Teve início na manhã desta segunda-feira, 15 de setembro de 2025, na Creche Dona Fransquinha, no bairro Varjota, a 12ª edição da Semana do Bebê da Educação, uma ação intersetorial promovida pelas secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, com programação estendida até o dia 20 de setembro. Neste ano, o tema central é "A importância da presença paterna na primeira infância".
A abertura contou com acolhimento das crianças junto às representações paternas nas instituições de educação infantil, destacando o papel essencial dos pais ou figuras paternas no desenvolvimento emocional e cognitivo dos filhos nos primeiros anos de vida.
A secretária de Educação, Fábia Oliveira (Fabinha), destacou que a iniciativa visa "sensibilizar as famílias e fortalecer o vínculo entre pais e filhos desde os primeiros anos, reconhecendo a importância do cuidado compartilhado e do afeto paterno no processo educacional e social das crianças".
A programação segue ao longo da semana com atividades voltadas às crianças, famílias e profissionais da primeira infância:
16/09 (terça-feira) - Ações com crianças nas instituições de ensino municipais, nos turnos manhã e tarde, com circuitos lúdicos, artes e pinturas.
17/09 (quarta-feira) - Roda de conversa com famílias sobre a valorização da figura paterna, também nos dois turnos, nas escolas municipais.
18/09 (quinta-feira) - Café com Afeto, momento de escuta e troca de experiências com os profissionais da primeira infância, às 18h, no Mercado Público Josué Alves Diniz.
A Semana do Bebê é uma estratégia apoiada pelo UNICEF, voltada para assegurar a atenção integral à primeira infância, e em Várzea Alegre se consolida como política pública que mobiliza a comunidade escolar e a rede de proteção social em prol do desenvolvimento saudável das crianças.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Tadeu Ferreira