O Governo de Várzea Alegre foi protagonista no I Seminário de Economia Circular do Centro-Sul Cearense, realizado nesta terça-feira, 29 de julho, no auditório da UniFIC, em Iguatu. O evento reuniu autoridades, especialistas, instituições de ensino e representantes de associações de catadores para discutir soluções sustentáveis para o desenvolvimento regional.
O prefeito de Várzea Alegre, Flávio Filho (Flavinho), foi um dos palestrantes convidados e apresentou a experiência exitosa do projeto "Coleta Seletiva, A Gente Faz Juntos", desenvolvido no município. A iniciativa foi reconhecida como referência no estado do Ceará, por promover inclusão social, geração de renda e preservação ambiental por meio da gestão eficiente dos resíduos sólidos urbanos.
Durante sua apresentação, Flavinho destacou o protagonismo da população, a atuação da ASCAMARVA - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre e a articulação intersetorial entre governo, sociedade civil e iniciativa privada. "O projeto tem transformado vidas, movimentado a economia local e reforçado o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade. É uma honra compartilhar essa experiência com outras cidades da região", afirmou o gestor.
O seminário teve como tema "Um olhar sustentável para a economia da nossa região" e contou com palestras sobre financiamento para a cadeia produtiva da economia circular, ministrada por Ravel Mendonça, gerente de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, e sobre a atuação dos consórcios municipais na gestão de resíduos, com o prefeito de Jucás e presidente do CORRAJ - Consórcio Regional de Resíduos Sólidos, José Edsonriva.
O evento também incluiu exposição de equipamentos, negócios sustentáveis, veículos elétricos e aplicativos voltados à reciclagem, além de rodadas de negócios entre indústrias de reciclagem e associações de catadores e catadoras.
A realização foi das Faculdades Integradas do Ceará - UniFIC, do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos - CORRAJ, com apoio de diversas prefeituras da região, SEBRAE, SENAC, SESC, EJIEC, Instituto Federal do Ceará, UFCA, URCA, FASC e do Governo Federal, por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste - PRODETER.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Divulgação