Notícias

#AssistênciaSocial | 27 DE FEVEREIRO DE 2018

Assistência Social e Saúde informam que mulheres grávidas podem ter acesso ao Bolsa Família variável gestante e nutriz


Profissionais do CRAS Cecília Biliu e do PSF dos bairros Riachinho e Patos estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 26, para aperfeiçoar o fluxo de atendimento de referência e contra-referência entre os serviços socioassistenciais e os serviços de saúde, enfatizando os programas e projetos que são realizados em parceria pelas duas secretarias municipais.
Entre os conteúdos do encontro foram apresentadas todas as condicionalidades do Projeto Nascer com Dignidade, PAIF, SCFV, BPC e os benefícios do Programa Bolsa Família, enfatizando as ações com as gestantes.
Foi repassada informação sobre ou modalidade do Bolsa Família, que é o Bolsa Família Gestante, benefício concedido pelo Governo Federal. Com o programa o Governo Federal, procura proteger a saúde e a vida das mães e das gestantes, possibilitando o recebimento de dois benefícios do Bolsa Família para essas pessoas: o Variável Nutriz e o Variável Gestante desde o ano de 2011. O Bolsa Família para Grávidas tem estimulado melhor acompanhamento da gravidez pelas mulheres.
O Bolsa Gestante do Governo Federal será pago antes, durante e depois do nascimento do seu filho, desde os primeiros meses de gravidez até determinado período da amamentação.
O programa tem a finalidade de contribuir com uma melhor alimentação, tanto em relação às mães como para os recém-nascidos. O Bolsa Família Gestante corresponderá a 9 (nove) parcelas de R$ 39,00 para as mães.
Para se cadastrar no Bolsa Família Gestante, primeiramente, a mulher deverá comparecer a uma Unidade de Saúde de Atenção Básica (posto de saúde) do município em que morar e começar o acompanhamento com um médico. Lá, a gestante será encaminhada para realizar o famoso e indispensável exame de pré-natal, objetivando cuidar da saúde da mãe e do bebê.
O acompanhamento da saúde é semestral (primeiro semestre do ano e o segundo), e depois deste acompanhamento é que serão enviados ao Ministério da Saúde que depois irá repercutir no benefício automaticamente sem precisar ir no Cadastro Único.
Bolsa Família para recém-nascidos.
Depois do nascimento do bebê, as mães também terão direito ao Bolsa Família Variável Nutriz. Para que isso aconteça, você precisará levar a certidão de nascimento do seu filho e incluir no Cadastro Único antes dos seis meses de idade. O valor do benefício do Bolsa Família é o mesmo pago às mães gestantes, ou seja, R$ 39,00, em seis parcelas.
Não se esqueça de que os requisitos para o Bolsa Família Gestante Governo Federal precisam observar as regras gerais para se ter direito ao Bolsa Família comum, ou seja, tratar-se de pessoas em situação de pobreza extrema.
No final do 2° semestre de 2017 o município de Várzea Alegre contabilizava cerca de 110 Gestantes recebendo o referido benefício.
Gestantes fiquem atentas procurem o CRAS Mais perto de sua Residência e inscrevam-se nos nossos serviços, programas e projetos.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#AssistênciaSocial | 21 DE ABRIL DE 2018

Nos dias 18 e 19, a Secretaria de Assistência Social, no intuito de melhor atender a população varzealegrense, promoveu processo de capacitação de toda a sua equipe técnica (CRAS Joaquim Beca, Cecília Biliu, CREAS e Gestão), além de profi [...]

#AssistênciaSocial | 22 DE MARçO DE 2018

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Alegre, neste dia 21 de março, com a equipe técnica do CRAS Joaquim Beca, em parceria com as Escolas Ormecinda Siebra Leite e Zulmira Siebra Leite, realizou, juntamente com as famílias do bairro Varjota, a const [...]

#AssistênciaSocial | 13 DE MARçO DE 2018

Várzea Alegre recebeu na sexta-feira, 09, a visita de Josbertini Clementino, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento do Social do Ceará. Ele participou do 1º Intercâmbio das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infa [...]

#AssistênciaSocial | 09 DE MARçO DE 2018

Acontece desde quinta-feira, 08, e será encerrado nesta sexta-feira, 09, em Várzea Alegre o 1º Intercâmbio das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, com o tema "Várzea Alegre - Combater o Trabalho [...]

#AssistênciaSocial | 08 DE MARçO DE 2018

A Assistência Social levará esse tipo de atendimento a todas as famílias do Programa Mais Infância Ceará neste município.

Governo Varzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS