Pontos Turísticos

Pontos Turísticos do Município.

BANDA DE MÚSICA MAESTRO JOSÉ RIBEIRO

A Banda de Música Maestro José Ribeiro, foi fundada pelo Padre José Gonçalves Ferreira, que esteve à frente da igreja matriz de São Raimundo Nonato, no período de 02 de fevereiro de 1904 a 03 de novembro de 1917. Considerando o período de permanência do vigário na cidade, estima-se que a banda tenha mais de 100 anos, não havendo registros oficiais da data de sua fundação. A banda foi criada para animar as festividades religiosas da cidade, especialmente, as celebrações ao padroeiro São Raimundo Nonato. O primeiro maestro da banda foi José Alves Feitosa, mais conhecido por "Dudal", radicado em Várzea Alegre, no distrito de Ibicatu. No dia 10 de abril de 1995, foi fundada a Associação dos Músicos de Várzea Alegre - AMCVA, com o objetivo de manter a Banda de Música Maestro José Ribeiro. A sede da banda de música está instalada, provisoriamente, na Rua Antônio Alves de Oliveira, bairro Centro, onde é mantida uma escolinha para formação de músicos. Edição - Radialista e Escritor Marcos Filho e Técnico Francisco Evanildo, em 02 de setembro de 2019.

 

Deixe seu comentário

OUTROS PONTOS TURISTICOS
#turismo

PARQUE CÍVICO DE SÃO RAIMUNDO NONATO (MARCO ZERO)

Parque Cívico São Raimundo Nonato - Construído no Marco Zero da cidade, foi inaugurado em 09 de julho de 2009 pelo Prefeito José Helder Máximo de Carvalho e pelo Vice-Prefeito Tibúrcio Bezerra de Morais Neto, com a presença do Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes. Considerada a obra do século para Várzea Alegre, a construção do Parque Cívico foi dividida em etapas, sendo que, na primeira etapa, conta com área de 16.000m² com três quiosques, 14 caramanchões, mastro de 21 metros para bandeira do município, estátuas de São Raimundo Nonato e do Deputado Estadual Luiz Otacílio Correia, plano de paisagismo, deck, um mirante, estacionamento, pavimentação e piso. O local recebi os grandes eventos da cidade. Edição - Radialista e Escritor Marcos Filho e Técnico Francisco Evanildo, em 19 de agosto de 2019.

#turismo

FESTA DE AGOSTO

No período de 21 a 31 de agosto, acontece em Várzea Alegre a ''Festa de Agosto'', transcurso dos festejos ao padroeiro da cidade, São Raimundo Nonato. As celebrações ao santo protetor dos varzealegrenses é considerada a quarta maior festa religiosa do interior cearense. Entrou para o calendário de eventos do Ceará por meio do Projeto de Lei nº 172, de 06 de julho de 2017, apresentado pela então deputada estadual Miriam Sobreira e aprovado pela unanimidade dos deputados na Assembleia Legislativa do Ceará. A festa é secular. Em 2019 completou 164 anos de existência. A partir da festa religiosa, surgiu a festa social, quando na antiga Rua Getúlio Vargas, atual Av. Luiz Afonso Diniz, pessoas de visão empreendedora, instalaram barracas erguidas com forquilhas e varas, cobertas com palhas de coqueiro e passaram a vender bebidas e comidas típicas. Anos depois, passou a integrar a festa um parque de diversões e também aumentou o número de comerciantes, que agora se instalam nesse período em Várzea Alegre com mercadorias diversas. O Objetivo era recepcionar os varzealegrenses residentes na cidade ou na zona rural, ou ainda de outros municípios do Ceará, do Brasil e até do exterior. Com sentimento bairrista, os varzealegrenses vêm ao município, rezar nas celebrações religiosas e reencontrar os amigos nas barracas. A partir do ano 2010 as barracas de palha deram lugar a estruturas modernas com as barracas em lona tipo ''chapéu de bruxa''. A partir do ano de 2005, primeiro governo do prefeito Zé Helder e do vice-prefeito Tibúrcio Bezerra, foi criado o Barracão Cultural, que explora a história e a cultura popular varzealegrense. Em 21 de novembro de 2013, foi sancionada pelo prefeito Vanderlei Freire, a Lei nº 821, dando nome do poeta Francisco de Sousa Sobrinho ao Barracão Cultural. Com a inauguração do Parque Cívico São Raimundo Nonato, em 09 de julho de 2009, no segundo governo do prefeito Zé Helder e do vice-prefeito Tibúrcio Bezerra, a festa foi ampliada com shows em Praça Pública. Edição - Radialista e Escritor Marcos Filho e Técnico Francisco Evanildo, em 09 de setembro de 2019.

