
A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 10 de agosto de 2026, na UBS do Juremal, mais uma etapa de inserção do Implanon, método contraceptivo de longa duração destinado às mulheres do município. A iniciativa amplia as alternativas oferecidas pela rede pública dentro das ações de planejamento reprodutivo e atenção à saúde da mulher. Em 2026, já foram inseridos 130 implantes contraceptivos no município.
O Implanon é um método contraceptivo reversível de longa duração, inserido sob a pele do braço por profissional habilitado. O dispositivo atua na prevenção da gravidez por até três anos e é ofertado após avaliação individual, considerando as condições e necessidades de cada paciente.
Para ter acesso ao procedimento, a mulher deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, onde será realizada avaliação médica e/ou de enfermagem. Havendo indicação para o uso do implante, a paciente será encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo agendamento do procedimento.
As inserções acontecem semanalmente e são realizadas por médico e enfermeira habilitados. Antes do procedimento, as pacientes recebem orientações sobre o funcionamento do método, seus benefícios e possíveis efeitos, garantindo uma escolha consciente e acompanhada pela equipe de saúde.
Assessoria de Comunicação
Foto: Pedro Hiarley