Na manhã desta sexta-feira, 23 de maio, o Conselho Tutelar de Várzea Alegre, com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Governo Municipal, da Câmara de Vereadores e organizações e entidades da comunidade, realizou uma blitz educativa alusiva à campanha Maio Laranja e ao Dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes. Durante a mobilização, foram distribuídos panfletos informativos e promovidas intervenções educativas, enfatizando a responsabilidade coletiva na proteção do público infantojuvenil.
A iniciativa traduz a mensagem de que "prevenir é proteger e denunciar é um ato de cidadania". As denúncias de casos de abuso e exploração sexual podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100 ou diretamente ao Conselho Tutelar do município.
Com ações como esta, o município de Várzea Alegre segue seu compromisso com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) e as diretrizes da política de proteção integral.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Pedro Hiarley