#turismo

ESURD - ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DO ROÇADO DE DENTRO

A ESURD nasceu naturalmente da diversão de brincantes do Roçado de Dentro, comunidade rural, localizada distante 3km da sede município. No carnaval do ano de 1963, esses brincantes saíram pelas estradas carroçáveis da comunidade. Depois, perdendo a timidez, entram nas ruas da cidade, agradando a população. Com mais de 50 anos de história a ESURD é considerada a única Escola de Samba de origem rural do Brasil. O Roçado de Dentro é celeiro cultural, abrigando manifestações da cultura popular como maneiro pau, penitentes, banda Cabaçal, reisado de caretas, grupos de forró e frevo, festejos juninos, entre outros. Com toda essa diversidade cultural, o Roçado de Dentro, no ano de 2012, venceu edital do Governo do Estado, conquistando grau de Ponto de Cultura Viva. A comunidade de Roçado de Dentro e a ESURD são fontes de pesquisas acadêmicas e de livros lançados. Nara Célia Costa, então estudante da Unifor, no ano de 2009, escreveu trabalho acadêmico sobre as fantasias de carnaval da ESURD; e a jornalista Beatriz Jucá, escreveu o Livro ''Unidos no Roçado'', narrando a história da ESURD. Edição - Radialista e Escritor Marcos Filho e Técnico Francisco Evanildo, em 09 de setembro de 2019.

#turismo

CARNAVAL

Na década de 1940, duas famílias deram origem ao carnaval de Várzea Alegre. A família “Costa” costumava reunir na residência de Zezinho Costa, na cidade, um grupo de amigos para festejar o carnaval, formando o bloco “Pode Ser”, em 1942. Enquanto isso, Antônio de Sousa, do Sítio Roçado de Dentro, reunia um grupo de lavradores da região para brincar a festa momina. No ano de 1963, sob os embalos das marchinhas carnavalescas, tocadas por Pedro Sousa numa sanfona de oito baixos, o grupo de lavradores saiu pelas estradas do Roçado de Dentro animando a região, fazendo a primeira entrada na cidade, reunindo admiradores da festa de carnaval. Em 1964, o bloco do Roçado de Dentro voltou a desfilar, já uniformizado. Na cidade, foi formado o bloco “Os Orientais”. Na década de 1970, o carnaval de Várzea Alegre passou a ser organizado pelo Lions Clube com as festas realizadas no Recreio Social. Depois, com a inauguração do CREVA - Clube Recreativo de Várzea Alegre, o evento passou a ser organizado no local. No final dos anos 1980 e início dos anos 1990, o carnaval voltou para as ruas da cidade, com shows em praça pública. Esses eventos reuniam os foliões no Polo de Lazer Antônio Alves Costa (Calçadão), depois no cruzamento das Ruas Major Joaquim Alves (atual Rua Deputado Luiz Otacílio Correia), com Antônio Afonso e na sequência com os shows sendo realizados no Parque Cívico São Raimundo Nonato, inaugurado em 2009, e com os desfiles das escolas de samba transferidos das ruas centrais para a Rua Durval Soares (trecho urbano da CE-060). Várzea Alegre tem três escolas de samba. A Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro nasceu do Bloco do Roçado; a Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol, organizou-se do Bloco da "Véia", criado por Antão Leandro, do Sítio Sanharol, e a Escola de Samba Império Cadenciando, que nasceu na comunidade do Riachinho. Edição - Radialista e Escritor Marcos Filho e Técnico Francisco Evanildo, em 31 de Outubro de 2019.

#turismo

CAPELA DE SÃO CAETANO

Localizada em Várzea Alegre, no distrito de Naraniú, às margens da CE 060 (Estrada do Algodão), distante da sede do município 15km, a capela dedicada a São Caetano foi construída na segunda metade do século XVIII, em 1762, em terras doadas pelo Coronel Cunha Gadelha em 30 de abril de 1735. A capela tem estilo barroco e foi tombada como Patrimônio Cultural do Estado do Ceará pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na data de 18 de abril de 2005. Edição - Radialista e Escritor Marcos Filho e Técnico Francisco Evanildo, em 29 de agosto de 2019.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito