NOTÍCIAS

05-OUT-2022

Prefeito Zé Helder divulga Decreto com feriado municipal pelo falecimento de Monsenhor Mota

#Gestão POR EVANILDO 05 DE OUTUBRO DE 2022

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), assinou ainda nesta terça-feira, 04 de outubro, Decreto de número 298, que oficializa luto de três dias no município de Várzea Alegre pelo falecimento do Monsenhor José Mota Mendes, aos 81 anos, ocorrido em Fortaleza na manhã de terça-feira, no hospital São Carlos. Monsenhor Mota morreu em consequência de um tumor cerebral do qual tratava desde maio deste ano.

O Decreto estabelece feriado municipal em todos os órgãos e entidades da Administração Púbica Municipal o expediente do dia 06 de outubro de 2022, data do sepultamento do Monsenhor José Mota Mendes.

Estão excetuados do Decreto serviços que por sua natureza não possam sofrer paralisações, em especial os inerentes à saúde, coleta de lixo e limpeza pública urbana.

Durante o período de luto oficial fica determinado a bandeira municipal hasteada a meio mastro no Paço da Prefeitura Municipal em reverencia ao falecido.

Depois de velado em Fortaleza, na tarde e noite dessa terça-feira, o corpo de Monsenhor Mota está em translado para Várzea Alegre, onde será recebido na Capela de São Caetano, na Vila São Caetano, distrito de Naraniú, por volta das 12h, e de lá seguirá em cortejo até a cidade, onde será velado e receberá honras fúnebres na igreja matriz de São Raimundo Nonato nesta quarta e quinta.

A celebração das honras fúnebres ocorrerá às 16h, de quinta-feira, 6, no pátio da Igreja Matriz. O corpo de Monsenhor Mota será sepultado na igreja matriz de São Raimundo Nonato, que esteve sob seu comando durante 53 anos.

O prefeito Zé Helder lamentou a morte do religioso. "Hoje estamos de luto pelo falecimento do Monsenhor Mota. Sua dedicação a Várzea Alegre, o amor à nossa gente, sua fé em São Raimundo, serão eternamente lembrados. Nosso sentimento hoje é de luto, de tristeza e ao mesmo tempo de reconhecimento e de gratidão ao nosso eterno Padre Mota. Descanse em paz", disse o prefeito.

Sobre o Monsenhor José Mota Mendes

Padre José Mota Mendes nasceu em Assaré, no dia 29 de outubro de 1940, filho de Raimundo Mendes Rater e Zulina Mota Mendes. Muito cedo despertou para a vocação de padre, demonstrada nos pequenos gestos de amor ao próximo, generosidade, doação, caridade e devoção.

No Seminário de Crato fez o Curso de Humanidades. Estudou também em Fortaleza, mas concluiu seus estudos teológicos em Belo Horizonte - Minas Gerais, no Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus.

Em Fortaleza recebeu a sagrada tonsura das mãos de Dom José Mauro Ramalho, e em 1968, na capela do Palácio Cristo Rei, de Belo Horizonte, recebeu o sagrado subdiaconato das mãos de Dom João Resende da Costa, arcebispo de Belo Horizonte.

No dia 22 de dezembro de 1968, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Assaré, recebeu o sagrado presbiterato à Ordem Sacerdotal, das mãos do bispo Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em meio a uma grande festa religiosa e social. Foram 53 anos de missão ao sacerdócio.

De 17 de março de 1969 a 20 de fevereiro de 1970, foi vigário substituto de Várzea Alegre. Até 24 de dezembro de 1983, ocupou o cargo de vigário Ecônomo da Paróquia de São Raimundo Nonato. Nesta data, passou a ser vigário pároco da paróquia, totalizando 52 anos à frente da Paróquia.

Desempenhou o cargo de vigário substituto da Paróquia de Lavras da Mangabeira, de 1972 a 1990. Também foi vigário paroquial de Granjeiro, durante 27 anos, estreitando ainda mais os laços políticos, sociais, culturais e religiosos entre os dois municípios.

Em seus 50 anos à frente da Paróquia local, foi nomeado "Monsenhor" pelo Bispo Diocesano Dom Gilberto Pastana, no dia 21 de abril de 2019.

Diante de toda essa trajetória, Pe. Mota foi considerado um pastor fervoroso, deu notoriedade à Festa do Padroeiro São Raimundo Nonato, destacada como a quarta maior festa religiosa do interior do Ceará.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 2 dia(s)

Conheça os campeões no futsal e vôlei do Campeonato de Férias 2023.1

Emoção em quadra e vibração geral da torcida, com as finais das partidas de vôlei e de fut [...]

#AssistênciaSocial Há 2 dia(s)

15 pessoas participam de capacitação sobre aproveitamento de leite na alimentação humana

Com parcerias, o Governo de Várzea Alegre vem fortalecendo a cadeia produtiva do leite. [...]

#Educação Há 4 dia(s)

Rede Municipal de Educação recebe mais de 5 mil alunos para ano letivo 2023

Mais de 5 mil alunos, entre creche e turmas de nono ano, da rede municipal de educação ini [...]

#Município Há 5 dia(s)

Primeira-Dama Sônia Fortaleza continua na direção da APDMCE e relata conquistas do mandato

À frente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) [...]

#Saúde Há 5 dia(s)

Gestores da Saúde de Várzea Alegre estão reorganizando a prestação de serviços à população

O secretário e a subsecretária de Saúde de Várzea Alegre, respectivamente, Ivo Leal e An [...]

#Município Há 5 dia(s)

Prefeito Zé Helder permanece na direção da Aprece e fala das pautas municipalistas

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), permanece na composição da direção da Asso [...]

#Saúde Há 5 dia(s)

Perfeita Visão: Mais de 200 pessoas já foram atendidas com exames de vista

Mais de 200 pessoas foram atendidas até esta quarta-feira, 25, com exames oftalmológicos [...]

#Educação Há 6 dia(s)

Secretária de Educação fala sobre a implementação do ensino integral

A Secretária de Educação de Várzea Alegre, Angela Bernardino, esteve na tarde desta terç [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito