Com o apoio do Governo de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre (ASCAMARVA) promoveu, nesta quinta-feira, 13 de março de 2025, uma oficina artesanal voltada à fabricação de vassouras utilizando garrafas PET. O evento ocorreu na sede da associação, localizada no bairro Riachinho, e contou com a participação de diversas autoridades e representantes da comunidade.
A oficina teve como principal objetivo proporcionar melhorias na qualidade de vida dos catadores, capacitando-os com habilidades para transformar materiais recicláveis em produtos artesanais. Além disso, a iniciativa colabora para a redução da quantidade de resíduos sólidos descartados de forma inadequada, promovendo um ambiente mais limpo e saudável, ao mesmo tempo que fortalece a economia circular local.
O evento também contou com a presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Saboeiro e da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis desse município, fortalecendo a troca de experiências e o desenvolvimento conjunto de soluções sustentáveis para a região.
Estiveram presentes no evento o Secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre, J. Marcílio; o Vice-Prefeito Antônio Neto (PSD); o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico, Matias Alves; o Secretário de Meio Ambiente de Saboeiro, Paulo Braga; e a Coordenadora de Programas e Projetos de Saboeiro, Marciana Oliveiras. Também participaram os catadores de materiais recicláveis de Saboeiro, Marcos Olinda, Regenia Lídia e Edilene Dias, além do Diretor de Desenvolvimento Territorial da Agência Banco do Nordeste de Iguatu, Antônio Carlos, e do Diretor de Desenvolvimento Territorial da Agência Banco do Nordeste de Lavras da Mangabeira, Fábio Costa.
Os Agentes Jovem Ambiental (AJA's), catadores de materiais recicláveis de Várzea Alegre e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também marcaram presença.
Essa ação da ASCAMARVA demonstra como a educação ambiental, o bem-estar da comunidade e a economia circular podem ser promovidos de forma integrada, gerando impactos positivos para um futuro mais sustentável.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Pedro Hiarley