primeira gestão, em 2005, implantou o Demutran, instalou redutores de velocidades nas principais vias, e todas essas medidas, contribuíram para diminuir os acidentes. Para ele, o Governo Municipal vem fazendo sua parte, fiscalizando o trânsito, realizando campanhas de conscientização, mas o cidadão, especialmente o condutor, é quem realmente pode mudar as estatísticas de acidentes, cumprindo com seu dever ao dirigir um veículo seguindo cuidados e as regras de trânsito.
Secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, explicou que cada pessoa fazendo sua parte, tornará o transito mais seguro. Para ele, o Maio Amarelo é um mês de alerta e de chamamento à responsabilidade para trânsito.
Além do trabalho de blitze e fiscalização, agentes de Demutran, também estão indo às escolas para falar de trânsito seguro para os alunos. A ideia é que os estudantes sejam multiplicadores das regras para um trânsito seguro em suas casas.
Como reforço e para chamar a atenção da população para as regras de trânsito, durante esta semana, um carro destruído em um acidente foi exposto em um das vias mais movimentadas da cidade, a Rua Durval Soares, trecho urbano da CE 060 (Estrada do Algodão), próximo ao semáforo que fica em frente ao Parque Cívico São Raimundo Nonato.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
www.varzeaalegre.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 04:23:36