NOTÍCIAS

16-OUT-2021

Passe o Bastão reconhece trabalho dos professores em Várzea Alegre

#Educação POR EVANILDO 16 DE OUTUBRO DE 2021

Prosseguindo com as festividades do aniversário de 151 anos de Várzea Alegre, a Administração Municipal, via Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite dessa sexta-feira, 15 de outubro - Dia do Professor, o "Passe o Bastão", evento de confraternização com os profissionais da educação, no buffet Recanto da Lagoa.

O encontro teve participação de cerca de 650 profissionais da educação e seguiu protocolos sanitários contra a Covid-19, como distribuição de álcool em gel, distanciamento e quantidade reduzida de pessoas por mesas.

Estiveram na mesa de honra o prefeito Zé Helder (MDB) e a primeira-dama, Sônia Fortaleza, o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim (DEM) e sua esposa, a vereadora Dra. Luciana Rolim (PV), o presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano (MDB), o secretário de Educação, Antônio Fernandes, entre outras autoridades e convidados.

Antônio Fernandes abriu o evento falando sobre os impactos da pandemia na educação e citou educadores varzealegrenses que perderam a vida para a doença. Ele destacou a importância de celebrar a vida e de reconhecer as pessoas com suas capacidades em vida.

O secretário enalteceu os resultados da educação varzealegrenses, com 12 Escolas Nota 10, com base nos números do último SPAECE - Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará de 2019 e a superação dos professores que se adaptaram às novas tecnologias para dar aulas nesse período de pandemia.

Ele disse que os investimentos na educação e nas estruturas das escolas continuarão para dar aos professores melhores condições de trabalho. "Investir na escola é investir nos servidores. Se a educação de várzea Alegre vai bem é pelo trabalho dos professores", disse.

Zé Helder também citou os avanços da educação varzealegrense que no SPAECE teve 12 Escolas Nota 10 com troféu para o 2º ano e duas escolas com placas e premiação no 5º ano.

Zé Helder classificou o Dia do Professor como uma data especial. "No aniversário de 151 anos de nossa cidade, hoje é um dia especial, dedicado aos professores, responsáveis pela construção de uma sociedade melhor", disse.

O prefeito disse que serão mantidos e melhorados os investimentos na rede de educação do município, que permita um ambiente adequado ao desenvolvimento de suas atividades. "Todo investimento será pouco para o merecimento dos professores. O compromisso é investir mais e mais em educação", falou Zé Helder.

Tanto Zé Helder como Antônio Fernandes creditaram o sucesso da educação varzealegrense aos professores. Para Zé Helder o mérito é dos professores. "O mérito da educação estar bem é de cada um de vocês", disse.

No seu pronunciamento, Dr. Fabrício Rolim, evidenciou a educação como fundamental para a transformação da vida das pessoas, citando que os professores são os profissionais que formam as demais profissões, como é o caso dos médicos, advogados e outros.

Alan Salviano colocou o Poder Legislativo à disposição na questão de apoio para as causas da educação e parabenizou os professores pelo desempenho da educação varzealegrense.

Eriberto Menezes - gerente do MAISPAIC em Várzea Alegre, explicou aos presentes a metodologia do Passe o Bastão, que é um projeto de Várzea Alegre, que reconhece os esforços dos professores no desempenho da educação local.

Ele citou que a inspiração para o nome do projeto vem do atletismo, na corrida de 4x100 metros, quando os corredores revezam o bastão no percurso da pista.

Para ele, cada série passa o aluno para a próxima, portanto, devendo ter o zelo pela educação para o resultado geral, que é a aprovação do aluno. "O objetivo é reconhecer as conquistas dos profissionais professores varzealegrenses", disse.

Eriberto Menezes pediu que na próxima edição do Passe o Bastão, na ausência do SPAECE, sejam adotados os resultados do IDEB como parâmetro para a premiação e que seja incluída a educação infantil. Ele pediu ainda para que o secretário Antônio Fernandes, dê continuidade ao trabalho que vem fazendo, proporcionando resultados positivos para a educação.

O deputado federal, Domingos Neto (PSD), que doou uma moto Honda Pop 100, para ser sorteada com os professores varzealegrenses, mandou uma mensagem que foi exibida em um telão, parabenizando os professores varzealegrenses.

Entre os vários prêmios sorteados, a moto doado pelo deputado Domingos Neto saiu para a professora Djanira Monteiro, da Escola Dr. Dário Batista Moreno, do bairro Riachinho.

Foram entregues medalhas e placas de reconhecimento às escolas que se destacaram no SPAECE, como a Ormicinda Siebra e Iracy Bezerra de Morais - destaque entre as 150 melhores escolas do Ceará.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

I Seminário sobre Proteção e Bem-Estar Animal reúne autoridades e especialistas em Juazeiro do Norte

A Secretaria da Proteção Animal (Sepa) do Governo do Ceará, em parceria com o Instituto Ce [...]

#Cultura Há 3 dia(s)

Reunião na Secretaria de Cultura orienta beneficiários da Lei Paulo Gustavo em Várzea Alegre

A Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea Alegre reuniu-se nesta terça-feira, 26 de març [...]

#Obra Há 4 dia(s)

Prefeito Zé Helder visita obras do novo mercado público

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), realizou visita na manhã desta segunda-feira [...]

#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

Paratletas de Várzea Alegre brilham em competições estaduais

A cidade de Quixadá sediou no último fim de semana a Copa Cearense de Paraciclismo e o Cam [...]

#Cultura Há 6 dia(s)

Procissão do Fogaréu retorna a Várzea Alegre após 4 anos

Na noite de sexta-feira, 22 de março, a XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre emociono [...]

#Educação Há 7 dia(s)

Prefeitura de Várzea Alegre entrega 5 mil fardamentos e 5 mil mochilas para alunos da rede pública

A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na m [...]

#MeioAmbiente Há 10 dia(s)

Mudas para reflorestamento do Riacho do Machado chegam a Riacho Verde

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre deu início nesta segunda-feira, 18 de março [...]

#Agricultura Há 14 dia(s)

Mais de 1.800 agricultores de Várzea Alegre receberão o Garantia Safra

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre informa que os recurs [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito