NOTÍCIAS

05-OUT-2022

Prefeito Zé Helder divulga Decreto com feriado municipal pelo falecimento de Monsenhor Mota

#Gestão POR EVANILDO 05 DE OUTUBRO DE 2022

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), assinou ainda nesta terça-feira, 04 de outubro, Decreto de número 298, que oficializa luto de três dias no município de Várzea Alegre pelo falecimento do Monsenhor José Mota Mendes, aos 81 anos, ocorrido em Fortaleza na manhã de terça-feira, no hospital São Carlos. Monsenhor Mota morreu em consequência de um tumor cerebral do qual tratava desde maio deste ano.

O Decreto estabelece feriado municipal em todos os órgãos e entidades da Administração Púbica Municipal o expediente do dia 06 de outubro de 2022, data do sepultamento do Monsenhor José Mota Mendes.

Estão excetuados do Decreto serviços que por sua natureza não possam sofrer paralisações, em especial os inerentes à saúde, coleta de lixo e limpeza pública urbana.

Durante o período de luto oficial fica determinado a bandeira municipal hasteada a meio mastro no Paço da Prefeitura Municipal em reverencia ao falecido.

Depois de velado em Fortaleza, na tarde e noite dessa terça-feira, o corpo de Monsenhor Mota está em translado para Várzea Alegre, onde será recebido na Capela de São Caetano, na Vila São Caetano, distrito de Naraniú, por volta das 12h, e de lá seguirá em cortejo até a cidade, onde será velado e receberá honras fúnebres na igreja matriz de São Raimundo Nonato nesta quarta e quinta.

A celebração das honras fúnebres ocorrerá às 16h, de quinta-feira, 6, no pátio da Igreja Matriz. O corpo de Monsenhor Mota será sepultado na igreja matriz de São Raimundo Nonato, que esteve sob seu comando durante 53 anos.

O prefeito Zé Helder lamentou a morte do religioso. "Hoje estamos de luto pelo falecimento do Monsenhor Mota. Sua dedicação a Várzea Alegre, o amor à nossa gente, sua fé em São Raimundo, serão eternamente lembrados. Nosso sentimento hoje é de luto, de tristeza e ao mesmo tempo de reconhecimento e de gratidão ao nosso eterno Padre Mota. Descanse em paz", disse o prefeito.

Sobre o Monsenhor José Mota Mendes

Padre José Mota Mendes nasceu em Assaré, no dia 29 de outubro de 1940, filho de Raimundo Mendes Rater e Zulina Mota Mendes. Muito cedo despertou para a vocação de padre, demonstrada nos pequenos gestos de amor ao próximo, generosidade, doação, caridade e devoção.

No Seminário de Crato fez o Curso de Humanidades. Estudou também em Fortaleza, mas concluiu seus estudos teológicos em Belo Horizonte - Minas Gerais, no Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus.

Em Fortaleza recebeu a sagrada tonsura das mãos de Dom José Mauro Ramalho, e em 1968, na capela do Palácio Cristo Rei, de Belo Horizonte, recebeu o sagrado subdiaconato das mãos de Dom João Resende da Costa, arcebispo de Belo Horizonte.

No dia 22 de dezembro de 1968, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Assaré, recebeu o sagrado presbiterato à Ordem Sacerdotal, das mãos do bispo Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em meio a uma grande festa religiosa e social. Foram 53 anos de missão ao sacerdócio.

De 17 de março de 1969 a 20 de fevereiro de 1970, foi vigário substituto de Várzea Alegre. Até 24 de dezembro de 1983, ocupou o cargo de vigário Ecônomo da Paróquia de São Raimundo Nonato. Nesta data, passou a ser vigário pároco da paróquia, totalizando 52 anos à frente da Paróquia.

Desempenhou o cargo de vigário substituto da Paróquia de Lavras da Mangabeira, de 1972 a 1990. Também foi vigário paroquial de Granjeiro, durante 27 anos, estreitando ainda mais os laços políticos, sociais, culturais e religiosos entre os dois municípios.

Em seus 50 anos à frente da Paróquia local, foi nomeado "Monsenhor" pelo Bispo Diocesano Dom Gilberto Pastana, no dia 21 de abril de 2019.

Diante de toda essa trajetória, Pe. Mota foi considerado um pastor fervoroso, deu notoriedade à Festa do Padroeiro São Raimundo Nonato, destacada como a quarta maior festa religiosa do interior do Ceará.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

I Seminário sobre Proteção e Bem-Estar Animal reúne autoridades e especialistas em Juazeiro do Norte

A Secretaria da Proteção Animal (Sepa) do Governo do Ceará, em parceria com o Instituto Ce [...]

#Cultura Há 3 dia(s)

Reunião na Secretaria de Cultura orienta beneficiários da Lei Paulo Gustavo em Várzea Alegre

A Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea Alegre reuniu-se nesta terça-feira, 26 de març [...]

#Obra Há 4 dia(s)

Prefeito Zé Helder visita obras do novo mercado público

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), realizou visita na manhã desta segunda-feira [...]

#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

Paratletas de Várzea Alegre brilham em competições estaduais

A cidade de Quixadá sediou no último fim de semana a Copa Cearense de Paraciclismo e o Cam [...]

#Cultura Há 6 dia(s)

Procissão do Fogaréu retorna a Várzea Alegre após 4 anos

Na noite de sexta-feira, 22 de março, a XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre emociono [...]

#Educação Há 7 dia(s)

Prefeitura de Várzea Alegre entrega 5 mil fardamentos e 5 mil mochilas para alunos da rede pública

A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na m [...]

#MeioAmbiente Há 10 dia(s)

Mudas para reflorestamento do Riacho do Machado chegam a Riacho Verde

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre deu início nesta segunda-feira, 18 de março [...]

#Agricultura Há 14 dia(s)

Mais de 1.800 agricultores de Várzea Alegre receberão o Garantia Safra

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre informa que os recurs [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito