Dois momentos marcaram a abertura dos festejos de agosto, em celebração ao padroeiro de Várzea Alegre, São Raimundo Nonato, de 21 a 31 deste mês: o cortejo do pau da bandeira, do sítio Roçado de Dentro até a Praça da Igreja Matriz de São Raimundo Nonato, e a missa celebrada em seguida. Uma multidão acompanhou o cortejo e se concentrou na praça para o levantamento da bandeira.
Na parte social, o Governo de Várzea Alegre abriu o Barracão Cultural, que já chega à sua 21ª edição, reafirmando a história e as diversas manifestações culturais do povo varzealegrense.
No palco central, estiveram presentes o prefeito Flávio Filho (Flavinho), a primeira-dama Íngrid Lemos, o vice-prefeito Antônio Neto e a segunda-dama Leidiane Gonçalves, a presidente da Câmara de Vereadores Menésia Simião, além de outros parlamentares, a secretária de Cultura e Turismo, Antônia Oliveira, a secretária de Educação, Fábia Oliveira (Fabinha), entre outros secretários e assessores do Governo Municipal.
O homenageado da noite foi o gravador, ilustrador, pintor, desenhista e professor polonês radicado em Várzea Alegre, Maciej Antoni Babinski, de 94 anos, representado por sua esposa Lídia Babinsky e pelo filho Aniel.
A secretária Antônia Oliveira relembrou que, nesses 21 anos, o Barracão Cultural tem representado a cultura e a economia criativa de Várzea Alegre.
Em nome do esposo, Lídia agradeceu pela homenagem e relatou que ele gostaria muito de estar presente, mas, devido à idade avançada e à facilidade de se emocionar, não pôde comparecer. Disse ainda que Babinski recebeu com alegria e vaidade a homenagem. Em seguida, leu uma mensagem escrita por ele, em que lembrava sua chegada ao Canindezinho e as condições favoráveis que encontrou para criar e viver em liberdade, afirmando que ali sua mente e corpo encontraram as condições ideais. Destacou-se a frase: "Várzea Alegre, hoje, uma terra para chamar de minha". O polonês chegou a Várzea Alegre, no Exu - Canindezinho, vindo de Brasília, no ano de 1991, movido pelo amor de Lídia e em busca de seus ideais.
Em reconhecimento à história de Babinski, alinhada ao tema do Barracão Cultural - Uma terra para chamar de minha -, o prefeito Flavinho entregou uma comenda ao artista, recebida por Lídia e Aniel.
O vice-prefeito, Antônio Neto, enalteceu a história da Festa de Agosto, que neste ano completa 170 anos, e destacou a relevância da arte de Babinski, que também retratou aspectos de Várzea Alegre.
O prefeito Flavinho lembrou que Várzea Alegre é a terra do arroz, das crocheteiras, e conhecida como a cidade mais feliz do Brasil, ressaltando a força da cultura local. Como exemplo, citou a banda de música Maestro José Ribeiro, com 112 anos de fundação. Sobre Maciej Antoni Babinski, afirmou tratar-se de uma pessoa incrível, cuja presença transmite paz, e que suas obras revelam a beleza de Várzea Alegre.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Pedro Hiarley