NOTÍCIAS

14-FEV-2024

A Império brilhou e Várzea Alegre fechou com sucesso a realização do Carnaval 2024

#Cultura POR EVANILDO 14 DE FEVEREIRO DE 2024

Com o tema "Várzea Alegre, terrinha que produz vários frutos", tendo como enredo a música "Contrastes de Várzea Alegre", de autoria do compositor varzealegrense Zé Clementino, a Escola de Samba Império Cadenciando - do bairro Riachinho, levou para seu desfile na Avenida Antônio Alves de Lima, na noite dessa terça-feira, 13 de fevereiro, a história do município, retratando em alas personagens importantes como "Pelé Bico de Ouro", "Palhaço Palito", "Tia Renata e Bilina", e também falou da Terra do Arroz, do Padre Vieira, de música, futebol, felicidade e diversos outros aspectos culturais e históricos locais.

O público aplaudiu o desfile e elogiou a escola pela sua beleza, simplicidade e organização, destacando a bateria como um ponto alto, comandada pelo fundador da Império, Ciro Cardoso (Mestre Gordinho). Neste ano, a Império comemorou seu sétimo ano de participação no desfile.

Sobre a Império, o prefeito Zé Helder (MDB), que desfilou na escola acompanhado da primeira-dama Sônia Fortaleza, disse que o desfile foi marcante, recontando Várzea Alegre de forma criativa, reavivando na memória da população a história da cidade e homenageando grandes personalidades do município. Ele pontuou que a Império cresceu em organização e criatividade, parabenizando a direção da agremiação pelo lindo desfile.

O arrastão

Na Praça da Bandeira, o último dia de Carnaval, com o encontrão de blocos, consagrou ainda mais o local como ponto de encontro da folia. Após um final de tarde eletrizante, quando a noite chegou, os foliões formaram uma multidão que seguiu o arrastão de blocos até o Parque Cívico São Raimundo Nonato.

Últimos shows

O Parque Cívico São Raimundo Nonato recebeu os foliões que encerraram o Carnaval de Várzea Alegre, se divertindo ao som de Nildinha (ex-vocalista da banda Forró Real), Manuka Araújo e Paredão Posto Pessoa.

O Parque ficou lotado e os foliões vibraram com as atrações, cantando e dançando juntos.

Geral

O prefeito Zé Helder destacou que esse carnaval, no seu último ano do seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Várzea Alegre, foi marcante, desafiador, e mais uma vez consagrou o município como roteiro da folia regional e cearense. "Nosso carnaval cumpriu sua proposta, se consagrando como o maior da região, e sustentando Várzea Alegre como roteiro da folia no Ceará, engrandecendo nossa cultura e impulsionando o turismo e a economia do município" - disse.

O prefeito agradeceu aos foliões, especialmente aos jovens. "Os foliões de Várzea Alegre e da região, fizeram nosso carnaval crescer ainda mais. A energia dessa juventude é contagiante. Eles terão sempre nosso apoio", disse.

Ele falou ainda das escolas de samba. "As escolas de samba ESURD e Império", que desfilaram este ano, deram clara demonstração do potencial cultural que tem nossa cidade quando o assunto é o carnaval. A ESURD com 61 anos de fundação e a Império com 7 anos de história, deram mais uma vez um show em seus respectivos desfiles. Parabéns à ESURD e a Império. Este ano sentimos a ausência da MIS - Mocidade Independente do Sanharol, que é uma das mais tradicionais escolas de samba de Várzea Alegre, e estamos torcendo pela presença dela na avenida no carnaval do ano que vem".

O prefeito agradeceu a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, tendo à frente a secretária Toinha Pereira, agradeceu às forças policiais da cidade e o reforço pelo trabalho muito bem-feito, que deu tranquilidade aos foliões e aos cidadãos e cidadãs, aos seguranças particulares, aos profissionais da limpeza pública, que deixaram a cidade sempre limpa para receber os foliões e visitantes, e agradeceu de forma geral a todos que colaboraram para a realização do Carnaval de Várzea Alegre - o maior da região.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marcos Filho

Foto: Tadeu Ferreira/Asa Film

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Gestão Hoje

Várzea Alegre recebe reconhecimento destacado no XII Prêmio Prefeitura Empreendedora do Ceará do Sebrae

Várzea Alegre se destacou no estado do Ceará no XII Prêmio Prefeitura Empreendedora - ediç [...]

#Esporte Há 4 dia(s)

Chuvas cancelam avaliação de jovens talentos do futebol em Várzea Alegre

As fortes chuvas que atingiram Várzea Alegre no último fim de semana obrigaram a organiz [...]

#MeioAmbiente Há 8 dia(s)

Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre participa de reunião no CONSCENSUL

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre esteve presente na sede do Consórcio Públic [...]

#Obra Há 9 dia(s)

Assinada ordem de serviço para construção do Açude do Rosário em Várzea Alegre

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), assinou nesta terça-feira, 9 de abril, a ord [...]

#Educação Há 9 dia(s)

Várzea Alegre tem 97,2% de frequência escolar e recebe elogios do MEC

O Ministério da Educação destacou o município de Várzea Alegre pelo seu desempenho no acom [...]

#Saúde Há 11 dia(s)

Prefeitura combate às arboviroses com mutirões em diversos bairros

Com o apoio da comunidade, a Prefeitura de Várzea Alegre vem realizando mutirões de combat [...]

#Esporte Há 11 dia(s)

Definidas as disputas da fase de grupos do Campeonato Municipal de Futebol

Neste sábado, 6 de abril, o secretário de Esportes e Lazer de Várzea Alegre, Cícero Sousa, [...]

#Esporte Há 11 dia(s)

Várzea Alegre sediou Encontro Setorial do Programa Esporte Em 3 Tempos

No último sábado, 6 de abril, Várzea Alegre foi sede do encontro setorial do Programa Espo [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito