Nesta segunda-feira, 26 de maio de 2025, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre acompanhou o produtor Antonio Gonçalves da Costa (Neto) durante a fase de produção de silagem em sua propriedade localizada no Sítio Atoleiro, Sede Rural. A iniciativa faz parte do Projeto de Silagem, que integra um programa mais amplo de melhoramento genético do rebanho bovino, promovido pela Prefeitura Municipal.
Com o objetivo de criar uma reserva estratégica para a alimentação animal durante os períodos de estiagem e escassez alimentar - comuns no segundo semestre do ano - o projeto visa beneficiar agropecuaristas, produtores de leite e carne bovina em todo o município.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico, Matias Alves, a iniciativa reflete o empenho da gestão municipal em apoiar o homem do campo, com foco em melhorar os manejos alimentares, influenciar positivamente a qualidade reprodutiva dos animais e reduzir os custos de produção dos produtores.
O Projeto de Silagem conta com a parceria de importantes entidades locais, como a APROVALE (Associação dos Produtores de Leite de Várzea Alegre), a FAMUVA (Federação das Associações de Várzea Alegre), sindicatos rurais, Ematerce e outras organizações afins.
O prefeito Flavinho (MDB) destacou que o projeto é uma das ações do programa de melhoramento genético que será implementado no município. "São mais de 90 produtores que terão seus silos. Estamos cumprindo nossa obrigação de fortalecer o produtor rural todos os dias", afirmou.
Para Estevão Cordeiro, técnico em agropecuária, o incentivo representa uma mudança significativa: "Vai beneficiar diretamente os agricultores e pecuaristas, reduzindo custos de produção, aumentando a margem de lucro e garantindo mais renda e sustento para suas famílias".
Nesta edição, o projeto beneficia 96 produtores, abrangendo uma área total de 95,6 hectares distribuídos pelos distritos:
Calabaça - 11 produtores - 5,5 ha
Canindezinho - 35 produtores - 44,05 ha
Ibicatu - 6 produtores - 2,8 ha
Naraniú - 19 produtores - 15,8 ha
Riacho Verde - 19 produtores - 5,5 ha
Sede Rural - 23 produtores - 21,9 ha
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Pedro Hiarley